29 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (84)



1987 (BRASIL)Maurício de Sousa lança seu quinto desenho animado e o quarto da turma dagarotada dentuça:  MÔNICA E A SEREIA AZUL.

1987 (FRANÇA)Em Grenoble, na França, os estudantes receberam dezenas de milhares de uma criativa HQ, protagonizada por um detetive particular que procura um criminoso conhecido como M.S.T. (a sigla francesa paradoenças sexualmente transmissíveis). Seu delito: haver infectado nada menos que a outrora glamurosa atriz Greta Garbo.
 
1987 (ITÁLIA)Guido Crepax quadriniza a clássica história do CONDE DRÁCULA. A versão que Guido Crepaz faz da obra de Bram Stoker, Conde Drácula, o ponto alto são as cenas de sedução do vampiro com Lucy. Em algumas páginas, usando sua característica técnica de fragmentar a diagramação total, coloca Lucy à mercê de um enorme vampiro, com detalhes sutis e marcantes, proporcionando um prazer indescritível à bela jovem, como sempre, com olhares de entrega.

1987 (EUA)O desenhista John Byrne é contratado a peso de ouro pela DC para fazer a minissérie MAN OF STEEL, que reformulou a origem do Super Homem. Divergências fizeram Byrne abandonar a DC após dois anos. Segundo os boatos, Byrne quis fazer mudanças mais radicais no heróifaze-lo finalmente dormir com Lois Lane, entre outras coisas -, que foram vetadas por Jannette Kahn, presidente da DC.


1987 (ITÁLIA)Os missionários jesuítas lança a revista MISSIONS trazendo a mesma história do filme The Mission protagonizado por Robert De Niro.

1987 (EUA)A equipe formada por Keith Giffen, Jim De Metteis, Kevin Maguire e Terry Austin resolve tratar os maiores super heróis da Terra como uma versão super-poderosa dos Três Patetas. LIGA DA JUSTIÇA é um grupo de heróis combatendo o mal. Mas suas motivações vão da psicopatia ao oportunismo, passando pela vontade de aparecer. E a convivência desses heróis está longe de ser harmoniosa. A personalidade de cada herói vai sendo revelada com sutil ironia ao longo da história.

1987 (EUA)A DC Comics lança uma minissérie de luxo em três edições estrelada por um dos mais antigos heróis da editora, o Arqueiro Verde (Green Arrow, Flecha Verde, no original). Na revista, o Arqueiro ganha um novo uniforme, muda de cidade e recebe um tratamento mais realista. A serie faz parte de uma tendência seguida pela editora de reformular as origens e os poderes de seus heróis, revitalizando-os. Roteiro e arte de Mike Grell cujo estilo combina o conservadorismo com uma enorme competência em cenas de ação. A mudança deu certo, o Arquivo ganhou uma revista própria. No Brasil a mini-serie foi lançada em1989 pela Abril.

 
1987 (EUA)A Filmation Associated lança o western espacial BRAVESTARR em desenho animado. Logo em seguida, em revistas em quadrinhos. New Texas é um planeta abandonado, fonte inesgotável de um cristal precioso. Como aconteceu no Oeste americano durante a corrida do ouro, pra se dirigem heróis e bandidos. Bravestarr vai tentar pôr ordem na cidade, com auxílio da juíza Jennifer e do seu cavalo Furacão. Os alvos da sua braveza são os fora da lei Tex Rex, Terremoto e Arapuca, ajudados em suas maldades pelo terrível Crânio Móvel, uma mistura de cavalo mecânico com esqueleto.

1987 (EUA) O roteirista Cary Bates e o desenhista Keith Giffen lança uma mini-série de luxo em três edições: VÍDEO JACK, primeiro gibi que incorpora a estética do zapping. O vídeo maníaco herói Jack Haven e seu inseparável amigo/vilão Demon Xarnett são partes fundamentais da intrincada rede de citações erevallsque aparecem durante o desenvolvimento do roteiro. A história é recheada com muitos ingredientes de humor e ironia. O tio é um bruxo que pretende transformar a cidade em que eles moram numa típica cidadezinha feliz e pacífica da Hollywood dos anos 40. Algo errado e a cidade vira uma encruzilhada onde a programação de tevê se torna verdadeira, com direito a ficção científica e monstros chamados MTVs. É a linguagem do vídeo e da televisão incorporada à dos quadrinhos.


1987 (BRASIL)A Editora Martins Fontes lança a coleção ÓPERA EROTICA com o melhor do quadrinho erótico de qualidade. Osmelhores títulos europeus do gênero.


1987 (BRASIL)É realizado o 14 Salão Internacional do Humor de Piracicaba com 199 trabalhos expostos. Dos premiados, três são brasileiros: Augusto Frank Bier (Rio Grande do Sul), Emílio Damiami Junior (Folha de S.Paulo) e o mineiro Nilson Alvez Cruz. Entre os estrangeiros, foram premiados Roland Fiffy (Inglaterra) e Toso Borkvic (Iuguslavia).

1987 (EUA)HE MAN, o super herói que estourou nos desenhos animados da TV, nas revistas em quadrinhos e na versão animada em longa metragem no cinema chega nas telas em carne, osso e muitos músculos. Interpretado por Dorph Lundgren, o filme MESTRES DO UNIVERSO mostra o herói e seu arqui-inimigo, o terrível Esqueleto (interpretado por FrankDraculaLanfella), travando batalhas inimagináveis não em Etérnia, como também na Terra.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: