14 julho 2015

Significado das cores (2)



A cor PRETO, no dicionário de Pastoureau, é definida sumariamente como:


1. A cor da Morte (Inferno, Diabo, Trevas; Luto, Rituais Funerários), Cor da Infelicidade (terum dia negro).

2. Cor da Falta, do Pecado (Cor do contrário do branco - que é símbolo da Pureza e da Virgindade), Cor do Ódio (Bandeira Preta, Anarquia, Niilismo,Camisas Negras, Totalitarismo), Punição, Prisão, Cárcere,quarto escuro.

3. Cor da Tristeza, da Solidão, da Melancolia (Pensamentos negros, sombrios, ideias negras, remoer coisas negras), Adolescentes que gostam do preto (a Moda na Roupa), Cor das Pessoas Idosas (da Velhice, do Fim)  Cor do Medo, Filme Negro, Romance Negro, Atmosfera Negra.

4. Cor da Austeridade, da Renúncia, da Religião (Trajes Eclesiásticos, osCorvos”), Cor da Humildade (da Modéstia, da Temperança),  Austeridade, Puritanismo (Henry Ford não queria vender senão carros pretos), Cor da Fé.

5. Cor da Elegância e da Modernidade (O Fato Preto, a Gravata Preta, o Vestido Preto), Os Fatos de Cerimônia, os Objetos de Luxo, Profundidade e Riqueza. Os Artistas gostam do preto (ou do preto e branco), Design, Vanguarda.

6. Cor da Austeridade (Juízes, Árbitros de desporto, Vigilantes, e antigamente: Militares, Bombeiros, Polícias.

a cor AMARELA apresenta:

1. Cor da Luz e do Calor (A mais luminosa das cores), Pinta-se de amarelo aquilo que tem que se ver bem (bolas de tênis), As crianças, nos seus desenhos, pintam a Luz sempre de amarelo, Cor do Sol, das Férias, Tempos Livres (e em contrário do cinzento, da vida quotidiana).

2. Cor da Prosperidade e da Riqueza (Antigamente as espigas de trigo, os cereais, eram símbolos de riqueza), O Ouro, os Tesouros, as Moedas (Assimilação amarelo/ouro), Cor dos Ricos e Poderosos (cor do imperador da China), Camisola Amarela do primeiro classificado na Volta à França (Eugéne Christophe foi o primeiro a usá-la), pois na origem deste amarelo está o do jornal LAuto, que organizava a competição.

3. Cor da Alegria, da Energia (Gosto das crianças pela cor amarela. Medicamentos Tônicos, Fortificantes).

4. Cor da Doença e da Loucura (Cor da bílis, das doenças do coração, da acidez, mulheres sifilíticas eram obrigadas a usar saia amarela), Cor de enxofre (Má Reputação), Cor da Loucura (associada ao verde, pelo menos a partir do século XIII), Cor da Extravagância e do Disfarce.

5. Cor da Mentira e da Traição: (Cor de Judas e da Sinagoga - Idade Média), Cor imposta aos Judeus (Estrela Amarela), aos Excluídos e aos Reprovados, Cor dos Traidores, dos Cavaleiros Desleais, dos Falsos Moedeiros (no século XIV as suas casas eram pintadas de amarelo), Cor dos Fura-Greves (dos trabalhadores que atraiçoam em favor do patronato), Cor dos Maridos Enganados (já atestada no século XVII).

6. Cor do Declínio, da Melancolia, do Outono (Tudo o que éamarelecido”).
..................................................................
O livro "Breviário da Bahia" 

está sendo  vendido 
com exclusividade 
no Pérola Negra, 
em frente a 
Biblioteca Central dos Barris.  
Tel: 3336-6997. 
Rua General Labatut, 137, 
Shopping Colonial (loja 01), 
Barris

Nenhum comentário: