17 janeiro 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (10)



1919 (EUA) - Elzie C. Segar lança o THIMBLE THEATRE (Teatro do Dedal), série que conta aaventura de uma família maluca.


1919 (EUA) - A. B. Payne cria PIP (o cachorro), SQUEAK (o pingüim) e WILFRED (o coelho), animais humanizados publicados no Daily Mirror.

1919 (EUA) – Milt Gross e R. Goldberg exploram o tema das peripécias de um louco escapado de um asilo em Count Screwloose of Toulouse.

1920 (EUA) - Ainda na mesma tendência da exploração do tema família, surge WINNIE  WINKLE, criada por Martin Branner, uma das primeiras girls strips.

1920  (BRASIL) – Surge o Almanaque do Biotônico Fontoura, criado por sugestão de Monteiro Lobato que fez o texto com histórias de Jeca Tatu, personagem que apareceu pela primeira vez no seu livro Urupês, em 1918.

1920 (EUA) - Mary Tourtel cria RUPERT, ursinho herói da série The Adventures of the little lost Bear. Os animais que vivem como seres humanos ganham, assim, lugar definido nas HQ.

1920 (EUA) – Douglas Fairbanks interpreta Zorro, sob a direção de Fred Niblo no filme The Mark of Zorro, cujo heroi se converte numa personagem lendária.

1921 (FRANÇA) – Primeiras emissões de rádio.

1921 (EUA) – Tem origem Believe it or Not (Acredite se Quiser), de Ripley.

1921 (EUA) – É produzida a primeira série de desenhos animados da Walt Disney: Laugh-o-Grams.

1921 (ESPANHA) – Aparece, em Barcelona, a revista infantil Pulgarcito.


1921 (BRASIL) – É lançada a revista O Juquinha com trabalhos de J.Carlos, Julião Machado e decalques de estrangeiros. Parou de circular em 1923.

1921 (EUA) – The Kid (O Garoto), primeiro longa-metragem de Chaplin. Filme cômico, trágico e lírico.

1922 (EUA) – Tem lugar no Waldorf Astoria, em Nova Iorque, a primeira exposição sobre história em quadrinhos.

1922 (INGLATERRA) – São publicadas as primeiras pranchas de Out our Way, de J.R.Williams.

1922 (EUA) – Em Nova Iorque é levado à cena um ballet com música de John Arden Carpenter, baseado em Krazy Kat.

1922 (EUA) – A censura no cinema – Código Hayes.

1922 (BRASIL) – Em fevereiro, a Semana de Arte Moderna revoluciona as artes e as letras no pais.

1922 (EUA) - Ed Wheelan lança MINUTE MOVIES, série injustamente esquecida, que explorando temas de aventuras emprestados de Ivanhoé e Ilha do Tesouro introduziu o dose up na apresentação dos personagens, mesmo antes de sua introdução no cinema.

1923 (CHINA) - O artista chinês Feng Zikai publica seus desenhos na imprensa chinesa. Seus temas giravam em torno do universo infantil. Suas histórias foram destinadas delianhuan manhua(quadrinhos humorísticos), utilizando a técnica de encadeamento de muitas vinhetas e formando uma narrativa contínua.

1923 (EUA) – Primeiras publicidades no rádio.

1923 (FRANÇA) – Benjamin Rabier cria Gedeon le Canard.

1923 (EUA) – Disney mistura desenhos e personagens em Alice.

1923 (EUA) – Murat Bernard Young (Chic Young) cria sua primeira historia em quadrinhos – Beautiful Babs, uma garota da moda.

1923 (EUA) - O GATO FÉLIX, gato triste, solitário, faminto e melancólico que não consegue sequer ser feliz no país dos sonhos, de onde em geral é expulso a pontapé. Criação do cartunista australiano Pat Sullivan e Otto Messmer. Surgiu no ano de 1917 em desenhos animados e seis anos depois o King Feature Syndicate iniciou a publicação em quadrinhos, nas páginas dominicais coloridas. O Gato Félix foi o primeiro desenho animado sonoro e o primeiro filme de animação a ser apresentado em TV na emissão histórica da NBC (1930).

A origem cinematográfica fez de O Gato Felix uma historieta diferente em sua época. Como saída para as limitações do cinema mudo, o desenho animado fora obrigado a descobrir equivalentes visuais para todos os tipos de informações sonoras. Todo o humor da história deveria vir através da imagem, e com isso, tanto a eficácia do desenho, com a precisa utilização de gags gráficas ali se desenvolveram enormemente. E efeitos como de pequenas explosões enfumaçadas quando se representava um choque violento, ou de enormes pontos de interrogação quando o personagem estava em dúvida, ou então traços que saiam da boca de quem gritava, foram transferidos para os quadrinhos de Sullivan.

Além disso, como valorização do humor visual, Felix era constantemente colocado em situações complicadíssimas, das quais se safava através de processos inesperados e originais. Qualquer elemento do quadrinho que estivesse a seu alcance era utilizado fantasiosamente para solucionar seus problemas. Sua solidão, senso de alienação, a obstinada luta contra o destino, os elementos, a fome e o frio, e uma calorosa humanidade o marcam como um dos primeiros heróis do absurdo no mundo animal. Utiliza-se a linguagem experimental nos quadrinhos ou metalinguagem. Voltado para o mundo das crianças, é mais um quadrinho consumido prazerosamente pelos adultos, que constitui uma fábula capaz de encantar a todos: omundo animal, nos quadrinhos, assim como no cinema de animação, adquire características próprias. Lírico, foi saudado pela academia de letras dos poetas franceses.

1924 (FRANÇA)O criador de Pieds Nickelés, Forton, apresenta um novo personagem, BIBI FRICOTIN, garoto de rua ao estilo francês.

1924 (ARGENTINA) – Arturo Lanteri cria para o jornal El Mundo Argentino o almofadinha Anacleto.

1924 (EUA) – Milton Gross cria Banana Oil para o New York World. Tiras humorísticas meio surrealista.

--------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929






















Um comentário:

Alex disse...

Excelente matéria. Muito bem feita!