25 março 2021

HQ baiana tem fôlego e má distribuição (07)


 

VALMAR OLIVEIRA - Desde muito cedo ele vivia cercado por elementos que o acompanham até hoje, como música, filmes, seriados e quadrinhos. No meio dos anos 80 tomou contato com o quadrinho underground europeu e nacional, o que abriu novos horizontes para um novo tipo de linguagem, passando a explorar novas técnicas. No final dos anos 80 participou da AQB (Associação de Quadrinistas da Bahia), grupo de fanzineiros que se reuniam para troca de idéias e experiências. Participou de fanzines, publicando quadrinhos, tiras, ilustrações oi fazendo resenhas, inclusive de música. Publicou quadrinhos na revista Crau, da extinta Impression, quadrinhos eróticos pela 2M (Brazil e HQ Brazil), e no núcleo de pesquisa da UFBA. Participou de vários salões de humor nacionais e internacionais, trabalhou como free lancer para algumas agências publicitárias em Salvador como ilustrador. Publicou HQs pela Editora Júpitor II (antiga SM) nas revistas Boca do Inferno e Raio Negro, após um período afastado dos quadrinhos.

 




BRUNO AZIZ - Cartunista, ilustrador, fanzineiro (editou duas edições do zine Placebo em 91 e 93), extraterrestre na terra do axé. Desenhista auto-didata, participou das publicações de quadrinhos locais (Desagaquê, Tudo com Farinha, Crau). Criou is Dilemas (tirinha publicada semanalmente durante quatro anos no caderno Dez!, do jornal A Tarde). Coordenou o Núcleo de Quadrinhos da Cipó Comunicações Interativa, ensinando produção de HQ para adolescentes. De vez em quando, emplaca cartuns nestes salões de humor da vida, Designer gráfico freelancer, já ilustrou trabalhos paraa Fundação Odebrecht, Liceu de Artes, Governo do Estado, Governo Federal, Cepah, GAPA, CREMEB, Instituto C&A....Gosta de misturar desenhos feitos à mão com vetores digitais, Photoshop com lápis e hidrocor preto, caneta futura com coreldraw. Ilustrador editorial do jornal A Tarde, ilustrador oficial do caderno infantil A Tardinha. Criador de assombroglifos. Publicou semanalmente as tirinhas Rock Sujo e Os Fabulosos Um Dois Três no jornal A Tarde. Participou do Coletivo de Sticks Atack no Abril ProRock 2005-Recife. Esse descendente de libaneses, nascido e criado em Salvador, continua curtindo rock n' roll. Disparando suas tirinhas carregadas de humor e eletricidade urbana desde o início dos anos 90 pelos fanzines da vida, Bruno é hoje um dos melhores cartunistas baianos, sempre com seus característicos traços oblíquos, econômicos, precisos.

 


NAARA - Ilustradora, artista visual, pintora e interventora em ambientes externos e internos, Naara Santos de Almeida Nascimento é graduada no curso de licenciatura em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFBa. Ela já ilustrou livros e revistas para dentro e fora do país. Participou de exposições no Brasil, Europa e América Latina. Trabalha essencialmente com o poder de expressão do figurativo. Inspirada pelos quadrinhos clássicos, fábulas, música, cinema, arte de rua, animações e o cotidiano social e urbano. Publicou trabalhos na revista em quadrinhos Subversos, São Jorge da Mata Escura, Lupa, Front Música, Context, entre outras, além de ilustrações nos livros Memória de Lick e outras histórias, Pesadelo, Florilegio do Dois de Julho, Saira Sete Cores, etc. Intervenções ambientais em Lauro de Freitas e Salvador. Expôs na Escola de Belas Artes da UFBa, RV Cultura e Arte, ACBEU, ICBA, Aliança Francesa, Museu Eugênio Teixeira Leal, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Salão Regional (Porto Seguro), Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães (Jequié), além de diversas galerias no interior do estado.

 

Nenhum comentário: