10 abril 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (54)



1971 (EUA) - O MONSTRO DO PÂNTANO, criação de Lein Wein (argumento) e BernieWrightson. Surgiu numa pequena história em House of Secrets 92, numa aventura que se passava no início do século 20. Não por coincidência, o número mais vendido em toda a carreira da revista, aliás, o mais vendido de toda a DC daquele mêsabril de 1971. Em outubro de 1972, o Monstro ganhou título próprio, origem e sentido. O personagem fez tanto sucesso que os editores pediram para que seus criadores o trouxessem sãos dias atuais e o tornasse mais heroico. A inovadora união entre terror, crítica social e consciência ambiental fez do título Swamp Thing um sucesso instantâneo de crítica e público. Muito
se deveu ao intenso trabalho de pesquisa e à intrincada narrativa de Alan Moore nos anos 1980.


1972 (EUA) - ANIMAL CRACKERS (Os Bichos), de Rog Bollen (a partir de 1994, com a morte de Bollen, a tira passa a ser desenhada por seu assistente Fred Wagner).

1972 (BRASIL)O Clube da Editora Juvenil lança o boletim informativo NA ERA DOS QUADRINHOS, promove palestra e debate. E expõe Os Quadrinhos no Brasil, tendo como principais objetivos, mostrar o desenvolvimento da HQ no paíse sua consequente influência nos meios de comunicação de massa.


1972 (EUA)FRANK E ERNNEST, de Bob Thaves.

1972 (BRASIL)A Editora Primor lança A   Pererê em álbum de luxo.



1972 (EUA)A missão Apollo 16 teve início no dia 16 de abril, domingo, em Cabo Kennedy, na Flórida. CASPER, o nome escolhido pelos tripulantes da Apollo 16 para sua nave de comando, é um popular personagem de quadrinhos, um fantasminha pequeno, bondoso que se distingue por sua afabilidade: Gasparzinho.

1972 (EUA)SNOOPY VOLTOU PARA CASA, segundo longa metragem de Schulz para o cinema. Neste desenho surge o passarinho Woodstock que tornou-se companheiro inseparável.

1972 (EUA) - Aparece pela primeira vez o herói MOTOQUEIRO FANTASMA, de Roy Thomas,Gary Friedrich e Mike Ploog, pela Marvel, representativa combinação de super-heróis com horror (o personagem foi adaptado para o cinema em 2006 por Mark Steven Johnson).

1972 (EUA)O desenhista Robert Crumbmataseu personagem o Gato Fritz. A causa direta da morte foi o desenho animado. Crumb não perdoou o sucesso de Fritz nas telas, animado por Ralph Bakshi.

1972 (ITÁLIA)Capitão Marvel serve de inspiração da moda masculina italiana. A coleção de inverno de Valentini foi inspirada no super herói.

1972 (EUA)Joe Orlando cria a ORQUÍDEA NEGRA no número 428 da revista Adventure Comics, em agosto. Durante o tempo em que sobreviveu, a hábil mestra dos disfarces participou das histórias da Super Moça, apareceu nas páginas da revista Super Friends e foi integrante da antiga Legião dos Super Heróis, sempre sem passado, nem futuro, apenas com o presente.

1972 (ITÁLIA)Guido Crepax cria BIANCA. Em sua história se alternam a realidade objetiva, a realidade subjetiva, a realidade das suas recordações, assim como a realidade angustiada dos pesadelos. E ao final de 164 quadros plenos desinaise de sonhos, são necessários mais 37 quadros para oferecer ao leitor achave darealidade, antese darealidade, depois. É provavelmente a história mais completa jamais contada por Crepax.


1972 (NOVA GUINÉ)Aparece no semanário Wantok, distribuído pelas igrejas católicas e protestante, a primeira tira com uma aventura do Fantasma, de Lee Falk (Fanton, na língua dos japuas). A tiragem do semanário triplicou. Os analfabetos pediam aos letrados que lhes explicassem o que diziam os balõezinhos. O governo da Nova Guiné não demorou a pegar carona na fama do Fantasma, transformando-o em garoto-propaganda de campanhas institucionais. Graças aos conselhos do herói, muito japua passou a escovar os dentes e a comer amendoinspara ficar forte como o Fantasma.

1972 (BRASIL)O JUDOKA, personagem das HQs aparece no cinema na pele do ator Pedrinho Aguinaga.

1972 (EUA)O professor Charles Eastlack adota o texto da revista Mônica para o desenvolvimento da conversação de seus alunos, na Universidade de Wisconsin, EUA.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.


Nenhum comentário: