28 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (83)




1987 (BRASIL)Em agosto, no Estado de São Paulo, Maringoni lança as aventuras e desventuras de um descasado, ROMEU. Faz tudo para ser feliz, depois da falência de um casamento modelo.

1987 (BRASIL)A Editora L&PM lança o álbum O ESTANHO MUNDO DE DO CAIXÃO, uma reedição de estórias de terror criadas por seis mãos: o texto é de Rubens Lucchette, os desenhos de Nico Rosso e os argumentos do excêntrico José Mojica Marins.

1987 (BRASIL)DRAGÃO foi produzido para o fanzine mineiro Manycomics e republicada nos clips de Calazans (1988), gibi de tiragem limitada. O roteiro da HQ inspirava-se em contos chineses para demonstrar a ilusão da soberania humana sobre a natureza. Depois de vencer os quatro elementos (representados pelo dragão), o homem (o cavaleiro-duende) vê-se vulnerável ao gigante que se aproxima. Trabalho de Flávio Calazans.

1987 (EUA)DUCK TALES: OS CAÇADORES DE AVENTURAS é a série de aventuras que começa a fazer sucesso na TV norte-americana. A apresentação da série e o design do título foram nitidamente inspirados em Indiana Jones, de Spielberg.

1987 (EUA)Homem Aranha casa com a antiga namorada Mary Jane Watson. No Brasil o casamento aconteceu no nº100 do gibi do super-herói publicado pela Abril Jovem, em outubro de 1991. Talvez o casal tenha feito tanto sucesso porque, nas palavras do próprio Peter, o amor deles foi fruto de uma amizade sólida e incomparável. MJ sabe ser o ombro que Peter precisa para os   consequências sem pedir nada em troca.
maiores fardos com que lida, ela aguenta junto do namorado/amigo/marido todos os problemas de uma vida dupla e suas

1987 (BRASIL)A Editora Abril lança em junho a revista URTIGÃO, o caipira mais amado do Brasil, o velho Urtiga.

1987 (EUA)Scott Garen dirige o desenho animado ASCENSÃO E QUEDA DO PATO DONALD (Down and Out With Donald Duck).
 
1987 (BRASIL)Depois de 40 anos como tio solteirão no Brasil, o Pato Donald vai se casar com a eterna namorada Margarida. O casamento oficializado na edição extra da revista da editora Abril em julho. Para os que não gostam da surpresa, fica o consolo de que a festa durou uma edição, e na segunda quinzena de julho Donald retornou solteiríssimo às bancas. Esse foi, aliás, uma das exigências dos estúdios Disney nos EUA, para a liberação da brincadeira pela editora Abril. A promoção é uma espécie de resposta da Abril ao impacto provocado pela perda do desenhista Maurício de Sousa (criador da Mônica) que mudou-se para a editora Globo (dia nove de janeiro).


1987 (BRASIL)Angeli publica a primeira tira com os SKROTINHOS no Folha de S.Paulo. Os Skrotinhos são os filhos hardcore dos Sobrinhos do Capitão.Aparentemente, são dois irmãos gêmeos, baixinhos, de óculos, ambos vestindo camisas havaianas, desbocados e desprovidos de bom senso, que vivem a fazer troças de qualquer pessoa conhecida ou desconhecida que encontrem em suas histórias.



1987 (EUA)O romance de C.J.Cherryh foi adaptado para os comics por Jane Fancher. O resultado é a graphic novel GATE OF IVREL (Portal de Ivrel), rica mistura de realismo e caricaturas, editada pela Warp Graphics. Trata-se de um mundo habitado por descendentes de eslavos, levados da Terra por errantes estelares, cerca de doze séculos atrás. Este é o universo de Vanye, filho bastardo de um senhor feudal. Acidentalmente, o protagonista abre uma passagem de teleporteo Portal de Ivrele liberta a feiticeira Morgaine, aprisionada mil anos em outra dimensão.


1987 (FRANÇA)O argumentista polonês Gregor Rosinski e o artista belga Jean Van-Hamme criam para a revista mensal francesa A Suivre, em 1987/88, a saga de CHNINKELS, criaturinhas que supostamente habitaram a Terra milênios antes do surgimento do homem. Compilados num volume, os dez capítulos de HQ formaram LeGrand Pouvoir du Chninkel. Os representantes de um povo escravizado, lutam pela liberdade munidos de poderes sobrenaturais oferecidos por um estranho monólito negro (desenhado à imagem  e semelhança do objeto alienígena de 2001, Uma Odisséia no Espaço).

1987 (BRASIL)Depois de quatro anos e milhares de doses de vodka, chega ao fim a trajetória da junkie BORDOSA, a musa da porralouquice nacional. Seu criador, o cartunista Angeli, anuncia o fim das tiras da personagem, para viver o desafio de abrir mão de sua famosa criatura. Segundo Angeli,a Bordosa estava se tornando uma ponte para comercializar o meu trabalho. Tive mil convites para criar a marca Bordosa, transforma-la numa linha de consumo, impressa em calcinhas, camisetas e sutiãs. Não queria me transformar num Shultz (criador do Snoopy) ou num Maurício (criador da Mônica) que ficam anos fazendo o mesmo desenho e nem podem parar pois têm contratos firmados por muitos anos.

1987 (EUA)A visita do para nos EUA inspira desenhista a contar a vida de João Paulo II em quadrinhos. A Marvel Comics Group lança THE LIFE OF POPE JOHN PAUL II.

 

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: