A capoeira
é uma herança deixada
pelos negros bantos vindos
de Angola como escravos.
Para não levantar suspeitas,
os movimentos da luta
foram sendo adaptados
às cantorias e músicas
africanas para que
parecesse uma dança.
Símbolo de identidade
e resistência, a
capoeira também é
uma das mais belas
e fortes expressões
culturais brasileiras
e, sobretudo, baiana.
O surgimento
da Capoeira Regional foi
um grande marco na
história deste esporte,
que moldou a luta
e a forma como
ela é vista hoje
pela sociedade. Mestre Bimba
foi o responsável
pela capoeira ser hoje
jogada em mais de
150 países e pela,
cada vez mais próxima,
profissionalização do mestre
de capoeira.
Manoel dos
Reis Machado, o Mestre
Bimba, nasceu em 23
de novembro de 1899,
no bairro de Engenho
Velho de Brotas, em
Salvador, Bahia. Seu
apelido resultou da
aposta que sua mãe
e a parteira fizeram:
quando Maria Martinha do
Bonfim, sua mãe,
estava grávida, achava que
ia dar a luz
a uma menina e
a parteira achava que
seria um menino, então
fizeram a aposta
e quando a criança
nasceu ganhou o apelido
de Bimba, por ser
o nome popular dado
ao órgão sexual masculino
na Bahia.
PRIMEIROS GOLPES
- Mestre Bimba começou
sua carreira aos 12
anos de idade, jogando
capoeira Angola, a
mesma que ele ensinou
por 10 anos. Durante
o período em que
a capoeira (e qualquer
outra manifestação da
cultura negra era
proibida), mestre Bimba
conseguiu, junto com
a Secretaria de Educação
do Estado da Bahia,
manter aberta a primeira
academia reconhecida
de capoeira.
A história
da capoeira Regional se
inicia quando Mestre Bimba,
na década de 1930,
percebe que a luta estava perto de
sucumbir diante de
sua proibição e pela
entrada e assimilação
das lutas estrangeira,
cada vez mais presentes
no Brasil. Diante de
tal situação, Bimba começou
a procurar um meio
de modernizar a capoeira,
sem, contudo, perder sua
tradição, pois mesmo
analfabeto, ele possuía
a consciência de
que a capoeira era
a única luta verdadeiramente
nacional.
E foi
assim que Mestre Bimba
desenvolveu novos golpes
misturando a capoeira
Angola com o batuque
- uma outra luta
popular baiana -
focando sua eficiência
no bloqueio para ela
se tornar mais competitiva
e poder ser usada
contra outras modalidades
de artes marcais. Bimba
retirou da roda
regional a maior
parte da ritualidade
presente na roda
de capoeira Angola. Colocou
um ritmo mais rápido
para dar um caráter
mais dinâmico e implementou
fatores estritamente
didáticos a fim
de formar alunos e
mestres para que
sua arte se propagasse.
O berimbau,
símbolo máximo da
capoeira, é outro
mérito de Mestre Bimba,
pois antes disso, nas
rodas de Angola, também
era admitido o uso
da viola. Contudo, por
sua praticidade tanto
de confecção quanto de
manejo, o berimbau
encontrou seu lugar
nas rodas de capoeira
Regional sendo aos
poucos preferido nas rodas
de Angola também.
Em 1932
Mestre Bimba consegue de
fato a liberação
da prática da capoeira,
e junto com ela
a liberdade de todas
as outras formas de
manifestação da cultura
negra. Neste mesmo ano
é fundada sua primeira
academia, a primeira
especializada em capoeira
a ter um alvará
de funcionamento. Bimba
criou um código de
ética rígido e a
partir daí a capoeira
começou a conquistar
alunos na classe média
branca. Segundo registros,
para ser aluno do
Centro de Cultura Física
e Regional era exigido
ter autorização da
família e estar
trabalhando ou estudando.
Passaram pelas
aulas do mestre desembargadores,
juízes e médicos. Não
só eles: ar dar
ares de atléticos
ao jogo, o mestre
atraiu também as mulheres,
até então excluídas
das rodas. O estilo
foi exportado para o
mundo e ficou conhecido,
mais tarde, como Capoeira
Regional.
Mestre Bimba
sempre afirmou que o
maior diferencial da
capoeira Regional era
a sua sequência
de ensino onde ele
passava ao calouro
os movimentos básicos para
a prática da capoeira
e também incutia a
noção de parceria,
de autoconfiança, de
esquiva, etc. Apesar
de tanto ter feito
pela capoeira, o filho de Mestre Bimba, Mestre
Formiga, afirma que
seu pai morreu de
“tristeza por não
ver a capoeira ser
respeitada”. Mas,
hoje, a história é
bem diferente.
A capoeira
não é só respeitada
como também é divulgada
e praticada pelos quatro
cantos do mundo, e
o nome Mestre Bimba
é conhecido no mundo
inteiro, pois é
a primeira coisa que
qualquer calouro aprende,
em qualquer lugar do
mundo em que se
ensine a sua capoeira
regional.
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