“Em algum lugar entre a natureza
e a cultura, a tradição e a invenção, a história e o anacrônico, a obra de
Caymmi guarda um mistério tanto mais recôndito quanto mais exposto, na
simplicidade plenamente oferta de suas canções”. A opinião é do poeta e
letrista Francisco Bosco que traça o retrato de Dorival Caymmi no livro da
série “Folha explica”, dedicado ao compositor baiano. Bosco esquadrinhou a obra
caymmiana em “sambas sacudidos”, “canções praieiras” e “sambas canções”.
Viajando com propriedade e na medida certa sobre um artista cuja singularidade
compara à Clarice Lispector na literatura e Iberê Camargo nas artes plásticas.
A obra, pequena quantitativamente
e imensa qualitativamente, é formada, em sua maior parte, por clássicos da
canção popular brasileira. Segundo Bosco, os princípios composicionais
norteadores da obra caymmiana são sinceridade, simplicidade e elaboração. “Em
sentido geral, a obra de Caymmi é feliz, afirmativa e solar, apresenta uma
Bahia pré-industrial, alegre e sensual”.
A obra de Caymmi não tem antes
nem depois na tradição da canção popular brasileira. “Um estilo inconfundível
quase sem seguidores na música popular brasileira”, comenta o pesquisador André
Diniz. “Não tendo antecessores, imprimiu sua marca inconfundível em tudo o que
fez (...) Caymmi não se filia a nenhuma corrente, escola ou modismo”, declarou
outro pesquisador, Jairo Severiano.
“Ele é um autor inaugural. A música dele, e
como ele casa música e letra, com tanta maestria, é sem igual na MPB”,
enfatizou Chico Buarque. Para Francisco Bosco, Caymmi é um grande mestre
cancionista porque, justamente, pensa e cria a canção levando em conta essa
totalidade indiscernível. “Dentro de sua obra tem –se a impressão de que letra
e música nasceram juntas, ou antes, nunca nasceram – sempre existiram”.
Vamos nos deter aos sambas
sacudidos, repletos de remelexos e requebrados. Para muitos, as ladeiras de
Salvador entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta pode ter sido de extrema
importância para os sambas de Caymmi. Foram elas as principais responsáveis
pela beleza das pernas e os glúteos torneados das baianas. Caymmi, como afirma
Antonio Risério, “é o poeta do bumbum em movimento”. A vizinha quando passa
“mexe com as cadeiras pra cá/mexe com as cadeiras pra lá/ela mexe com o
juízo/do homem que vai trabalhar” (A Vizinha do Lado). E “quando você se
requebrar/caia por cima de mim” (O Que é Que a Baiana Tem?).
E sondando o segredo do samba de
Caymmi, Francisco Bosco descobre que o requebrado das mulheres em Caymmi possui
uma qualidade especial, “trata-se de um rebolado gracioso, a um tempo sensual e
discreto, extremamente feminino, poderoso e consciente de seu poder, mas como
que brejeiro, delicado, sutil”. Até chegar a palavra chave desse
feminino-poderoso: o dengo.
“O dengo é a qualidade presente
em todos os gestos e movimentos da mulher: ´É dengo, é dengo, é dengo, meu
bem!/é dengo que a nega tem/tem dengo no remelexo, meu bem!/tem dengo no falar
também//-Quando se diz que no falar tem dengo/-tem dengo!tem dengo! tem dengo!
tem.../-quando se diz que no andar tem dengo/-tem dengo! Tem dengo! Tem
dengo!tem.../-quando se diz que no sorrir tem dengo(...)/-quando se diz que no
sambar tem dengo (...)´.”.
Em sua biografia sobre o avô
(Dorival Caymmi, Cancioneiro da Bahia, Stella Caymmi), o compositor mudus vivendi baiano: “Não sei de palavra tão bonito quanto
´dengo´. Dengo...Denguice...dengosa...Palavras que dizem muita coisa, que
definem, por vezes, a personalidade de uma mulher. O sol do Nordeste, aquele calor
das tarde pedindo rede e água de coco, pedindo cafuné e dando ao corpo certa
moleza gostosa, produz o dengo, que por vezes está apenas no quebranto de um
olhar, às vezes na modulação da voz terna, de súbito no gesto, como um convite.
Não sei definir certas mulheres senão pelo dengo que possuem”.
comenta a
singularidade do dengo, procurando relacioná-lo a um certo
Caymmi está entre a poética de
sons e imagens, quando se verifica a musicalidade e plasticidade em sua obra. É
considerado o músico mais imagético da música popular brasileira, como foi Di
Cavalcanti na pintura. Música e texto (e pintura) têm um poder imagético
impressionante: O mar soa mar, o sobrado soa sobrado, etc. Há diálogo entre a
imagem e o som. Ele é tradutor de sons e imagens do Brasil.
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