13 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (72)



1981 (EUA) - Tenta-se um novo filme do herói A Lenda do Cavaleiro Solitário (The Legend of the Lone Ranger), com o ator Klinton Spilsbury. Fracasso total. O ator não convenceu como o herói mascarado e mexeram, na concepção original da personagem.

1981 (PORTUGAL) - Na revista Mundo de Aventuras surge o faroeste português Wakantanka, escrito por Jorge Magalhães e desenhado por Augusto Trigo. Aborda a vida dos índios norte-americanos.

1981 (BRASIL) - A Rio Gráfica e Editora, que já publica Sítio do Pica Pau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato, relança Cacá e sua Turma, de Eli Barbosa. Sai, pela Editora Abril, A Turma do Lambe Lambe, de Daniel Azulay.

1981 (EUA) - O roteirista Leonard Starr e o desenhista Stan Drake criam a série Kelly Green. Obra feita para publicação em álbuns coloridos, Kelly Green revelou-se um extraordinário ensaio da novela policial em quadrinhos.

1981 (BRASIL) - É lançada a revista Careta, aproveitando o nome da publicação do início do século, que só sobreviveu por oito meses.

1982 (EUA) MAUS, de Art Spiegelman, HQ agraciada com o prêmio Pullitzer de literatura.

1982 (EUA) - Pela DC, sai CAMELOT 3000, de Mike W. Barr e Brian Bolland, considerada a primeira HQadultada editora (essa HQ é revolucionária pelos elementosadultosque introduz, até então inéditos no gênero heróis: violência acima dos padrões de então, nudez e até lesbianismo)

1982 (EUA)Cinqüenta anos depois de sua criação, Conan chega ao cinema comConan, o Bárbaro  na pele do austríaco Arnold Scwarzenegger, ex-Mr Universo.

1982 (BRASIL)Surge BIQUINHO, personagem criado no Brasil para movimentar mais ainda as aventuras do Pato Donald.

1982 (BRASIL)Maurício de Sousa lança o desenho de longa metragem AS AVENTURAS DA TURMA DA MÔNICA, com quatro estórias interligadas pelo aparecimento do autor que, a procura de uma ideia para o seu primeiro longa, pede sugestões aos seus personagens Mônica, Cascão, Magali e Franjinha.

1982 (EUA)GROO, O ERRANTE, de Mark Evanier e Sergio Aragonés. Groo, o bárbaro mais estúpido do mundo, paródia de Conan, surgiu na antologia Destroyer Duck, que tinha como objetivo financiar a batalha legal entre Steve Gerber e a poderosa Marvel Comics sobre os direitos autorais de Howard the Duck. Depois disso, Groo errou entre a Pacif Comics que logo faliu (típico de Groo), a Eclipse e a Epic, o departamento adulto da Marvel, onde se tornou o primeiro comic de autor (isso significa que os direitos pertencem a Aragonés e não à Marvel) distribuído no grande mercado das bancas de jornais dos EUA. Auxiliado por um elenco de coadjuvantes curiososo Menestrel, o Sábio, as feiticeiras Arba e Dakarba, a bela Chakaal e outros bárbaros e pilantras -, Groo vagueia por países e eras indefinidas, repetindo erros e frases de efeito em situações diversas. Louicvo por queijo derretido e pelejas, o personagem ganhou seu inseparável companheiro Ruffertoo cachorro de Aragonésna vida real.

1982 (BRASIL)O cantor e compositor Ramalho é acusado de plagiar um poema do dramaturgo e poeta irlandês William Butler Yeats. A composição identificada como plagiaria éForça Verde, faixa título do Lp do artista paraibano. No exemplar número um da revista O Incrível Hulk, editada pelo Grupo Editores Associados, em 1972, em cores, estava o poema o irlandês Yeats, igualzinho à letra de Força Verde. Ramalho adaptou e colocou música, não creditando o nome do autor. Ele assumiu o plágio e pagou fiança.


1982 (EUA)O escritor Stephen King se diz um da editora EC Comics (que chocou os grupos conservadores norte-americanos nos anos 50 com suas sangrentas e inovadoras HQs), faz um filme-homenagem, CREEPSHOW, com o cineasta George Romero.
 

1982 (EUA)Jim McBride escolheu o Surfista Prateado (criação de Stan Lee) para ser o herói predileto de seu personagem Jessé, interpretado por Richard Gere no filmeA Força do Amor.

1982 (BRASIL)O desenhista Mozart Couto passa a produzir para a Editora D-Arte, onde criou a série CASA DO HORROR.  A editora publica ainda as revistas Mestres do Terror e Calafrio.


1982 (EUA)A Pacific Comics lança com sucesso a graphic novel ROCKETEER, de Dave Stevens. Dave presta uma homenagem a uma diva dos anos 50 que, nos EUA, fez furor e é desconhecida no resto do mundo. A heroína Betty, de Rocketeer,namoradadoprotagonista Cliff Secord, é a imagem profissional de Betty Page, uma célebre fotomodelo.


 
1982 (FRANÇA)Serge Le Tendre (roteiro) e Régis Loisel (desenhos) criaram para revista Charlie Mensuel a série LA QUÊTE DE L´OISEAU DU TEMPS (A Busca do Pássaro do Tempo). muito, muito tempo, no distante reino de Akbar, Ramos, o deus maldito, foi aprisionado temporariamente numa concha por seus irmãos. Mas o cativeiro não é seguro. 

 A princesa/feiticeira Mara garante que o mitológico Pássaro do Tempo solucionará definitivamente o problema. Para isso, destaca a bela ruivinha Pelisse e o cavaleiro Bragon para a perigosa busca.


1982 (BRASIL)O desenho animado de curta metragem MEOW, de Marcos Magalhães ganha o prêmio no Festival de Cannes e todos puderam comprovar a força do talento universal do filme de animação brasileiro. Feito com poucos recursos, superando a precariedade com criatividade e o papel marginal a que estava relegado no cinema brasileiro com a obstinação de seus realizadores, faltava apenas o reconhecimento oficial.




-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: