07 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (68)



1978 (EUA)É publicado em Nova Iorque o álbum UM CONTRATO COM DEUS, de WillEisner. Conta quatro histórias pré-bukowskianas passadas num cortiço, em clima de dilacerante miséria moral que não perde de vista emanações poéticas. Eisner demonstra requintes literários impressionantes. Na sua agilidade narrativa e nos temas circunspectos, sem demasiados voos filosóficos, mas suficientemente universais a partir de uma situação geográfica. Um quarto de cortiço, em Eisner, vira um painel impressionante de toda a vida americana durante a década de 30.


1978 (BRASIL)Nenn (Maria de Jesus Cirne) lança PORANDÚBA, três mitos indígenas. Em suas Porandubas (históriaouconto, em Tupi) Nenn evita ao máximo o uso de palavras. O grande abstracionismo das lendas indígenas lhe exige diagramações e soluções gráficas constantemente inovadora.
 
1978 (BRASIL)O PORCO COM CAUDA DE PAVÃO, o mais novo personagem das HQs do baiano Caó (Alvaro Cruz Alves) é também o título da sua primeira exposição em Salvador, no ICBA.

1978 (BRASIL)O título é curioso: J.S.BROWN, O ÚLTIMO HERÓI. Um filme de José Frazão, inteiramente rodado na Bahia narrando a trajetória desse João da Silva, nascido e criado ao redor do Porto da Ribeira, leitor inveterado de gibis e fanático por filmes de seriado. João resolve encarnar um detetive calcado no sonho em contrastecom a dura realidade de um herói tropical. No papel principal, Marcus Vinícius.


1978 (FRANÇA)Em fevereiro, a Editora Casterman especializada em HQ (álbuns luxuosos) decide partir para as bancas de jornais. Lança uma reviste de 108 páginas e suas histórias editadas em capítulos. Deu um nome curioso à revista: A SUIVRE, que em francês significa Continua.  

Além de três ou quatro histórias que tinham sequência, ela colocou historinhas mais curtas e completas, informações sobre o mundo dos quadrinhos, comentários sobre livros, etc.

1978 (EUA) – A Vootie, revista cooperativa de cartunistas que desenhavam bichos, lança as aventuras de OMAHA, em uma sátira às leis anti pornografia locais. Criação de Reed Walter.

1978 (INGLATERRA)Estreia no jornal londrino The Sun as tiras de AXA, do desenhista espanhol Enrique Badia Romero com texto de Donne Avenell. Mostra a Terra no ano 2080 já semidestruída onde o que restara da chamada parte civilizada vivia numa grande cidade coberta por ma gigantesca redoma, que a protegia da grande contaminação nuclear. Axa, uma jovem loura, bonita e cheia de energia, uma guerreira por natureza, habitante dessa cidade,. Rebelou-se contra essa vida escravizada, rasgou suas roupas de civilizada, vestiu uma tanga e fugiu para o mundo aberto, livre e selvagem. Avenell e Romero se combinavam profissionalmente muito bem. E o curioso de tudo era o fato de que Avenell não falava espanhol e Romero também não entendia inglês. No meio deles, como intérprete, estava sempre Barry Coker, o agente de ambos. Escritor e desenhistas encontravam-se apenas uma vez por ano, geralmente em Barcelona, onde Romero morava. Discutiam então os novos rumos de Axa. A tira trazia uma mistura de sexo, aventura e ficção científica nos belos desenhos de Enrique Romero.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: