27 agosto 2012

Nos tempos líquidos o futuro pode morrer de sede (5)

As mortes causadas por doenças relacionadas à contaminação da água são 205 por hora em todo o mundo segundo a Organização Mundial de Saúde e isso poderia ser evitado com o cesso das populações à água potável, ao saneamento básico e ao tratamento das águas. Por ano, 1,8 milhão de crianças morrem de diarréia, 443 milhões faltam à escola por doenças causadas pelo consumo de água inadequada e metade da população dos países em desenvolvimento tem algum problema de saúde relacionado à qualidade da água. Esses números mostram claramente a insanidade da administração pública. O Brasil gasta 2,7 bilhões por ano para tratar de doenças transmitidas por água contaminada, 80% das consultas médicas realizadas pela rede pública e 65% das internações de todo o país estão relacionados – direta ou indiretamente – a essa contaminação. Enfermidades que vão desde gastrenterites até doenças que matam.

O ser humano pode ser contaminado – tanto individual como coletivamente – de três formas: pela ingestão da água imprópria, pelo contato com ela e pela picada de insetos que se desenvolvem em águas. A infecção por sua vez pode ocorrer por meio de bactérias, vírus e parasitas, metais, pesticidas, subproduto de desinfecção e toxinas produzidas por algas.

Como disse um especialista na área, ou nos comprometemos agora com uma ação coordenada para levar água potável e saneamento às pessoas pobres do mundo ou condenamos milhões de pessoas à vida de pobreza, às más condições de saúde e às oportunidades diminuídas, além de perpetuamos profundas desigualdades entre os países e no interior dos mesmos. Temos uma responsabilidade coletiva de sermos bem-sucedidos nesse desígnio.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No século 20, o consumo da água multiplicou-se por seis – duas vezes a taxa do crescimento da população mundial. Um total de 26 países sofre escassez crônica de água.
---------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: