29 setembro 2010

Produção de quadrinhos na Bahia é tema de debate na Ufba

O universo das histórias em quadrinhos – há muito tempo – não está restrito às crianças e aos adolescentes. As produções, cada vez mais maduras e com conteúdo mais voltado para pessoas adultas, têm abordado diversos temas e há eventos para "gente grande" em todo o mundo.


Acontece, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, na Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus de Ondina), o I Seminário de Comunicação e Cultura, que discutirá diversos temas ligados às habilitações de Comunicação, com palestras e bate-papos com profissionais da área. Entre as mesas programadas está a que debaterá a produção de histórias em quadrinhos na Bahia, no dia 30 de setembro, às 13h30, com os quadrinistas Antonio Cedraz, Wilton Bernardo, Marcelo Lima e Ilan Iglesias.

Antonio Cedraz (foto) tem o título de Mestre dos Quadrinhos Nacionais, concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e é o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, 6 vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos Brasileiros. Atualmente publica as tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado em livros didáticos das editoras Moderna, FTD, Saraiva e Ática e, já publicou diariamente nos jornais A Tarde (Salvador), Diário do Nordeste (Fortaleza) e O Sul (Porto Alegre).


Wilton Bernardo é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Porém, desde 1998 tem vivenciado a área de criação de histórias em quadrinhos, fazendo direção de arte e também ilustrando. Em 2003 iniciou um projeto empreendedor chamado Oficina HQ onde tem realizado oficinas, cursos e exposições sobre/em Quadrinhos na cidade de Salvador.


Marcelo Lima é ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial em Comunicação da Ufba está concluindo a graduação em jornalismo e pesquisa histórias em quadrinhos jornalísticas pelo Instituto de Letras. Foi um dos vencedores da 10ª Feira HQ do Piauí, na categoria Roteiro, e premiado no Intercom Nordeste do Piauí pela HQ “Marcha da Maconha em Quadrinhos”. É roteirista da HQ “Kuei e a Senhora de Sárvar”, em parceria com Joel Santos, e editor da revista baiana “Área 71”. Atualmente, lançou a HQ “Lucas da Feira”, em Feira de Santana.


Ilan Iglesias é produtor cultural formado pela Ufba e um dos sócios-fundadores da RV Cultura e Arte, espaço que congrega uma galeria de arte contemporânea e mobília retrô criada pelos designers Sérgio Rodrigues e Zanini Caldas e uma comic shop. É produtor do projeto de quadrinhos São Jorge da Mata Escura do quadrinhista Marcelo Fontana com ilustrações de Antonio Cedraz, André Leal e Naara Nascimento. (Fonte: http://www.seminariocomcult.blogspot.com/)


-------------------------------------

Até o dia 03 de outubro na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro. Tel. 3421-4200) está aberta a mostra de charges, caricaturas, cartuns e tiras de Hélio Lage. A mostra é aberta de terça a domingo, das 09 às 18h, curadoria de Nildão, produção cultural de Alice Lacerda, com o apoio da TV E e patrocínio da Caixa. E para os aficcionados nos trabalhos de Lage, vale conferir o site: www.heliolage.com.br.


-------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: