1971 (EUA)
- O MONSTRO
DO PÂNTANO,
criação de Lein
Wein (argumento) e
BernieWrightson. Surgiu numa
pequena história em
House of Secrets 92, numa
aventura que se passava no início do século 20. Não
por coincidência, o
número mais vendido em
toda a carreira da
revista, aliás, o
mais vendido de toda
a DC daquele mês
– abril de 1971.
Em outubro de 1972,
o Monstro ganhou título
próprio, origem e
sentido. O personagem fez tanto sucesso que os editores pediram para que
seus criadores o trouxessem sãos dias atuais e o tornasse mais heroico. A
inovadora união entre terror, crítica social e consciência ambiental fez do
título Swamp Thing um sucesso instantâneo de crítica e público. Muito
se deveu
ao intenso trabalho de pesquisa e à intrincada narrativa de Alan Moore nos anos
1980.
1972 (EUA)
- ANIMAL CRACKERS (Os Bichos), de
Rog Bollen (a partir
de 1994, com a
morte de Bollen, a
tira passa a ser
desenhada por seu
assistente Fred Wagner).
1972 (BRASIL)
– O Clube da Editora
Juvenil lança o
boletim informativo
NA ERA
DOS QUADRINHOS,
promove palestra e
debate. E expõe
Os Quadrinhos no Brasil,
tendo como principais
objetivos, mostrar o
desenvolvimento da HQ
no paíse sua
consequente influência
nos meios de comunicação
de massa.
1972 (EUA)
– FRANK E
ERNNEST, de Bob
Thaves.
1972 (BRASIL)
– A Editora Primor lança
A Pererê em
álbum de luxo.
1972 (EUA)
– A missão Apollo 16
teve início no dia
16 de abril, domingo,
em Cabo Kennedy, na
Flórida. CASPER,
o nome escolhido
pelos tripulantes da
Apollo 16 para sua
nave de comando, é
um popular personagem
de quadrinhos, um
fantasminha pequeno, bondoso
que se distingue
por sua afabilidade:
Gasparzinho.
1972 (EUA)
– SNOOPY VOLTOU
PARA CASA,
segundo longa metragem
de Schulz para o
cinema. Neste desenho
surge o passarinho
Woodstock que tornou-se
companheiro inseparável.
1972 (EUA)
- Aparece pela primeira
vez o herói MOTOQUEIRO FANTASMA,
de Roy Thomas,Gary Friedrich e Mike
Ploog, pela Marvel, representativa
combinação de super-heróis
com horror (o personagem
foi adaptado para o
cinema em 2006 por
Mark Steven Johnson).
1972 (EUA)
– O desenhista Robert Crumb
“mata” seu personagem
o Gato Fritz. A
causa direta da morte
foi o desenho animado.
Crumb não perdoou o
sucesso de Fritz
nas telas, animado por
Ralph Bakshi.
1972 (ITÁLIA)
– Capitão Marvel serve
de inspiração da moda
masculina italiana.
A coleção de inverno
de Valentini foi inspirada
no super herói.
1972 (EUA)
– Joe Orlando cria a
ORQUÍDEA NEGRA
no número 428 da
revista Adventure
Comics, em agosto.
Durante o tempo
em que sobreviveu,
a hábil mestra dos
disfarces participou
das histórias da Super
Moça, apareceu nas páginas
da revista Super Friends
e foi integrante
da antiga Legião dos
Super Heróis, sempre sem
passado, nem futuro,
apenas com o presente.
1972 (ITÁLIA)
– Guido Crepax cria
BIANCA. Em sua
história se alternam
a realidade objetiva,
a realidade subjetiva,
a realidade das suas
recordações, assim como
a realidade angustiada
dos pesadelos. E ao
final de 164 quadros
plenos de “sinais” e
de sonhos, são necessários
mais 37 quadros para
oferecer ao leitor
achave da “realidade,
antes” e da “realidade,
depois”. É provavelmente
a história mais completa
jamais contada por Crepax.
1972 (NOVA
GUINÉ) – Aparece no semanário
Wantok, distribuído
pelas igrejas católicas
e protestante, a
primeira tira com
uma aventura do Fantasma,
de Lee Falk (Fanton,
na língua dos japuas).
A tiragem do semanário
triplicou. Os analfabetos
pediam aos letrados que
lhes explicassem o
que diziam os balõezinhos.
O governo da Nova
Guiné não demorou a
pegar carona na fama
do Fantasma, transformando-o
em garoto-propaganda de
campanhas institucionais.
Graças aos conselhos
do herói, muito japua
passou a escovar os
dentes e a comer
amendoins “para ficar
forte como o Fantasma”.
1972 (BRASIL)
– O JUDOKA,
personagem das HQs
aparece no cinema
na pele do ator
Pedrinho Aguinaga.
1972 (EUA)
– O professor Charles Eastlack
adota o texto da
revista Mônica para
o desenvolvimento da
conversação de seus
alunos, na Universidade
de Wisconsin, EUA.
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