06 agosto 2013

Bairros de Salvador (12)



LOBATO


Local onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo no Brasil, em 21 de janeiro de 1939, período da campanha nacionalista do presidente da época, Getúlio Vargas, O Petróleo é Nosso. Uma referência é a Ponte São João. Com a estrutura em ferro fundido, liga Plataforma a Lobato. Com 461 metros, foi inaugurada em 1952.

LUIS ANSELMO

No princípio, era apenas uma via do Matatu de Brotas, mas, devido ao crescimento do número de residências nas encostas e outras ruas transversais à principal, ganhou o status de bairro. O bairro Luís Anselmo faz vizinhança com Matatu, Vila Laura e Cosme de Farias. É de fácil acesso, com subidas pelas avenidas Bonocô, Heitor Dias e muitas outras. O nome, Luís Anselmo é uma homenagem a um professor de medicina negro que lutou contra a escravidão. Na localidade existe o Terreiro Ilê Maroiá Láji, conhecido como casa de mãe Olga de Alaketo, foi tombado pelo Iphan em 2005 como patrimônio histórico nacional. Jorge Amado, Carybe e Maria Betânia frequentaram o lugar. Outra referência no bairro é a subestação da Companhia Hidro Elétrico do São Francisco (Chesf). O local é ponto de referência e importante distribuidora de energia para bairros de Salvador.

MONTE SERRAT

Adornada pela Praia da Boa Viagem e pela Pedra Furada (a primeira, dando vistas para a cidade em si; a segunda, para a Ilha de Itaparica), o Monte Serrat guarda jóias da arquitetura do século XVIII e tem um clima provinciano que se revela no cotidiano pacato dos moradores e pelo baixo fluxo de trânsito de veículos em suas ruas (batizadas com nomes de rios brasileiros).

A Igreja da Boa Viagem, no estilo barroco português, foi implantada por volta de 1712 (século 18) e todo dia de janeiro, sai a galeota da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A procissão marítima é uma tradição iniciada em dezembro de 1890.

Forte do Humaitá ou o conhecido Forte do Monte Serrat é o orgulho arquitetônico dos moradores da área, junto com o farol e a Igreja da Ponte de Humaitá. De lá, a vista da entrada da Baía de Todos os Santos é privilegiada, vendo-se, de um lado, Salvador, abaixo, a Praia da Boa Viagem; e do outro, a Ilha de Itaparica.

Um dos mais belos locais de toda a cidade é o casarão de aspecto colonial instalado de maneira imponente sobre a elevação em frente ao Forte do Monte Serrat. Trata-se da rede do Centro de Recursos Ambientais (CRA) e o Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Neama). A Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat e o mosteiro constituem conjunto de importância histórica e arquitetura da segunda metade do século 17.

MUSSURUNGA

O ar de interior do bairro é dado pelas construções de casas amplas. No inicio do bairro, segunda metade da década de 70, os habitantes era formado por funcionários públicos, professores e policiais. É la que fica a subestação de energia que teve o nome da localidade vizinha. A Subestação de Energia Elétrica São Cristóvão, começou a funcionar em 1981. A estação de transbordo que leva o nome do bairro é um dos pontos de referência de Mussurunga. Inaugurado em 2001, a estação conta com 24 linhas para diversos pontos da cidade. A estação serve para garantir uma certa economia para o bolso. Moradores de Mussurunga que vão nos ônibus que circulam no bairro em direção à estação não pagam o deslocamento de lá em outro ponto da cidade. Já o Centro Social Urbano abriga programas voltados para idosos, creche, atividades esportivas, culturais e um infocentro. Mesmo assim falta opções comerciais e de lazer.
---------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: