19 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (76)



1983 (EUA) - Uma das mais velhas histórias em quadrinhos de jornal é cancelado no dia 26 de junho: Mut and Jeff. A série foi criada em 15 de novembro de 1907 por Bud Fisher, sendo a primeira tira de jornal com publicação realmente diária. Al Smith foi quem desenhou a historieta por mais tempo. Durou 75 anos.

1983 (EUA) - O argumentista e desenhista Walter Simonson revolucionou o universo do personagem Thor, criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, introduzindo novos elementos, reaproximando-o assim de suas origens míticas.

1983 (BRASIL) - A D’Arte lança Frankenstein, com desenhos de Rodolfo Zalla e textos de Maria Godoy.

1983 (BRASIL) - José Joaquim Marinho lança uma coletânea com sete histórias completas da Arte Sacana de Carlos Zéfiro, pela Editora Marco Zero.

1983 (BRASIL) - A Editora Vecchi faliu.

1983 (EUA) - Marv Wolfman e George Pérez criam O VIGILANTE como personagem coadjuvante para uma história dos Novos Titãs. Sua breve aparição ali, entretanto, foi apenas o primeiro capítulo da série de aventuras que viria a seguir, com ele como personagem principal. Determinado e muito violento, o Vigilante começou a combater o crime, exterminando criminosos impiedosamente, quando sua esposa e filhos foram mortos a mando do mafioso Anthony Scarrapelli, um homem inescrupuloso que não viveu muito...depois que o Vigilante conseguiu encontrá-lo. Oculto atrás de uma máscara de lentes infravermelhas, esse homem incansável, que outrora foi um
respeitado promotor público chamado Adrian Chase, renegou a justiça para se tornar um carrasco, um executor implacável.

1983 (EUA) - Em agosto a editora Pacif Comics lança a revista SOMERSET HOLMES. Escrita por Bruce Jones e desenhada por Brent Anderson, Somerset Holmes é uma historieta de ritmo cinematográfico e extremamente visual. Poucos diálogos e palavras; são os desenhos, as imagens que, como no cinema, parecem se movimentar para contar a história. A heroína é uma personagem, enigmática que se vê envolvida numa trama de intriga e mistério.

1983 (ESPANHA) - Daniel Torres cria TRITON. Triton descreve o planeta terra em 1982, assolado por uma grande estiagem. O personagem Armando Mistral, um escritor de ficção científica, se mostra indiferente ao problema, preferindo viver confortavelmente em seu luxuoso
clube particular "Mongo". A chegada de uma carta em nome de Roco Vargas (verdadeira identidade de Mistral) quebra a tranquilidade da história. Seu remetente o Dr. Pierre Covalsky conhece o passado glorioso de Roco e agora necessita das habilidades espaciais do herói para concluir seu plano que salvaria a Terra - trazer do planeta Triton enormes icebergs, que no contato com a atmosfera terrestre se transformariam em chuva. Inteligente, clean, elegante, dinâmico. Com um humor sutil nos textos, ignorando as sombras e usando apenas cores leves na ilustração, a tragédia que envolve a história não tira a leveza prazerosa da leitura e os excessos de detalhes não tiram o estilo clean das imagens.

1983 (EUA) - Surge a First Comics. Reuniu um pool de artistas para produzir um material diferente das grandes editoras DC e Marvel, com uma visão mais madura dos personagens e heróis. Ela é considerada a precursora dos quadrinhos adultos no mercado mainstream americano, além de permitir a seus roteiristas manterem o direito sobre suas criações, algo nada comum naqueles anos e que só se tornaria praxe após a criação da Image nos anos 90. Outra diferença em relação às editoras tradicionais é que cada série era independente, não interagindo em um único universo de eventos cronológicos. No início seus títulos tiveram boa repercussão na crítica e relativo sucesso de público. Uma de suas séries, inclusive, foi
transposta para um seriado de TV: Jon Sable , que era um mercenário justiceiro criado por Mike Grell.

1983 (EUA) - A DC, numa tentativa de revitalizar o herói The Atom, lança uma mini-série de quatro números chamada The Sword of the Atom, com desenhos de Gil Kane, onde o pequenino herói de apenas seis polegadas se vê perdido na Amazônia e encontra uma raça de estranhas pessoas também de seis polegadas. O marcante da história é a crise matrimonial entre Ray Palmer (a identidade civil do herói) e sua esposa Jean Loring, quando esta começa a ter um caso com outro homem.

