Balanço do Século XX
Ingrid Bergman apareceu em Casablanca e, sem pintura no rosto, transformou-se na maior da história do cinema. Humphrey Bogart apareceu no mesmo filme e o mito que começou nunca terá fim. ...E o Vento Levou passou a ser o maior sucesso em dinheiro e Cidadão Kane, de Orson Welles, passou a ser o melhor filme de todos os tempos. Rita Hayworth deu elegância à sensualidade, dançou com Fred Astaire, foi Gilda, a mulher inigualável. Betty Grable era a pin-up nº1 em plena guerra.
Os anos de guerra encontraram Hollywood domesticada. Suas heroínas já não tinham o apelo carnal de Jean Harlow nem se metiam em adultério ou aventuras escabrosas com Clark Gable. O Código Hays cronometrara os beijos e recobrira com um véu moralista os sonhos enlatados. O próximo passo foi fazer com que todos sentassem praça contra o Eixo, no novo gênero dominante: o filme de guerra. A América Latina invadiu as telas norte-americanas com seus heróis (Simon Bolívar, Benito Juarez), seus ritmos típicos (tango, samba, maxixe, rumba, conga) e algumas estrelas importadas: Carmem Miranda, César Romero, Desi Arnaz, Carlos Ramirez, entre outros.
A música mais preferida era feita por Glenn Miller. Frank Sinatra começou cantando em sua orquestra e tornou-se o delírio vocal da época. Christian Dior inventou o new look com cintura fina e saia longa e rodada. A mulher passou a usar tudo que podia em maquiagem e roupa. O jazz teve a modificação do be-bop que Dizzy Gillespie imaginou. Ninguém mais discutiu nem desconhecia que Charlie Parker era o melhor homem no saxofone. O be-bop foi um movimento de rebelião, de renovação das fórmulas dançantes do swing, pontuando as complicadas melodias com solos cheios de notas curtas e fragmentadas.
Vicente Celestino faz sucesso no filme de Gilda de Abreu, O Ébrio. Orlando Silva se destaca com Carinhoso, de Pixinguinha, e Ademilde Fonseca chega às paradas com Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. Aquarela do Brasil é o maior sucesso de Ari Barroso na voz de Francisco Alves. Marlene e Emilinha Borba tornam-se rainhas do rádio. Nas artes plásticas, a fama foi para o baiano Mário Cravo Júnior. A publicação semanal O Cruzeiro lidera o mercado nacional de revistas, com grandes reportagens e ensaio fotográfico. A democracia americana achava-se ameaçada e, para levantar este moral, só mesmo superpoderes imediatos: os super-heróis. As histórias em quadrinhos desempenham seu papel na propaganda ideológica anti-nazista. E a garotada colecionava estampas Eucalol.
Tennessee Williams foi o autor mais importante que o teatro norte-americano teve depois de O´Neill. Um Bonde Chamado Desejo é um exemplo. Oklahoma, de Rodgers e Hammerstein, renovou o teatro na Broadway. Repórter policial no Rio de Janeiro, Nelson Rodrigues se consagraria como dramaturgo com Vestido de Noiva. Depois viria Anjo Negro e Álbum de Família, dando nova fase e ambições para o teatro brasileiro. Outro sucesso: Arthur Miller, com A Morte do Caixeiro Viajante. Kafka passou a ser uma descoberta com O Processo e uma influência literária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário