1940 (EUA) – Os irmãos Fleischer
fizeram uma versão animada de Ferdinando, série de Al Capp.
1940 (EUA) – Jerry Siegel e
Bernard Baily criam O Espectro para o n.52 da revista More Fun, da
National Periodical (hoje, DC Comics), em fevereiro.
1940 (BRASIL) – Um francês
introduz o daguerreótipo no Brasil: o abade Compte, que fez várias
demonstrações no Hotel Pharoux, no Rio.
1940 (BRASIL) – Na Rádio Nacional
(RJ) e na Record (SP), começa a ser irradiado o Reporter Esso. Vai ao
ar, também na Nacional, a primeira novela: Em Busca da Felicidade, do
cubano Leandro Blanco e patrocinada pelo creme dental Colgate.
1940 (EUA) – Mel Graff passa a
desenhar o Agente Secreto X-9.
1940 (EUA) – Tex Avery dirige o
desenho animado A Wild Hare, com o coelho Pernalonga.
1940 (EUA) – Jack Cole (o autor
de Homem Borracha) cria Demolidor.
1940 (ITALIA) – Benito Jacovitti
publica no jornal Vittorioso, a historieta Pippo e Gli Inglesi. Os personagens
eram Pippo, Pertica e Palla.
1940 (EUA) – Aproveitando o
sucesso de Namor, o Príncipe Submarino, de William Blake Everett, Bill Everett
lança Hydroman para a revista Heroic Comics sem muito sucesso.
1940 (EUA) – Gavião Negro
(Hawkman) surgiu em janeiro, no primeiro número da revista Flash Comics. Criado
por Gardner Fox, esse personagem era reincarnação do príncipe egípcio Knufu,
usava um capacete que parecia um bico de gavião e tinha imensas asas que mais
pareciam de pelo do que de penas. Dennis Meville desenhou as três primeiras
aventuras, passando o pincel para Sheldon Mordoff, que a torna a mais bem
desenhada história da DC na época. A companheira de Gavião Negro, Shiera
Sanders, só apareceu no n.24, formando uma das primeiras duplas das HQs, Eles
usavam como armas machados, boleadeiras, maças, lanças e escudos. Depois como
administrador de um museu na identidade secreta de Carter Hall, Gavião Negro
tem maiores opções na hora e escolher com o que lutar.
1940 (EUA) No dia 02 de julho no
diário The Detroit News começa a veicular a série The Spirit, de Will Eisner.
1940 (EUA)
- SOCIEDADE DE JUSTIÇA
DA AMÉRICA.
Sheldon Mayer e
Gardner Fox criam
aSociedade de Justiça
da América na revista
All-Star Comics nº3
iniciando uma nova
tendência nos gibis:
diversos heróis na
mesma aventura. Começou com
oito (Flash, Lanterna Verde,
Gavião Negro, Sandman, Dr
Fate, Spectro, Atom e
Hourman). Batman e
Superman aparecem juntos
aqui pela primeira vez.
Foi precursora de equipes
como a Liga
da Justiça (DC
Comics, que aparece
em 1960) e os
Vingadores (Marvel,
que aparece em 1963);
1940 (EUA) – Charles Jobes usa
novamente o coelho no desenho Elmer's Candid Camera, numa luta contra o caçador
Hortelino Trocaletras (Elmer Fudd). Mas é em A Wild Hare, dirigido nesse mesmo ano
por Tex Avery que, nas palavras de Jones, “o coelho primitivo passou a ser o
verdadeiro Pernalonga”. Agora o coelho não fugia temeroso e era muito seguro de
si. Quando Hortelino enfia sia espingarda na toca do coelho, ele se debruça
sobre a arma, mastiga sua cenoura e diz, bem cínico: “O que há, velhinho?”.
Foi, enfim, Tex Every quem moldou os traços gerais do caráter do coelho, em
mais quatro cartoons que fez na Warner: Tortoise Beats Hare, The Heckling Hare
e All This and Rabbit Stew, em 1941, e Crazy Cruise, em 1942, em que Pernalonga
se engaja na campanha de propaganda militar contro o Eixo durante a Segunda
Guerra Mundial.
1940 (EUA) – O magazine americano
de ficção científica Planet Comics n.1 publica em janeiro Auro.
Aparentemente fracassada, a saga foi cancelada após alguns meses para ressurgir
em 1946 na mesma revista, apresentando um conceito diferente de reencarnação.
Idealizado por Dick Charles, o bárbaro habita o planeta Jupiter, mas seu corpo
etéreo vem do terráqueo Chester Edson – cujo corpo físico encontra-se em coma,
devido a estranhas experiências médicas. O alienígena core perigos constantes,
combatendo facções bélicas contrárias ao seu governo. Se Auro morrer, o mesmo
acontece com Chester.
1940 (EUA) – William Hanna e Joe
Barbera criam Tom (a princípio chamado Jasper) & Jerry, e se
cercam de um time de grandes animadores. Tom & Jerry eram o desenhos mais
caprichados tecnicamente de sua época. Eram também os mais rápidos e os mais
violentos. A questão da violencia foi longamente discutida entre Hanna, Barbera
e a MGM. Tom seria submetido a toda espécie de desastres, nas suas tentativas
de capturar Jerry, mas, por mais cruel que fosse o tratamento que o rato lhe
dispensasse, reapareceria sempre ileso no fragmento seguinte. Tom teria de despertar
medo, mas também piedade, e Jerry deveria ser querido, apesar de
inevitavelmente vencedor. As crianças assimilariam bem aquela violência –
achavam eles -, porque, comparativamente, ela ainda seria menor que a dor dos
filmes dos Três Patetas.
1940 (EUA) – Bill Finger e Mart
Dellon criam na revista All American Comics, Green Lantern (Lanterna Verde).
Suspenso por volta de 1950, reaparece em 1960. Lanterna Verde é o representante
terrestre de uma raça de grandes galácticos, os Guardiões do Universo. Seus
poderes são provenientes de uma lanterna de luz verde.
1940 (AUSTRÁLIA) – Georg Needhan cria Bosun
and Choclit Funnies.
1940 (EUA) – A partir de maio,
Austin Briggs foi encarregado de criar as tiras diárias de Flash Gordon (que
ainda não existiam), concentrando-se Alex Raymond apenas nas aventuras
dominicais do herói. Alex manteve-se neste trabalho até fevereiro de 1944,
quando alistou-se na Marinha dos EUA, participando da Campanha do Pacífico. O
King Features porém, precisava continuaras páginas dominicais de Flash Gordion
e Austin Briggs assumiu o lugar do seu mestre. Para isto, entretanto,
desativaram-se as tiras de Flash Gordon em jungo de 1944.
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