12 agosto 2013

Bairros de Salvador (17)

PERNAMBUÉS

Em tupi-guarani, quer dizer brejo. Herdou este nome por causa da sua geografia, que era cheia de pequenas lagoas. Densamente povoado, fica á margem da Avenida Tancredo Neves. Com 121 habitantes (incluindo o agregado Saramandaia) neste bairro encontram-se a tradição do Rosa Menina, um dos ternos de reis mais antigos, que se apresenta 68 anos na lapinha. O bairro tem várias lideranças comunitárias e organizações importantes. Tem também mais de 25 igrejas evangélicas e a católica São José Operário, e nove terreiros de candomblé. O comércio é movimentado.
 
No início sua geografia era cheia de pequenas lagoas. Por isso o nome, Pernambues, em tupi guarani, brejo. O bairro tem cerca de 286 hectares, 110 mil domicílios, 385 casas comerciais, sete escolas estaduais e seis municipais, dois postos policiais e uma companhia independente de Polícia Militar. E cerca de nove associações comunitárias. Rosa Menina é um dos ternos de reis mais antigos, que se apresenta mais de 70 anos na Lapinha. O bairro é carente de áreas de lazer. A construção do Shopping Salvador aumentou o valor dos alugueis..



PIATÃ

Além de ser uma das praias mais badaladas da cidade, as belas casas e condomínios fechados fizeram de Piatã o local ideal para quem deseja morar pertinho de mar e desfrutar de diversão. Além dos seus moradores, o bairro abriga os que são atraídos pelo comércio típico da beira-mar. É uma espécie de população flutuante. São pessoas, principalmente os barraqueiros, embora morem em outros locais da cidade, passam todo o dia por lá.

Piatã é uma das melhores praias de Salvador para a prática do surf. Sua extensa faixa de área verde com coqueiros e arbustos típicos da vegetação do Nordeste, formam um belo cenário. Além disso, o mar raramente se apresenta agitado no local. O Costa Verde Tennis Clube é um dos locais mais conhecidos no bairro. E o restaurante e casa de shows Santíssima Bahia substituiu o antigo Casquinha de Siri e tem capacidade para 600 pessoas.

 ----------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: