1945 (EUA)
– DRAGO,
obra autoral de Burne
Hogarth, de pouco
sucesso, fazendo seu
criadorretornar às
HQ de Tarzan, mas
agora também na condição
de roteirista. Insatisfeito com as condições que o
United Feature Syndicate lhe impunha, Burne Hogarth entrega ao Syndicate Robert
Hall uma criação original, Drago, que fez a sua primeira aparição em 04
de novembro. O enredo de Drago se desenvolvia na Argentina. O herói da
historia, Drago e seu companheiro Tabasco tem de enfrentar os planos do
sinistro Barão Zodíaco, um nazista cujo único sonho é a vingança.. As aventuras
são um tanto convencionais, mas o estilo compensa a banalidade do tema.
Infelizmente, essa história estava fadada a ter apenas uma existência muito
breve. Desapareceu no dia 06 de dezembro de 1946.
1945 (ARGENTINA) – Alberto
Breccia publica na primeira revista argentina de historietas, Patoruzito a
série Jean de la Martinica.
1945 (BRASIL) - O humorista Millor Fernandes escreve e
desenha na revista O Cruzeiro, onde criou a seção Pif Paf que durou até 1963.
Millor escondido o disfarce de Vão Gôgo une-se ao desenhista Péricles e juntos
lançaram o Pif Paf, seção de duas páginas na antiga revista O Cruzeiro. Isso a
partir do dia 20 de janeiro. Com a morte de Péricles, Millor passa a ilustrar
seus textos, tornando-se a estrela única do Pif Paf.
1945 (BRASIL) – É extinta a
censura, com o fim do Estado Novo.
1945 (BRASIL) – O baiano Adolfo
Aizen funda a Editora Brasil America Ltda (Ebal) que dispunha de um capital
muito pequeno. Mas tamanho foi o sucesso do Gibi que, no fi da década, muitos
de seus leitores já eram protagonistas de revistinhas próprias, com edições
quinzenais ou mensais.
1945 (EUA) – Superboy passa a ter
revista própria. Foi na edição de jan-fev de More Fun Comics que um novo
personagem começa sua persistente jornada: Superboy, contando as aventuras do
Superman quando jovem. Esta série entrou nos detalhes da juventude do homem de
aço, sua infancia na cidade de Pequenópolis (Smallville) e sua seleção com seus
pais adotivos, Jonathan e Martha Kent. Em março, Super Homem se encontra com
Batman, pela primeira vez, no seriado de rádio da Mutual Network.
1945 (EUA) - The Three
Caballeros (Você já foi à Bahia?) é o segundo filme de animação da
Disney
dentro do esforço de guerra em que seus estúdios estavam envolvidos desde
dezembro de 1941 (mês em que os EUA entraram na Segunda Guera Mundial). Direção
de Norman Ferguson. Você já foi à Bahia? Simplesmente repete a fórmula de Alô
Amigos (Saludos Amigos, 1943), costurando vários curtas sob um tema geral. Para
Disndey, tratava-se de um formato mais viável para apresentar sua produção sul
americana, seu principal alvo no exterior em tempos de guerra na Europa.
1945 (EUA) – Rubimor (pseudônimo
de Ruben Moreira) substituiu Burne Hogarth nas páginas dominicais de Tarzan de
dezembro de 1945 a agosto de 1947. Consta que o sindicato contratou Rubimor por
engano, pensando que estivesse contratando Reed Crandale. E na realidade o
desenhista não se deu bem desenhando Tarzan.
1945 (EUA) – A equipe do Famous
Studios cria Caspar, the Friendly Ghost (Gasparzinho, o Fantasminha
Camarada) e se tornou uma das animações mais rentáveis do cinema de animação
pós guerra, ainda que suas histórias repetissem sempre o mesmo enredo – a terna
dificuldade do fantasma em encontrar um amiguinho.
1945 (EUA) – The Lone Ranger chega aos
comic book. De 1945 a 47 apareceu em sete números de 4-Color.
1945 (EUA) – A editora Fawcett
lança a revista Nyoka the Jungle Girl. Em vez das provocantes tangas
usadas por outras heroinas, Nyoka usava uma espécie de bermuda. Ela viveu nos
quadrinhos até 1957, já então pertencendo a outra editora – a Charlton.
1945 (EUA) – A Better
Publications lança na revista Exciting Comics n.39, Kara, the Jungle
Princess. Não conseguiu viver mais de um ano.
1945 (EUA) – Jerry (da dupla Tom
& Jerry) foi o primeiro desenho que combinou com personagens vivos, de
carne e osso. A experiência apareceu no filme Marujos do Amor (Anchors
Aweigh), onde Jerry dança um número especial acompanhado pelo bailarino Gene
Kelly.
1945 (FLAMENCA) – Surge os
primeiros desenhos de Suske e Wiske (em francês, Bob et Bobette) no
jornal De Standaard, em 30 de março. Criação de Willy Vandersteen.
1945 (EUA) – Artistas dissidentes
do estudio da Disney se unem para fazer frente aos ditames da animação
clássica, fundando a United Productions of America (UPA). O movimento
deflagrado pela UPA foi tão forte, que numerosos filmes de animação tornaram
seu restilo como ponto de partida para formação de suas próprias escolas.
O desastre
da Guerra da Coreia
vem mostrar que os
heróis de papel não
são o bastante para
vencer o inimigo. Então,
o melhor é escapar
para o sobrenatural.
E surgem as publicações
de terror.
Na França
e na Bélgica começaram
a se formar um
segundo mercado produtor
de HQ depois da
2a Guerra Mundial com
o aparecimento de
Tintin (Hergé), Lucky Luke
o cowboy cômico (Morris
e Goscinny) e Asterix
(Goscinny e Uderzo)
No final
da Segunda Guerra, aparece
também, na Itália,
o importante Grupo
de Veneza, do
qual fizeram parte, entre
outros: Hugo Pratt,
Alberto Ongaro, Fernando
Carcupino, Bellavitis,
Ivo Pavone. Muitos dos
artistas do Grupo,
em 1949, migraram para
a Argentina – entre eles,
Pratt.
Foi nessa época, também, que floresceu, nos Países Baixos (Bélgica e Holanda) a chamada Escola de Bruxelas, cujo precursor foi Hergé, o criador de Tintin. A característica mais marcante dos artistas integrantes dessa escola é a arte, que utiliza muito a técnica da linha-clara (traço limpo, sem hachuras, quase sem sombras e com o mínimo uso possível do preto). Dentre os maiores expoentes dessa escola, além de Hergé, estão Edgar-Pierre Jacobs (Blake e Mortimer), Paul Cuvelier (Corentin) e Jacques Laudy (Hassan e Kadour).
1946 (BÉLGICA)
- LUCKY LUKE.
Criação de Morris.
Ele viaja para os
EUA para conhecer de
perto a mitologia
do oeste americano.
Lá conhece René Goscinny
que se torna o
escritor permanente
da serie. Lucke Luke
é um cowboy destemido
que dispara suas armas
com inacreditável rapidez,
estando sempre ao
lado do seu inseparável
amigo Faisca, o leal
cavalo.
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