1937 (IUGOSLÁVIA)
- Andrija Maurovic cria
THE OLD
CAT, história de
faroeste.
1937 (BRASIL)
- Millôr Fernandes
inicia sua carreira como
desenhista de humor
na revista O Cruzeiro,
na qual permaneceu
por 25 anos, e
durante 18 anos
manteve nessa publicação
a seção O PIF-PAF,
com textos e desenhos
de sua autoria sob
o pseudônimo Emmanuel Vão
Gôgo.
1937 (EUA)
- É construída
uma estátua em tamanho
natural do marinheiro
Popeye, em frente
a prefeitura, bem
no meio da cidade
de Crystal City (Texas,
região centro sul dos
Estados Unidos). Auto-intitulada
como a capital mundial
do espinafre, Crystal City.
Na estátua, Popeye foi
retratado em uma
de suasposes clássicas,
com uma mão segurando
o cachimbo e outra
na cintura, e com
seus músculos especialmente
realçados para reforçar
a competência do
espinafre local. Crystal
City é famosa, além
disso, por seus campos
de espinafre e pela
feira anual do produto
que a cidade comemora
por uma semana.
1937 (EUA)
- Surge nas telas
o primeiro longa-metragem
colorido de desenho
animado, BRANCA
DE NEVE E OS
SETE ANÕES,
assinado pela dupla
Walt Disney e Ub
Iwerks.
1937 (BRASIL)
- Dia 16 de
maio surge Mirim, publicação
do Grande Consórcio
de Suplementos Nacionais.
1937 (BRASIL)
- O Globo lança
O Globo
Juvenil que circula
até 1950.
1937 (EUA)
- PATO DONALD.
Estreou em 09
de junho de 1934,
como coadjuvante no
filme A Pequena Galinha
Esperta (The Wise
Little Hen), integrante
da série que Disney
realizava na época,
as Silly sinphonies
(“sinfonias tolas” ou
“sinfonias ingênuas”).
Foi desenhado por Art
Babbit, Dick Huemer
e Fred Spencer. Clarence
“Ducky” Nash - como
ficou conhecido - estaria
em todos os filmes
que se seguiram,
aliando o sucesso
do personagem à sua
voz estridente e um
tanto difícil de compreender,
mas que se encaixava
com perfeição no personagem.
Com a voz de
Nash, o personagem
ganhou nova vida, sugerindo
as atitudes e expressões
que seriam postas no
papel.
O produtor
e sua equipe de
animadores foram pegos
de surpresa quando o
público começou a
escrever cartas pedindo
novos filmes não para
a heroína que dava
nome ao filme, mas
para o coadjuvante
fanfarrão que vestia
blusa de marinheiro.
Daí para a frente,
o que se viu
foi uma carreira em
ascensão. Em setembro,
aparece pela primeira
vez fora do cinema,
nas tiras dominicais
Silly Symphony como coadjuvante
do vizinho Mickey. Era
desenhado por Al
Taliaferro, embora a
assinatura fosse de
Disney. Em seu
primeiro destaque nas
tiras, o Pato Donald
mostrou o exagero
do seu temperamento
dando tiros contra uma
parede, destruindo-o
apenas para matar um
mosquito. O personagem
conquistou o público
por ter defeitos como
todo mundo - o
pato mais mal-humorado
– e amado – do planeta.
1937 (INGLATERRA)
- No dia 22
de março aparece no
jornal Daily Mirror a
primeira tira de
BUCK RYAN, criação do
desenhista Jack Monk
e do escritor Don
Freeman. No primeiro
episódio já se
percebeu que tanto
a personagem como os
desenhos estavam bastante
influenciados pelos quadrinhos
americanos. O detetive
tipo durão (Dick Tracy),
de ação rápida, que
bate, apanha, muito típico
dos americanos, parecia
meio desajustada num
cenário britânico,
onde o romance policial
se caracterizava mais
pelo detetive cérebro, aquele
policial que pouco
a pouco armava todas
as peças do quebra-cabeça,
desvendando assim o
mistério. Buck Ryan
aos poucos foi se
libertando dessa influência
além-mar e se
caracterizando como um
típico “private eye” britânico.
Uma especie de Philip
Marlowe ou Sam
Spade à inglesa.
1938 (EUA)
- Lendo um trecho
de A Guerra dos
Mundos, de H.G.
Welles, numa transmissão
radiofônica, Orson Welles
colocou em pânico
a população de Los
Angeles, que julgou
tratar-se realmente
de uma invasão da
Terra por marcianos.
1938 (EUA)
- Na Warner, dentro
da série Merrie Melodies,
Ben Hardaway dirige o
desenho Porky’s Hare Hunt, em que
um coelho era caçado
por Gaguinho (Porky Pig).
Como Ben não desenhava
muito bem, chamou Charlie
Thorson para finalizar
o coelho. Thorson mandou
o trabalho pronto, dando
ao coelho o apelido
de Hardaway, que era
Bugs. Este Pernalonga
tinha um nariz tipo
buzina, estava sempre
em posição de salto,
como alguém assustado
e pronto para fugir,
falando e rindo
como o Picapau (Woody
Woodpecker).
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