26 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (81)



1986 (EUA)O guerreiro Dorian Hawkmoon é um personagem saído dos romances britânicos deMichael Moorcock. THE JEWEL IN THE SKULL é o primeiro número da quadrinhologiaHistory of the Runestaff. Os textos de Moorcock foram adaptados por Gerry Conway. Os desenhos, preto e branco, são de Rafael Kayanan e Alfredo Alcala.


1986 (BRASIL)Watson Portela produz para o Estúdio Maciota que fornece para a editora Press e outros, a série erótica Beth Balanço, Transrobô, Entidade Zero, Ninfetas de Internato e o álbum Paralelas 2.

1986 (BÉLGICA)ASTERIX ENTRE OS BRETÕES é uma das mais cômicas criações da dupla belga René Goscinny e Alberto Uderzo. O desenho animado de longa metragem (77 min) tem a direção de Pino van Lamsweerde.

1986 (BRASIL)O cartunista Laerte começa a publicar nas revistas Chiclete com Banana e Circo, a série OS PIRATAS DO TIETÊ. Apesar de as personagens principais das histórias serem piratas dosséculos XVII e XVIII, suas aventuras e desventuras se passam nos dias de hoje. Os Piratas são isso, a história de uma civilização que os livros de história geralmente abrandam. Que nação que não se ergueu pelo saque, estupro e assassinato? E quem não fez isso rindo? Por isso uma trupe de piratas no meio da cidade de São Paulo por mais absurdo que seja parece tão verossímil.



1986 (EUA)O DEMOLIDOR (DareDevil) ressurge no grafismo expressionista de Bill Sienkiewicz, com roteiro de Frank Miller na revistaAmor e Guerra. Miller deu uma guinada completa na vida do justiceiro escarlate. Primeiro, acabou com toda a sua vida, levando-o literalmente à sarjeta. Matt Murdock perdeu seu escritório de advocacia, sua, namorada, tudo. Depois, ganhou atitudes mais humanas e normais aos comuns mortais como ele (que não tem nenhum super poder, apenas força e sentidos ultra aguçados). Com isso, suas aventuras ganharam uma nova dimensão. Ao misturar diversas técnicas gráficas, do aerografo à aquarela, da colagem ao crayon pastel, Sienkiewicz um show de artesania que traz ao Demolidor uma grande densidade visual. Busca no cubismo e na obra de Klint referências que purificam o impacto visual da narrativa.

1986 (BRASIL)O desenhista chileno Jimmy Scott a partir do dia 07 de julho lança sua primeira charge geograficamente fundamental ao entendimento do seu humor no jornal O Globo. Ele começa a ambientar suas charges políticas e comportamentais em cenários típicos do Rio.Eu observei que os desenhistas de humor nunca se preocuparam em desenhar os lindos recantos desta cidade, exclama o apaixonado Jimmy.Por isso, passei a vasculhar todas as esquinas em busca não do cartão postal, que é redundante, mas dos cenários cotidianos, poronde o carioca passa todos os dias sem se dar conta.


1986 (BRASIL)O arquiteto Newton Foot lança na revista Brigitte o personagem BUNDHA, um índio, símbolo do colonizado, entre impassível e burro, sonso e inexpressivo. O personagem ganhou o prêmio Ângelo Agostini pela Associação de Quadrinhista e Cartunista de SP. A Press Editorial lança Bundha em revista própria em 1987.

1986 (EUA)Art Spiegelman lança, sob a forma de livro, MAUSA HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE, que narra em quadrinhos a tragédia do povo judeu em pleno holocausto nazista. Maus (que em alemão significa rato) tem como cenário a Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, em que os nazistas são gatos, os judeus são ratos e os poloneses, porcos e os americanos, cães. Autobiográfico. É contada pelo pai e desenhada pelo filho, que se tornou desenhista de quadrinhos. A história foi publicada em episódios, a partir de 1980, na revista emestral Raw. Maus recebeu o prêmio Yellow Kid nas Europa e o prêmio editorial Playboy 1982.

1986 (BRASIL)O ex-veterinário FernandoGonsales lança no Folha de S.Paulo a série NÍQUEL NÁUSEA. Níquel é uma ratazana de esgoto, e faz parte da fauna urbana quer resiste aos homens. Com ele, convivem Dolores, a pulga, e Fliti, a barata viciada em insetisida, além do sábio do buraco – “um rato profético e esclerosado. No ano seguinte as tiras de Níquel Náusea ganham revista própria.
 
1986 (EUA)Frank Miller lança BATMAN: THE DARK KNIGHT RETURNS. Foi uma grande mudança na personagem. Era então uma Gotham City no futuro, feia, poluída, desanimadora, com um Batman cinquentão, completamente anti-social, enraivecido e violento. Uma obra marcante, mas bastante aflitiva, perturbadora. Era a batalha de uma lenda humana contra um sistema cada vez mais desumano. Com o êxito dessa iniciativa deMiller, a DC volta toda sua atenção para Batman.


1986 (BRASIL) - com desenhos de Luis Ge, Glauco, Laerte, Alcy,Bernet, Liberatore e muitas surpresas, é lançada a revista em quadrinhos CIRCO, da Circo Editorial.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: