1957 (INGLATERRA)
- ZÉ DO
BONÉ. Reg Smythe
cria um tipo beberrão,
mau marido,conquistador,
anti-trabalhador, explorando
a própria esposa. Desempregado
satisfeito, pois um
emprego iria escravizá-lo
e massifica-lo. Crítica
a sociedade contemporânea.
Mostra o mundo dos
“pubs”, das cervejas,
dos jogos de dardo,
do mau marido, da
esposa trabalhadora e
sustentáculo de perfeito
vagabundo. Ele usa
um boné que cobre
os olhos. Com um
eterno cigarro fazendo as
vezes de sua boca,
é um mau exemplo
para os maridos de
todo o mundo.
1957 (EUA) – O finlandês Touko
Laaksonen usando o pseudônimo de Tom of Finland enviou seus desenhos eróticos
para a revista de homens fisiculturistas Physique Pictorial. A capa estampou um
sorridente e sensual lenhador. O sucesso foi tanto que passou a dedicar-se
exclusivamente a sua arte
homoerótica.
1957 (EUA)
– MISS PEACH, de Mel
Lazarus (criador,
também, de Mãe),
outra série sobre crianças
inteligentes, na mesma
linha dos Peanuts de
Schulz;
1957 (EUA) - De fralda, orelhas
pontudas, dois chifres e um tridente na mão direita, o literalmente encapetado
Brasinha (Hot Stuff) foi criado por Warren Kremer. O
Brasinha chegou ao Brasil
cinco anos depois, pela editora O Cruzeiro, e depois, foi publicado pela
Vecchi.
1958 (JAPÃO) - Surge
a revista SHOUNEN
SUNDAY, uma das
mais importantes publicações
de mangá para garotos
(shounen mangá,
estilo caracterizado pelas
histórias carregadas
de ação, sexo, violência
e conceitos de amizade
e superação), pela
editora Shougakukan
(sobre as revistas japonesas,
cabe aqui uma explicação:
as principais revistas onde
as séries são publicadas
semanalmente costumam ter
cerca de 300 páginas
por número, impressos
em papel-jornal -
é costume dos japoneses
jogar essas revistas fora
após lê-las. As melhores
séries são compiladas
em formato livro (tankoubon),
impressos em papel
de melhor qualidade);
1958 (BÉLGICA)
- Aparecem pela primeira
vez os SMURFS,
criação de Peyo
(Pierre Culliford),
dentro de sua série
Johan et Pirlouit,
na revista Spiro.
1958 (EUA)
- AC/DC. Criação
de Johnny Hart.Desenhos
simples e alto
senso de humor.
1959 (EUA)
– SGT ROCK, de
Robert Kanigher e Joe
Kubert.
1959 (JAPÃO)
– NINJA BUGEICHÔ, de
Sampei Shirato, artista considerado
o patriarca dos mangás
adultos.
1959 (FRANÇA)
– TENENTE BLUEBERRY, de
Jean Michel-Charlier e
Jean Giraud (Moebius).
É um dos pontos
culminantes do período
de renascimento das
HQ na Europa.
1959 (FRANÇA) - ASTERIX, O GAULÊS. Criação de René Goscinny e Albert Uderzo. Uma das séries mais lidas na Europa. Nas aventuras o lutador gaulês derrota os romanos com humor e criatividade.A história dessa série de quadrinhos se passa em 50 A.C., Onde toda a Gália está dominada pelo Império Romano. Toda? Não! Existe uma pequena aldeia gaulesa que resiste aos invasores, graças à poção mágica criada pelo seu druida, que lhes dá uma força sobre-humana.
Asterix
conta com a ajuda de seu melhor amigo em suas aventuras.
Obelix é o homem mais
forte da aldeia e o único que não bebe a poção do druida, pois caiu dentro do
caldeirão da bebida quando era pequeno. Entregador de menires, Obelix tem a
companhia de seu cão Ideiafix. Durante as
histórias da pequena aldeia combatendo o invasor romano, nos deparamos com
personagens históricos, como Brutus, Júlio Cesar e Cleópatra, além de personagens
inspirados em personalidades históricas
1959 (FRANÇA)
- MICHEL TANGUI.
Jean-Michel Charlier e
Alberto Uderzo criam
a série de aviação
Michel Tangui. Era a
resposta da França
a Steve Canyon, série
de Milton Caniff. Escrito
por Goscinny e desenhado
por Alberto Uderzo, conquistou
o mundo. Trata-se da
eterna luta dos mais
fracos contra os mais
fortes. Um bando
de tipos liderados
pelo baixinho Asterix e
pelo gordo, comilão e
briguento Obelix, os
gauleses (futuros franceses)
enfrentam e vencem
os poderosos hordas do
Império Romano. Misturando
história com ficção,
personagens reais com
fantasia, ele consegue
uma mescla de humor
tipicamente picante e
leve, com o exacerbado
chauvinismo francês.
1958 (ESPANHA)
– MORTADELO E SALAMINHO, de
Francisco Ibañez. Trata-se de dois detectives da
T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas no Brasil, paródia da CIA) que se veem
metidos nas mais insólitas trapalhadas graças à má sorte do agente Salaminho e
ao talento frequentemente inútil de Mortadelo para os disfarces.
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