O
LARANJA. A cor-de-laranja – como acontecia na Idade Média – é a mais frequentemente citada
(juntamente com o castanho), quando se fazem inquéritos de opinião sobre a cor menos amada na sociedade ocidental. É com uma regularidade notável que o cor-de-laranja – que pode, no entanto, ser um sinal de saúde e de dinamismo – aparece em último ou em penúltimo lugar na escala das preferências.
A
cor recebe diferentes interpretações dos povos e das suas variadas culturas e está intimamente ligada aos costumes e à história de cada civilização.


O
amarelo de nossa bandeira significa 'riqueza de nossas terras', azul, 'o céu da pátria', e o branco, 'a paz'. Aliás, o significado do branco como 'ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas' (paz) está presente na maioria das nações de cultura ocidental.


O
vermelho, além de ser uma cor característica do sangue do ser humano - levando o povo a fazer referência dessa cor à violência das guerras e dos conflitos civis -, simboliza também garra, luta. Revolucionários como Ernesto Che Guevara utilizavam essa cor como símbolo da luta pela causa.
------------------------------------------------------------
O livro "Breviário da Bahia"
está sendo vendido
com
exclusividade
no Pérola Negra,
em frente a
Biblioteca Central dos Barris.
Tel: 3336-6997.
Rua
General Labatut, 137,
Shopping Colonial (loja 01),
Barris
Nenhum comentário:
Postar um comentário