1983 (EUA) - LOBO. Criação de Roger Slifer (roteiro) e Keith Giffen (arte). Ele apareceu na revista Omega Men.  O caçador de recompensas, assassino e valentão, Lobo é um dos personagens mais violentos dos quadrinhos. O alienígena foi apresentado a bordo de sua moto espacial, mas com uma personalidade muito mais civilizada e com um estranho e colorido uniforme. Na edição 20 da revista Omega Men foi revelado que Lobo era o último sobrevivente do planeta Velórpia. Esse anti-herói de dois metros de altura e um corpo excomunal de músculo, na verdade é um caçador de recompensa do planeta Czárnia. Protagonista de aventuras espaciais repletas de humor negro, ele é arrogante, imoral, verdadeiro sociopata que se diverte com rock pesado, bebedeiras e carnificina.

1983 (BRASIL)Os mistérios e os encantos das noites, às vezes cheias de estrelas no céu, as vezes plenas de conflitos na Terra, povoam a página de quadrinhos do Jornal do Brasil, em tiras do cartunista Paulo Caruso. A série chama-se AS MIL E UMA NOITES e se passa nas ruas e nos bares, nas casas e nos parques. Nessa série não existe personagens fixos, o que permite fazer a tira como se fosse um cartum. Em 1985 ele reuniu suas tiras em livro pela Circo Editorial.
1984 (EUA)CALVIN AND HOBBES (Calvin e Haroldo). Criação de Bill Watterson, uma das últimas grandes kids strips. Um menino tem um tigre de pelúcia que ganha vida quando está a sós com seu dono. Partindo desse princípio, possibilidades criativas infinitas abrem campo para a fértil imaginação do autor.

1984 (EUA)O cartunista norte americano Mike Peters cria GRIMMY, um cachorrinho com ar sapeca, olhos grandes e focinho vermelho.

1984 (BRASIL)O desenhista Célus cria no Diário da Tarde, de Belo Horizonte, o grilo FASTA PASTA. Foi publicado durante sete meses.

1984 (FRANÇA) - É lançado o filme AS AVENTURAS DE GWENDOLINE NA CIDADE PERDIDA, baseado em quadrinhos, sob a direção de Just Jaeckin. No elenco, Tawny Kitaen no papel título.

1984 (BRASIL)O cartunista Angeli cria nas páginas do Folha de S.Paulo, a partir de 04 de abril, a junkie BORDOSA que logo depois vira musa da porralouquice nacional. Em dezembro de 1987 o criador mata a personagem.A Bordosa estava se transformando numa espécie de dinossauro, uma figura que não existe mais nesta época de Aids. Ela tendia a se transformar numa pessoa amargurada, infeliz. Foram centenas de tiras, dezenas de companheiros, milhares de litros de vodka.

1984 (EUA)A Marvel lança uma novidade: muda a roupa do Homem Aranha. O velho traje tradicional do herói, vermelho e azul, perde o lugar para uma roupa preta de origem extraterrestre. O costume preto surgiu na série Guerras Secretas, em que todo o time Marvel esteve envolvido. As batalhas foram fora da Terra. Numa delas, o Homem Aranha rasgou a roupa tradicional e teve outra feita em esquemaersatzpor uma máquina alienígena. Ao voltar à Terra, adotou o novooutlook. A saga da roupa alienígena durou de maio a dezembro. Os leitores protestaram e a roupa tradicional acabou voltando. No Brasil e esta série foi publicada em 1989. Depois que o herói descobriu que o uniforme preto era um maléfico ser alienígena e o abandonou, esse uniforme mostrou ter vida própria e ocupou o corpo do jornalista Eddie Brock e se tornou um super vilão Venon. A ex-vilã Gata Negra, que era namorada do Aranha na época, fez um novo uniforme seguindo o modelo do ser alienígena.

1984 (EUA)O romano Paulo Eleuteri Serpieri lança na revista Heavy Metal americana a saga futurista, CHILDREN OF THE FUTURE. Trata-se do mundo pós-apocalipse sendo reconstruído a partir de uma nova gênese. Uma espécie de Adão (Lothaa) e Eva (Mhagaa) são os últimos humanos vivos. Reduzido ao estágio mais primitivo da espécie (embora mantendo as características físicas do homo sapiens) o casal passeia nu pelo paraíso, preocupando ser apenas com alimentação e reprodução, até descobrir que a Terra está infestada de estranhos seres multiformes, vindo das galáxias mais exóticas.

1984 (BRASIL)O desenhista Chico Caruso lança a coletânea NÃO TENHO PALAVRAS, reunindo 149 charges publicadas na imprensa nos últimos três anos.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: