02 agosto 2013

Bairros de Salvador (10)




IMBUÍ


Rio das Pedras foi o primeiro condomínio do local com 11 prédios de 12 andares e 528 unidades habitacionais entregue em 1978, data de nascimento do Imbuí, as margens da Avenida Luiz Viana Filho, Paralela. Vertical em quase toda a sua extensão, o bairro possui mais de 220 prédios em 72 condomínios, ocupados por cerca de 40 mil habitantes. Nos primeiros anos o local era ocupado, principalmente, por trabalhadores do Pólo Petroquímico, depois isso foi mudando. O Rio das Pedras nasce na região do Cabula, corta a Paralela pelo Imbuí e desemboca na Boca do Rio. O primeiro dos 15 empreendimentos existentes no local, a maioria de classe média, foi o Centro Comercial do Imbuí, chamado carinhosamente de CCI pelos moradores. Hoje são cerca de 500 lojas distribuídas em mais de 600 atividades no complexo espalhado pela região. A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do local. Imbuí significa pequena fruta agreste, redonda e roxa. 

ITAIGARA

Situado na parte sudoeste de Salvador, o Itaigara é um dos bairros mais nobres da cidade e, por isso, também é um dos mais requintados por compradores de imóveis de alto padrão. Localizado entre a Pituba, Caminho das Árvores e a Avenida Antonio Carlos Magalhães (Iguatemi), o Itaigara é um dos bairros mais completos e charmosos da cidade. A região, que possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado da capital baiana, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Salvador, tem casas e apartamentos de alto padrão, praças, parques e áreas verdes preservadas, além de completa infra estrutura de serviços. Com com oito shoppings (Itaigara, Paseo, Max Center, Pituba Parque Center, Boulevard 161, Emporio Itaigara, Tropical Center e Shopping Cidade).

Inaugurado em dezembro de 1980, o Shopping Itaigara deu o impulso final para a consolidação de um novo bairro. Instalado numa época na qual esse tipo de empreendimento não era comum, hoje divide espaço com mais shoppings. Os grandes prédios hoje dominam a paisagem da área. Escola não falta no Itaigara, tem até faculdade. Entre os shoppings Itaigara e Max Center, uma pequena feira funciona oferecendo aos moradores cajus, pinhas, rambutãs entre outras frutas. O Parque Joventino Silva (Parque da Cidade) tem 750 mil m2 de espaço e foi criado em 1973, lugar de caminhada para adultos e brincadeiras para crianças. Por sua popularidade, foi o local escolhido para a colocação de uma estátua do filósofo Confúncio, doada pelo governo de Shandong, província chinesa, em 2004. A área do Parque Alto do Itaigara é uma das mais exclusivas da região e endereço de grandes empreendimentos.

ITAPUÃ

            Rica em cultura e histórias, o bairro de Itapuã é um dos ícones da Bahia. A estátua da sereia, esculpida por Mário Cravo Júnior, se transformou em referência na localidade. Seus coqueiros inspiraram poetas e fizeram sua fama. O Farol de Itapuã em sua simplicidade, pintado de vermelho e branco, traz um ar de cartão postal. Tem ainda a lendária Lagoa do Abaeté com sua água escura e ponto turístico da Bahia. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapoã, tão singela, faz vários
casamentos e é muito conhecida por ter freqüentadores criativos, exóticos, tipicamente baiano. Itapuã ainda tem lugar para uma vida tranqüila. A praça Vinícius de Morais tem o poeta em bronze em tamanho natural. Lá a Avenida Dorival Caymmi encheu-se de lojas de confecções, decorações de jardins, magazines de eletrodomésticos e pequenos negociantes. Na feira, banana, araçás e jambos fazem a delícia dos moradores. O bloco Male Debalê nasceu no bairro com inspiração nos antigos revoltosos que fiaram na história da Bahia.
 ______________________________________ 
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: