06 setembro 2011

Umas & Outras

* DROGAS: Roteirista da Maurício de Sousa Produções junto com técnicos do governo federal estão criando histórias. São quatro revistas: duas da Turma da Tina e duas da Turma da Monica Jovem que vão discutir o tema das drogas. O material será lançado pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas em 2012, com tiragem de 3,8 milhões de exemplares.


* PROSTITUIÇÃO: Com prefácio de Robert Crumb e elogios de Alan Moore e Neil Gaiman, a editora WMF Martins Fontes vai lançar em 2012 a graphic novel Paying for It: a comic strip memoir about being a polin, do canadense Chester Brown. Trata-se de um relato autobiográfico em defesa da prostituição, numa revolta contra a tirania do amor romântico.


* LANÇAMENTOS: Faces do Humor, de Paulo Ramos (Zarabatana Books), Cowboys & Aliens, de Scott Mitchel Rosenberg entre outros (Galera Record), Pequeno Pirata, de David B (Barba Negra/Leya), MSP Novos 50, coletânea e Daytripper, de Fabio Moon e Gabriel Bá (Panini) são alguns dos lançamentos na XV Bienal do Livro Rio que vai até o dia 11 de setembro, no Rio Centro (Barra da Tijuca).


* CARTUNS: Até o dia 16 de outubro está sendo exposto no Parque Engenho Central, Armazen 14 (cidade de Piracicaba, SP) a mostra com 50 cartuns do Irã (Piada de Iraniano) no 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Vale conferir o lado menos sisudo da antiga nação do Oriente Médio.


* FESTIVAL: De 06 a 09 de outubro está programado o I Festival Anual de Quadrinhos na Bahia com exposições, oficinas, peças infantis e estande de caricaturas ao vivo no Salvador Shopping. A organização está a cargo da Multi Planejamento Cultural que pretende trazer Mauricio de Sousa para abertura do evento.


* CD: "Toque dela", segundo álbum solo do ex-guitarrista e cantor do Los Hermanos, Marcelo Camelo já está nas lojas. As composições falam em noite, despedida e solidão. Das dez faixas do álbum, ele assina sozinho a composição de nove - a exceção é "Três dias", escrita a partir de uma ideia do amigo carioca e quadrinista André Dahmer. Marcelo Jeneci, revelação recente da MPB indie, também aparece nos créditos, tocando piano e acordeon em faixas como "Tudo que você quiser" e na ótima "Ôô", talvez a melhor surpresa do álbum. Já Mallu, que no disco anterior brilhava em um dueto com Marcelo em "Janta", desta vez volta discretíssima, fazendo coro só nos versos de "Vermelho". O trabalho de Camelo lembra o som da banda Beirute.


* DIGITAL: Para o americano Neal Gabler, há uma falta de ideias novas em nossa era digital. “Vivemos numa era pós-Iluminismo na qual racionalidade, ciência, argumento lógico e debate perderam a batalha em muitos setores e, talvez, até na sociedade em geral, para superstição, opinião e ortodoxia”.


* PROVA: Resultado da Prova ABC: cerca de 44% dos alunos do terceiro grau não têm conhecimentos necessários em leitura; 46%, em escrita; 57% em matemática. Ou seja, metade dessas crianças não lê um texto simples com o devido entendimento, não sabe escrevê-lo e não domina as operações aritméticas de soma e subtração.


* JUDEU: O historiador israelense Shlomo Sand defende que povo judeu é uma invenção do sionismo para conquistar soberania territorial. Seus motivos estão expostos em "A Invenção do Povo Judeu". Best-seller em Israel, traduzido para 21 idiomas e incensado pelo historiador Eric Hobsbawm, o livro chega agora ao Brasil (Benvirá).


* QUADRINHOS: As inscrições para o 24 Horas de Quadrinhos 2011 já estão abertas! Também já é possível enviar a sua tirinha para o Muro de Tiras que acontece junto ao desafio. E fiquem ligados porque este ano o convidado especial durante o evento é Rafael Coutinho. Para se inscrever acesse: www.rvculturaearte.com. Leia o regulamento e espere a confirmação. Quem participa pode ganhar brindes das editoras parceiras e quem termina o desafio concorre a um Kit de HQs!

--------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

Nenhum comentário: