Os dois lados do Atlântico, durante o primeiro e o segundo quartos do século XIX, criaram estereótipos dos irlandeses através de charges. Entre os chargistas, destacam James Gillray, um dos pais descobridores da caricatura política moderna (na Inglaterra) e Sir John Tenniel, chargista-sênior do seminário humorístico Punch, lançado em 1841. Nos EUA, Thomas Nast e Joseph Keppler se destacaram.
O inglês
James Gillray (1757-1815)
foi, por excelência,
o grande caricaturista
político do seu
século. Seus cartuns
eram muito populares
e circularam largamente
não só na Inglaterra,
como por toda a
Europa. Eles têm
o crédito de terem
introduzido o estilo
e o conceito inglês
de cartum no continente
europeu. Em seus
cartuns, Gillray fez
amplo uso do inovativo
balão de fala e
foi o pioneiro da
continuidade de painéis,
sendo, portanto, um dos
formuladores dos elementos
que vieram a compor
a linguagem das histórias
em quadrinhos. (FONSECA,
Joaquim da. Caricatura.
A imagem gráfica do
humor. Porto Alegre: Artes
e Ofícios, 1999, p.61).
John Tenniel
(1820-1914) passou a
maior parte de sua
vida ilustrando Punch. Sua
produção de 50
anos de trabalho para
a revista totalizou
cerca de 2.300 cartuns,
inúmeros desenhos menores,
cartuns de página
dupla e 250 designs
para livros de bolso.
Seus desenhos para Alice
no País das Maravilhas
e no País dos
Espelhos, deram-lhe
reconhecimento internacional
e imortalidade.
Thomas Nast
(1840-1902), cartunista
norte americano, ficou conhecido
pelos ataques que fez
à máquina política da
administração da cidade
de Nova York nos
anos 1870. Anticatólico
inflexível, tinha raízes
em sua educação protestante,
seu liberalismo anticlerical
e a radical aversão
republicana ao Partido
Democrata fortemente
irlandês dos dias
pós-Guerra Civil. Foi
ele quem definiu a
estrutura e a
forma do cartum político
na imprensa norte americana
e estabeleceu, para
as gerações que se
seguiram, os padrões
de resolução gráfica e
as fronteiras do bom
gosto, do julgamento
e da ética profissional.
Foi o primeiro a
utilizar os ícones
que formaram a linguagem
moderna do cartum
jornalístico – a figura
de Santa Claus, o
burrinho do partido
democrata e o
elefante do partido
republicano.
Joseph Keppler
(1836-1894) nasceu em
Viena, na Áustria, estudou
arte em Viena, e
teve suas caricaturas
satíricas publicadas
na revista Kiberiki.
Depois de emigrar para
os Estados Unidos em
1867 Keppler trabalhou
como ator em St.
Louis, antes de lançar
um semanário humorístico
na cidade. Ele se
mudou para New York
e se tornou um
cartunista para a
revista Frank Leslie's
Illustrated. Em 1876
ele começou sua própria
revista ilustrada,
Puck. Até aquele momento,
os jornais humorísticos
americanos não tinha
sido modelado em Punch
Magazine. No entanto,
Keppler se recusou
a fazer isso e
criou um tipo diferente
de revista. Cada semana,
o front-capa da revista
apresentava um cartoon
diferente. A página
central e tampas
dianteiras e traseiras
também foram em cores.
Puck começou
como um semanário
de língua alemã, mas
uma versão em inglês
apareceu após o
ano Durante vários anos
a revista no idioma
inglês operado a uma
perda, e foi subsidiada
pela versão alemã. No
entanto, a circulação
aumentou gradualmente
e pelo começo de
1880 Keppler estava vendendo
mais de 80 mil
cópias por semana. O
desenho da capa
do disco e da
propagação duplo no
meio eram de caráter
político, enquanto a
da tampa traseira geralmente
tratadas com as
questões sociais. Keppler
tinham visões tradicionais
sobre o papel das
mulheres e não
se cansava de rir
das pessoas envolvidas
na campanha para o
sufrágio feminino.
Ele também não mostram
muita simpatia para os
emergentes sindicais
movimento.
.
Posteriormente
Keppler recrutou vários
artistas talentosos,
incluindo Frederick
Opper, James Wales, Zimmerman
Eugene e Gillam Bernard
. Tem sido argumentado
que Keppler teve uma
grande influência sobre o
desenvolvimento artístico
destes cartunistas. Keppler
deu a certos políticos
um momento difícil em
sua revista. Ulysses Grant
foi atacado por seu
hábito de beber enquanto
Rutherford Hayes foi
criticado por sua
decisão de proibir
bebida da mesa na
Casa Branca. Tem sido
argumentado que Puck
desempenhou um papel
importante em assegurar
que Grover Cleveland
derrotou James Blaine
na eleição presidencial
de 1884. Bernard Gillam
Blaine retratado como o
homem tatuado. No corpo
de Blaine foi gravado
detalhes das acusações
de corrupção feitas pelo
seu passado político.
Blaine ameaçou processar,
mas foi convencido
por seus amigos políticos
a recuar.
Keppler também
desaprovou a hipocrisia
religiosa. Puck incluídos
diversos desenhos animados
que sugeriu que as
acusações contra o
pregador, Guerra Henry
Beecher, eram verdadeiras.
A revista também foi
hostil à Igreja Católica.
Joseph Pulitzer foi outro
alvo e respondeu
por tentativa de comprar
a revista. Quando Joseph
Keppler morreu a
revista Puck foi
assumida por seu
filho, Joseph Keppler Jr.,
também um cartunista.
Puck (1877),
Judge (1881) e Life
(1883) foram as três
mais populares e influentes
revistas americanas
de cartoons
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