17 julho 2015

Significado das cores (5)



O LARANJA. A cor-de-laranja  como acontecia na Idade Média – é a mais frequentemente citada
(juntamente com o castanho), quando se fazem inquéritos de opinião sobre a cor menos amada na sociedade ocidental. É com uma regularidade notável que o cor-de-laranjaque pode, no entanto, ser um sinal de saúde e de dinamismoaparece em último ou em penúltimo lugar na escala das preferências.

A cor recebe diferentes interpretações dos povos e das suas variadas culturas e está intimamente ligada aos costumes e à história de cada civilização.  

Vermelho, verde, amarelo, branco e preto, as mais comuns e presentes nas culturas ocidental e oriental, são vistas de formas adversas e, em alguns casos, parecidas. No Brasil, as cores da pátria - verde, amarelo, azul e branco -, o vermelho e o preto são as mais frequentes no nosso cotidiano. 

 O verde, que em nossa bandeira está ligado às nossas florestas, significa esperança e perspectiva de dias melhores. No passado, o café era considerado 'ouro verde', assim como o petróleo é considerado ouro negro. Na cultura árabe, verde significa redenção, riqueza, é uma cor sagrada para os muçulmanos. Na formação do vestuário, essa cor é privilégio de pessoas que visitaram Meca.

O amarelo de nossa bandeira significa 'riqueza de nossas terras', azul, 'o céu da pátria', e o branco, 'a paz'. Aliás, o significado do branco como 'ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas' (paz) está presente na maioria das nações de cultura ocidental. 

Significa também pureza (vestes eclesiásticas brancas, cor litúrgica), castidade, virgindade (vestido de casamento), inocência (vestes de batismo), higiene, limpeza, frio (cor da neve), simplicidade, discrição, sabedoria, velhice (cabelos brancos) e o divino (anjos, eternidade, Paraíso).

Por outro lado, o preto significa sentimento de dor pela morte de alguém, sinal exterior representado por essa cor no traje (luto). Significa também outros aspectos negativos, ligados a algum mal. Na cultura oriental, especialmente na China, as cores estão ligadas aos elementos da natureza. O vermelho está relacionado ao fogo, azul à água, amarelo ao metal, preto à madeira e branco à terra. Na filosofia chinesa, essas cores representam conceitos de fé, felicidade, virtude e vício.

O vermelho, além de ser uma cor característica do sangue do ser humano - levando o povo a fazer referência dessa cor à violência das guerras e dos conflitos civis -, simboliza também garra, luta. Revolucionários como Ernesto Che Guevara utilizavam essa cor como símbolo da luta pela causa.


------------------------------------------------------------

O livro "Breviário da Bahia" 

está sendo  vendido 
com exclusividade 
no Pérola Negra, 
em frente a 
Biblioteca Central dos Barris.  
Tel: 3336-6997. 
Rua General Labatut, 137, 
Shopping Colonial (loja 01), 
Barris

Nenhum comentário: