20 março 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (47)



1963 (BRASIL)O cineasta José Mojica Marins cria DO CAIXÃO. Em 1969, O EstranhoMundo de do Caixão é quadrinizado.

1963 (EUA)Krazy Kat, criação de George Harrimam é transformado em série de desenhos animados para a tevê.

1963 (EUA)O herói místico DOUTOR ESTRANHO aparece pela primeira vez na revista Strange Tales n.110, em julho. Desenhos de Steve Ditko.

1963 (FRANÇA) - FORT NAVAJO. Criação de Charlier e Jean Giraud (Moebius). Fort Navajo, um grande sucesso, desenhado por Giraud e escrito por Jean-Michel Charlier e que permaneceu sendo publicado até 1975. 

Um dos personagens de Fort Navajo, Blueberry, ficou ainda mais famoso e ganhou histórias-solo, trabalho que deixou Giroud internacionalmente famoso. O artista ilustrou 29 livros (ou graphic novels) com Blueberry, tendo também escrito os últimos. O personagem também fez sucesso no Brasil, que sempre teve um bom mercado para quadrinhos de faroeste.


1963 (BRASIL) – Mauricio de Sousa lança no jornal Diário de São Paulo, nova tira: O ASTRONAUTA. A bordo de sua nave espacial em forma de bola, ele busca novas formas de vida e civilizações.


1963 (EUA) - A ESPADA ERA A LEI (The Sword in the Stone). Desenho animado sob a direção deWolfgang Reitherman. É o 8º longa metragem da Disney. O filme é baseado no romance "The Sword in the Stone" de TH White, cuja a primeira edição foi publicada em 1938 como um único romance. Pusteriormente o livro foi reeditado em 1958 como o primeiro livro da tetralogia "The Once and Future King". A história foi adaptada por Bill Peet e realizada por Wolfgang Reitherman. Foi o primeiro filme Disney com canções dos irmãos Sherman.

1963 (EUA)Roy Lichtenstein expõe o quadro, acrílico sobre tela WHAAM! (172,7 cm X 406,4cm) com a linguagem dos quadrinhos. Técnica: Acrílico e óleo sobre duas telas. Tamanho: 1,75m x 2,04m (cada tela). Movimento: Pop art

1963 (BRASIL)O jornalista e diretor de teatro Mario Rego produz a primeira fotonovela baiana na revista Senhorita que editava a estóriaEnganadas pelo Amor. O segundo número, devido a uma série de fatores, sairá dez anos depois, em 1973 comMarca da Maldade. Mani Moran, Raimundo Bacelar e Vilma Almeida nos papéis principais.

1963 (BRASIL)Após 20 anos de pesquisa, o escritor Herman Lima lança, em quatro volumes, a História da Caricatura no Brasil (Ed. José Olympio). Em um dos livros ele afirma que a caricatura política,desde o advento do DIP, sofreu um verdadeiro impacto, não se refazendo até hoje.

1963 (EUA) - X-MEN. Stan Lee e Jack Kirby criam um bando de mutantes: X-Men.

1963 (EUA) - LIGA DA JUSTIÇA. Julius Schwartz e Gardner Fox criam a Liga da Justiça reunindo diversos heróis.

1963 (BRASIL) – Durante o Governo Goulart o Brasil adotou legislação restritiva à expansão dos quadrinhos estrangeiros, determinando sua progressiva nacionalização, através do Decreto 52.497, de 23/09/1063. Mas sua vigência foi procrastinada pelos agenciadores de quadrinhos norte americanos que entraram em ação no Supremo Tribunal Federal (STF), obtendo liminar suspendendo a aplicação do ato presidencial. A decisão final foi tomada em 24/05/1965,confirmando a nacionalização progressiva das HQs.

1963 (EUA) - OS VINGADORES. Stan Lee e Jack Kirby criam Os Vingadores, reunindo Thor,Homem de Ferro. Hulk, Homem Formiga e Vespa.


1963 (FRANÇA) - ARZACH. Ficção científica criada por Moebius, pseudônimo de Jean Giraud. Seus desenhos avançados conquistaram Hollywood (Tron e Alien). Arzach é uma reunião de histórias curtas com o personagem Arzach em que o foco é a arte. A maioria das histórias não tem diálogos, deixando para o leitor a tarefa de entender o que está acontecendo. É a faceta mais experimental de Moebius.

1963 (INGLATERRA)O escritor Peter O´Donnell e o desenhista Jim Holdaway criam em tiras diárias para os jornais ingleses, MODESTY BLAISE. Modesty Blaise era uma jovem com amnésia que fugiu de um acampamento de refugiados em Kalyros, Grécia, no final da segunda guerra mundial. Sem nenhum conhecimento de sua vida anterior, vagou sozinha na área compreendida pelo norte da África, Mediterrâneo e Oriente Médio do pós-guerra, aprendendo a sustentar-se através de meios criminosos e a cuidar de si mesma. Durante essas viagens conheceu e ficou amiga de um refugiado e estudioso húngaro chamado Lob, que a educou e lhe deu o nome Modesty. Ela mais tarde adicionou o nome Blaise, o tutor do mago Merlin das lendas do Rei Arthur. Modesty rapidamente ascendeu na hierarquia do submundo do crime, se tornando a chefe de uma quadrilha baseada fora de Tânger. Sob sua liderança, o grupo evoluiu para um consórcio internacional conhecido como "A Rede".

1963 (JAPÃO)EITO MAN (Oitavo Homem), de Kazumasa Hirai e Jiro Kuwata.

1964 (EUA) - DEMOLIDOR. Criação de Stan Lee e Bill Everett. Recriação de um herói dos anos 40. Daridevil é cego. Sua sensibilidade perceptiva revelou os perigos em torno de si e da humanidade. Devido à ética de advogado, Matt Murdock se torna um vigilante. Sua secretária ficou dependente de drogas, seu advogado sócio é corrompido pelo crime. Luta sozinho. A Justiça também é cega.

1964 (EUA)O MAGO DE ID, de Johnny Hart e Brant Parker. A história conta as peripécias num castelo circundado por terras desérticas e governado por um rei minúsculo, sórdido e malvado, humilhado pela baixa estatura. Ele é assistido por um feiticeiro cujas mágicas têm efeitos incertos, um cavaleiro poltrão e alguns outros personagens.

1964 (JAPÃO)KSMUI-DEN (A Lenda de Kamui), de Sampei Shirato (que ganha uma continuação nos anos 80), e CYBORG 009, de Shotaro Ishinomori.


-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: