21 julho 2016

ABC do Rock (02)



HARD ROCKTambém chamado de heavy rock, cock rock rock ou stadium rock. O termo foiaplicado, desde o final da década de 1960 (por Small Faces, The Who) e início da década de 1970 (Bad Company), a diversos grupos cuja musica caracterizava-se por ritmos enérgicos, pela batida marcada, pelo uso do backbeat (sobre cordas) e pelas melodias curtas, limitadas no âmbito da altura sonora. Estrofe-coro-estrofe-coro-solo (guitarra lider)-estrofe-coro. O termo cock (pênis) rock surgiu como alternativa a hard rock, enfatizando a sexualidade masculina. o Stadium rock, assim chamado por causa dos grandes concertos apresentados em estádios esportivos. The Who, Deep Purple, Journey, Aerosmith.

HARD COREMais duro e rápido, o hardcore parte da música punk. A música desenvolveu-se fora do punk e uniu-se à música grunge e ao rock alternativo no final dos anos de 1970. O berço dessa música foi os EUA: Dead Kennedies, Back Flag, Circle Jerk, Bad Brains. O skate punk  ganhou na Califórnia nos anos 1980 o som favorito dos skatistas (Suicidal Tendencies). No Brasil Ratos do Porão.

HEAVY METALBarulhento, duro e de andamento mais acelerado do que o rock comercial. Continua baseado predominantemente no som das guitarras. O heavy metal nasceu no início dos anos 1970, pelas mãos de Led Zeppelin e Black Sabbath. Depois, estilhaçou-se em vários estilos

Entre os sub gêneros estão:
heavy/hard rock (Deep Purple, Def Leppard),
classic metal (Black Sabbath, AC/DC),
soft/lite metal (Poison, Kiss, Van Halen),
funk metal (Suicidal Tendencies, Red Hot Chilli Peppers),
death metal (Death, Pestilance),
trash metal/speed metal (Anthrax, Mettalica),
heavy metal cristão (Mortification),
industrial metal (Ministry).


JOVEM GUARDAMovimento surgido em 1968 que teve como principais expoentes Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea. Também conhecido na época como iê, o gênero musical era a concretização da tendência rock and roll que seduzira as massas no exterior. Em 1969, os tempos de glória da Jovem Guarda começava a fazer parte do passado, mas o movimento influenciou toda a geração seguinte e teve sua grande parcela de responsabilidade pela mistura e assimilação de instrumentos eletrônicos, além das fusões da música estrangeira com a nacional.

KRAUT ROCKRock chucrute para uma geração de bandas germânicas no início dos anos 1970,  Dream e Kraftwerk.


NEW AGEGênero musical com uso de sons do tipo ambiente, de sintetizadores e de samplers, ausência de acompanhamento vocal. A nova onda foi criada no final dos anos 1970 para resumir a geração de bandas pós punk. B-52's, The Cure, Cultue Club, Mike Oldfield.

NEW ROMANTICSDestaque para as bandas britânicas baseadas no som do sintetizador, que surgiram em meados dos anos de 1980. Adam and the Ants, Soft Call, Duran Duran, Culture Club.

NEW WAVEInovadores e progressistas, a new wave é nas melodias e algumas canções valorizam as letras. The Police, XTC, Elvis Costelli and the Attraction, Tom Petty and the Heartbreakers.

ÓPERA ROCKÓpera tradicional narrando historias musicalmente ao som do rock. A expressão foi popularizada pelo álbum Tommy (1969) do grupo Ther Who, depois Quadrophenia (1973). Teve ainda The Kinks com as óperas The Village Green Preservation Society (1968) e Arthur (1969). Na Broadway surgiu Hair (1968), Jesus Christ Superstar (1971) e The Rock Horror Show (1973).

PUNK ROCKEstilo musical barulhento, rápido e agressivo. Persiste o mito de que tudo se resume a três cordas e uma atitude. Sex Pistopls, Clash, Damned, Stranglers. Movimento de reeesgate da simplicidade e da energia mais básica do rock'n'roll e surgiu nos EUA em meados dos anos 1970 (Ramones e Television), o inglês Malcolm McLaren levou a estética e a atitude para sua terra natal onde o movimento teve um impacto muito maior.

Nenhum comentário: