24 março 2021

HQ baiana tem fôlego e má distribuição (06)

 


PAULO SERRA - Mero é um personagem criado pelo cartunista, publicitário e ambientalista Paulo Serra. Surgiu em 1976 para criticar e alertar sobre a devastação do meio ambiente. Publica fora do Brasil nos Estados Unidos, Canadá e França. Serra viaja muito pelo interior da Bahia, para estudar in loco graves situações ambientalistas e ainda encontra tempo para trabalhos com crianças e adolescentes. Ele produz cartuns, cartazes, campanhas de saúde (cartazes de prevenção à dengue, cólera, hanseníase, tuberculose e mortalidade das mulheres), cartilhas e manuais de orientação para órgão público, empresas e ONGs. Paralelamente, o cartunista dá aulas em empresa e escolas, e faz ecoturismo urbano. Trabalha em palestra realizando passeios e registrado a história ambiental de Salvador.

 


HECTOR SALAS - Ilustrador e designer, cartunista por paixão e publicitário por formação. Já fez diversos trabalhos de alcance nacional como a marca do Carnaval de Salvador, a marca da Justiça Eleitoral Brasileira e a do GGB. Trabalha na agência de publicidade ADSS e mantém um blog com seus cartuns e charges políticas. Formado em comunicação social, publicitário e artista gráfico, ele já participou de diversos salões, festivais, exposições, inclusive fora do Brasil, e colaborou com muitos jornais e revistas. Durante sua trajetória, tornou-se um colecionador de prêmios. O trabalho de Hector pode ser conferido pelo Blog Hora H ou através de suas redes sociais @bloghorah. Ele um diabo para lá de irreverente, mas também apresenta trabalhos variados do artista, incluindo textos de humor.

 


CAÓ - Cartunista, animador e músico Caó Cruz Alves iniciou profissionalmente como cartunista nos anos 70. Começa a publicar em 1978 a tira O Porco com Cauda de Pavão. No ano seguinte reúne em coletânea. Realizou exposições individuais e coletivas, publicou na revista Pau de Sebo e editou durante muito tempo o fanzine La Tanajura. Começou Formou-se através de oficinas de cinema e animação no Brasil. Durante oito morou em Paris onde aprimorou seus conhecimentos no campo da animação e quadrinhos na escola vinculada ao National Board of Canadá. Como cartunista seus trabalhos têm sido publicados em livros, jornais, revistas de circulação regional, nacional e internacional e em exposições individuais e coletivas. Ganhou vários prêmios com seus filmes de animações em diversos festivais no Brasil e exterior. Em seu trabalho, Caó explora os efeitos estéticos do social. Seu humor é refinado, usando e abusando da sutileza de jogos de idéias.

 


VALTÉRIO - Homem de riscos e de traços. Desenha desde criança, quando copiava os heróis de quadrinhos da época. Em 1973 sofreu um acidente automobilístico que lhe deixou imobilizado por longos períodos. Sobrava tempo. Daí começou a ler muito e desenhar. No Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento, publicou n´O Pasquim e em alguns jornais e revistas por aí a fora. No início de 1989, com Lage e Setúbal, começou a fazer caricaturas ao vivo pelas praias de Salvador, incentivados por Cárcamo. Foram muitas caricaturas nessas quatro décadas, exercícios, esforços mentais e físicos, caricaturando no traço e em inúmeras cerâmicas, caras conhecidas ou desconhecidas. Em sua galeria desfila tipos cheios de vida e de intenções. Em 2006 ele lançou pela sua Galeria do Humor o livro Caricaturas ao Vivo com 132 páginas da mais fina elegância do fazer artístico, quando criador e criaturas parecem que estão olho no olho, em troca das mais sinceras. Valtério foi um dos criadores da revista Pau de Sebo.

 


SIDNEY FALCÃO - Ilustrador, arte finalista e quadrinhista. Foi chargista do jornal Correio da Bahia, e do Grupo Metrópole de Comunicação. Trabalhou por dez anos como desenhista da equipe do Estudio Cedraz, onde ilustrou histórias em quadrinhos e livros Turma do Xaxado. Participou de vários salões de humor do Brasil e do exterior. Ilustrou a coleção infanto-juvenil Circo Imperial de Contentamentos, do escritor e roteirista Tom S. Figueredo, em 2007. Em 2010, através do programa Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, lançou a coleção Miudins – 30 anos de Periferia que reúne em três volumes, uma seleção de tirinhas dos Miudins, grupo de personagens de sua autoria.

 

Nenhum comentário: