A segunda
fase de Gil, a da tropicalia, marca a descoberta do internacionalismo
cultural. Um bom exemplo é “Geleia Geral”, de Gil e Torquato
Neto. A música é uma mistura de citações literárias e musicais,
uma colcha de clichês ufanistas. Monta uma imagem do Brasil como um
paraíso tropical e depois desmonta. O caráter satírico da música
provém da construção da letra, do arranjo e da interpretação.
“Um
poeta desfolha a bandeira/e a manhã tropical se inicia/resplendente,
cadente, fagueira/num calor girassol com alegria/na geleia geral
brasileira/que o jornal do Brasil anuncia//Ê bumba iê iê boi/ano
que vem, mês que foi/Ê bumba iê iê iê/é a mesma dança, meu
boi//Ê bumba iê iê boi/ano que vem, mês que foi/Ê bumba iê iê
iê/é a mesma dança, meu boi//"A alegria é a prova dos
nove"/e a tristeza é teu Porto Seguro/minha terra é onde o Sol
é mais limpo/em Mangueira é onde o Samba é mais puro/Tumbadora na
selva-selvagem/Pindorama, país do futuro//Ê bumba iê iê boi/ano
que vem, mês que foi/Ê bunba iê iê iê/é a mesma dança, meu
boi//É a mesma dança na sala/no Canecão, na TV/e quem não dança
não fala/assiste a tudo e se cala/não vê no meio da sala/as
relíquias do Brasil/doce mulata malvada/um LP de Sinatra/maracujá,
mês de abril/santo barroco baiano/super poder de paisano/formiplac e
céu de anil/três destaques da Portela/carne seca na janela/alguém
que chora por mim/um carnaval de verdade/hospitaleira
amizade/brutalidade, jardim//Ê bumba iê iê boi/ano que vem, mês
que foi/Ê bumba iê iê iê/é a mesma dança, meu
boi(bis)//Plurialva, contente e brejeira/miss linda Brasil diz: "Bom
Dia" /e outra moça também, Carolina/da janela examina a
folia/salve o lindo pendão dos seus olhos/e a saúde que o olhar
irradia//Ê bumba iê iê boi/ano que vem, mês que foi/Ê bumba iê
iê iê/é a mesma dança, meu boi//Um poeta desfolha a bandeira/e eu
me sinto melhor colorido/pego um jato, viajo, arrebento/com o roteiro
do sexto sentido/faz do morro, pilão de concreto/Tropicália,
bananas ao vento//Ê bumba iê iê boi/ano que vem, mês que foi/Ê
bumba iê iê iê/é a mesma dança, meu boi” (Geléia Geral)
Outro
ponto marcante, a canção “Miserere Nobis”, de Gil e Capinam,
onde há referências históricas: à primeira missa no Brasil, e a
chegada dos baianos ao sul desenvolvido. Os baianos que desorganizam
a música brasileira no desejo de mudança. Também de Gil em
parceria com Capinam é “Soy Loco Por Ti, América”. A música
mostra a preocupação com a latino-americanidade no projeto
tropicalista, a fusão de ritmos e do entrelaçamento da letra, onde
português e castelhano passam um para o outro, como vasos
comunicantes.
“Soy
loco por ti, América,/yo voy traer una mujer playera/que su nombre
sea Marti,/que su nombre sea Marti/Soy loco por ti de amores tenga
como colores la espuma blanca de Latinoamérica/y el cielo como
bandera,/y el cielo como bandera/Soy loco por ti, América,/soy loco
por ti de amores/Sorriso de quase nuvem,/os rios, canções, o medo/O
corpo cheio de estrelas,/o corpo cheio de estrelas/Como se chama a
amante desse país sem nome, esse tango, esse rancho,//Esse povo,
dizei-me, arde/o fogo de conhecê-la,/o fogo de conhecê-la//Soy loco
por ti, América,/soy loco por ti de amores/El nombre del hombre
muerto ya no se puede decirlo,/quién sabe?/Antes que o dia
arrebente,/antes que o dia arrebente/El nombre del hombre muerto
antes que a/definitiva noite se espalhe em Latinoamérica/El nombre
del hombre es pueblo,/el nombre del hombre es pueblo//Soy loco por
ti, América,/soy loco por ti de amores/Espero a manhã que cante,/el
nombre del hombre muerto/Não sejam palavras tristes,/soy loco por ti
de amores/Um poema ainda existe com palmeiras,/com trincheiras,
canções de guerra/Quem sabe canções do mar, ai,/hasta te comover,
ai, hasta te comover//Soy loco por ti, América,/soy loco por ti de
amores/Estou aqui de passagem,/sei que adiante um dia vou morrer/De
susto, de bala ou vício,/de susto, de bala ou vício/Num precipício
de luzes entre saudades,/soluços, eu vou morrer de bruços/Nos
braços, nos olhos,/nos braços de uma mulher,/nos braços de uma
mulher/Mais apaixonado ainda dentro dos braços da
camponesa,/guerrilheira/Manequim, ai de mim, nos braços de quem me
queira,/nos braços de quem me queira//Soy loco por ti, América,/soy
loco por ti de amores” (Soy Loco Por Ti, América)
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