16 março 2021

HQ baiana tem fôlego e má distribuição (01)

 

Nos jornais humorísticos do século XIX, quase sempre em formato tablóides, eram contadas histórias através de desenhos, impressos apenas num dos lados e,m geralmente numeradas – o que era útil para o caso de ser uma série e vital para o colecionador. Os desenhistas H.Odilon, J.Cardoso, Gavarni e Fortunato Soares dos Santos eram os mais destacados. No período de 1880 a 19000 a Bahia publicava mais de 50 periódicos humorísticos de pequeno formato e curta duração. Entre eles estão O Faísca, O Satanaz, A Troça, O Neto do Diabo, O Papagaio, Foia dos Rocêro e D.Ratão.

 


Nomes como Manoel Paraguassu, K-Lunga, Nicolay Tischenko, Sinésio Alves, Fernando Diniz e muitos outros fixaram em seus traços usos e costumes sociais e políticos. Ao longo da história, o crítico do lápis sempre esteve presente. Assim, pode-se conhecer a história de qualquer país através do desenho de humor, da caricatura, da charge. Impiedosos ou amenos, os cartunistas com três ou quatro riscos numa folha em branco são capazes de retratar toda uma época. 

 

A maioria dos grandes nomes da pintura realizou-se primeiro no desenho, na gravura. Relegar a obra gráfica desses artistas a um segundo plano é desconhecer por completo os caminhos percorridos, muitas vezes com maior acerto e determinação do que na obra pictórica. O mestre Raimundo Aguiar, ou K-Lunga, foi um exemplo. Até hoje somente a sua pintura foi considerada. Sua obra gráfica, de interesse ilimitado, permanece em um segundo plano, cercado por um silêncio constrangedor. O mesmo podemos dizer dos trabalhos de Nicolay Tischenko, Sinézio Alves, Fernando Diniz, Álvaro de Barros entre outros. Há nos desenhos desses humoristas uma preocupação em retratar o homem no seu cotidiano, sua vida social.

 

O mercado passou por um aumento de edições de autores independentes, com o barateamento do processo de criação e a democratização da produção, distribuição, que usam a internet (blogs, sites) e as redes sociais digitais para propagarem os trabalhos. Mas as obras impressas continuam com má distribuição.

 


K-LUNGA (1893-1989) - Raymundo Aguiar satirizou políticos, personalidades e costumes, e como defendia sob o pseudônimo de K-Lunga, a Revolução de30, foi parar num xadrez da Secretaria de Segurança. A irreverência brincalhona de suas caricaturas resultou em sua detenção por 36 horas. Desde o governador Antonio Muniz até Antonio Balbino foram alvos de suas críticas. Uma de suas charges mais ousadas e contundentes, As Transformações, provocou o empastelamento do jornal A Hora. Registrou, de forma autêntica, acontecimentos sociais e políticos da época. O trabalho desse português de talento singular começou a incomodar os donos do poder. Emprestou o valor de seu lápis aos maiores jornais  e revistas locais.

 


TISCHENKO (1926-1981) - Pintor, chargista e publicitário, Nicolay Tischenko ajudou, com suas charges, a perceber as ambiguidades da condição humana, as contradições disfarçadas, os anseios e insatisfações. Seu traço vivo, forte, fixou nossos tipos, usos e costumes sociais e políticos, dando às suas figuras um “décor” próprio. Seus desenhos foram publicados de 1958 a 1975 no jornal A Tarde. Seu traço era marcado pela sensibilidade européia e, naquela época, foi uma grande sensação no mercado. A repercussão das charges publicadas em A Tarde incentivou o desenhista a reuni-las no livro Charges. Introspectivo, Tischenko tem trabalhos em guache, aquarelas e esculturas espalhadas por todas as partes do mundo.

 


PARAGUASSU (1896- INTERROGAÇÃO) - Dono de um traço firme e personalíssimo e de uma sensibilidade rica de nuances. O artista traçou os perfis de pessoas destacadas na política, comércio e industria da nossa terra. Fino e espirituoso, marcou época na caricatura da Bahia publicando em jornais e revistas. Ele reafirmou, pelo seu traço e sua verve, o primado de caricaturista magistral. Viveu vários anos entregue à caricatura e através dela se mostrou um dos desenhistas mais interessantes do Brasil. Simpatizante dos esportes, foi  um dos fundadores da Associação Bahiana de Cronistas Desportivos. O Clube Bahiano de Tênis também o conta entre os seus idealizadores.

 


SINÉZIO ALVES (1919 – INTERROGAÇÃO) - Foi pintor, escultor, caricaturista e cenógrafo. Gritar contra as injustiças, as trapaças e as falcatruas foi sua bandeira. Sofrendo os rigores da censura do Estado Novo, aprendera a adotar subterfúgios para driblá-la. Como caricaturista, incomodou interventores, governadores, prefeitos, os figurões da política e da sociedade. Mas também reverenciou, com sutil ironia, poetas, pintores, cordelistas e romancistas. A irreverência de seu traço percorreu diversos jornais baianos. Raros são os livrinhos de cordel que não trazem a sua assinatura, mesmo depois do advento da xilogravura em nosso estado. Ele é, sem dúvida alguma, um referencial significativo na trajetória do desenho e caricatura populares no estado da Bahia.

 


FERNANDO DINIZ (1916 - ) Ensaísta e poeta, Diniz foi um caricaturista de tipos. Suas caricaturas estão inteiramente ligadas ao universo cultural baiano, notadamente o literário, mas por vezes fixando vultos da política e do jornalismo, das artes e do magistério, em charges e portraits-charges características, não raro também incursionando nas esferas nacional e internacional, ou ainda captando cenas e flagrantes da vida cotidiana, quase todos acompanhados dos respectivos textos rimados (ou epigramas). Em seu trabalho destaca-se a crítica corretiva, ainda que corrosiva, da sociedade ou do indivíduo, coexistindo o traço e o verso chistosos, que se completam.

Nenhum comentário: