12 abril 2016

Monstro que dorme em cada quadrinho: estereótipo (2)


Os dois lados do Atlântico, durante o primeiro e o segundo quartos do século XIX, criaram estereótipos dos irlandeses através de charges. Entre os chargistas, destacam James Gillray, um dos pais descobridores da caricatura política moderna (na Inglaterra) e Sir John Tenniel, chargista-sênior do seminário humorístico Punch, lançado em 1841. Nos EUA, Thomas Nast e Joseph Keppler se destacaram.

O inglês James Gillray (1757-1815) foi, por excelência, o grande caricaturista político do seu século. Seus cartuns eram muito populares e circularam largamente não na Inglaterra, como por toda a Europa. Eles têm o crédito de terem introduzido o estilo e o conceito inglês de cartum no continente europeu. Em seus cartuns, Gillray fez amplo uso do inovativo balão de fala e foi o pioneiro da continuidade de painéis, sendo, portanto, um dos formuladores dos elementos que vieram a compor a linguagem das histórias em quadrinhos. (FONSECA, Joaquim da. Caricatura. A imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999, p.61).

John Tenniel (1820-1914) passou a maior parte de sua vida ilustrando Punch. Sua produção de 50 anos de trabalho para a revista totalizou cerca de 2.300 cartuns, inúmeros desenhos menores, cartuns de página dupla e 250 designs para livros de bolso. Seus desenhos para Alice no País das Maravilhas e no País dos Espelhos, deram-lhe reconhecimento internacional e imortalidade.
 
Thomas Nast (1840-1902), cartunista norte americano, ficou conhecido pelos ataques que fez à máquina política da administração da cidade de Nova York nos anos 1870. Anticatólico inflexível, tinha raízes em sua educação protestante, seu liberalismo anticlerical e a radical aversão republicana ao Partido Democrata fortemente irlandês dos dias pós-Guerra Civil. Foi ele quem definiu a estrutura e a forma do cartum político na imprensa norte americana e estabeleceu, para as gerações que se seguiram, os padrões de resolução gráfica e as fronteiras do bom gosto, do julgamento e da ética profissional. Foi o primeiro a utilizar os ícones que formaram a linguagem moderna do cartum jornalísticoa figura de Santa Claus, o burrinho do partido democrata e o elefante do partido republicano.

Joseph Keppler (1836-1894) nasceu em Viena, na Áustria, estudou arte em Viena, e teve suas caricaturas satíricas publicadas na revista Kiberiki. Depois de emigrar para os Estados Unidos em 1867 Keppler trabalhou como ator em St. Louis, antes de lançar um semanário humorístico na cidade. Ele se mudou para New York e se tornou um cartunista para a revista Frank Leslie's Illustrated. Em 1876 ele começou sua própria revista ilustrada, Puck. Até aquele momento, os jornais humorísticos americanos não tinha sido modelado em Punch Magazine. No entanto, Keppler se recusou a fazer isso e criou um tipo diferente de revista. Cada semana, o front-capa da revista apresentava um cartoon diferente. A página central e tampas dianteiras e traseiras também foram em cores.

Puck começou como um semanário de língua alemã, mas uma versão em inglês apareceu após o ano Durante vários anos a revista no idioma inglês operado a uma perda, e foi subsidiada pela versão alemã. No entanto, a circulação aumentou gradualmente e pelo começo de 1880 Keppler estava vendendo mais de 80 mil cópias por semana. O desenho da capa do disco e da propagação duplo no meio eram de caráter político, enquanto a da tampa traseira geralmente tratadas com as questões sociais. Keppler tinham visões tradicionais sobre o papel das mulheres e não se cansava de rir das pessoas envolvidas na campanha para o sufrágio feminino. Ele também não mostram muita simpatia para os emergentes sindicais movimento.
.

Posteriormente Keppler recrutou vários artistas talentosos, incluindo Frederick Opper, James Wales, Zimmerman Eugene e Gillam Bernard . Tem sido argumentado que Keppler teve uma grande influência sobre o desenvolvimento artístico destes cartunistas. Keppler deu a certos políticos um momento difícil em sua revista. Ulysses Grant foi atacado por seu hábito de beber enquanto Rutherford Hayes foi criticado por sua decisão de proibir bebida da mesa na Casa Branca. Tem sido argumentado que Puck desempenhou um papel importante em assegurar que Grover Cleveland derrotou James Blaine na eleição presidencial de 1884. Bernard Gillam Blaine retratado como o homem tatuado. No corpo de Blaine foi gravado detalhes das acusações de corrupção feitas pelo seu passado político. Blaine ameaçou processar, mas foi convencido por seus amigos políticos a recuar.

Keppler também desaprovou a hipocrisia religiosa. Puck incluídos diversos desenhos animados que sugeriu que as acusações contra o pregador, Guerra Henry Beecher, eram verdadeiras. A revista também foi hostil à Igreja Católica. Joseph Pulitzer foi outro alvo e respondeu por tentativa de comprar a revista. Quando Joseph Keppler morreu a revista Puck foi assumida por seu filho, Joseph Keppler Jr., também um cartunista.

Puck (1877), Judge (1881) e Life (1883) foram as três mais populares e influentes revistas americanas de cartoons


Nenhum comentário: