Em 1994 ele lançou a série policial Sin
City publicada também pela Dark Horse. Assim como
Liberdade, Sin City segue
essa linha pessimista. Mostra uma América invadida pela violência e mergulhada
em sangue. A arte é toda em preto-e-branco – mais preto do que branco -, o que
dá um visual noir e, consequentemente, sombrio ao ambiente.
Ambientado num simulacro de Los Angeles,
entre palmeiras de Malibu, Mustangs e prostituta, o detetive Dwight fotografa
flagrantes extraconjugais para agilizar casos de divorcios milionários, Dwight
salva a prostituta de ser assassinada. Miller escreveu, desenhou, fez a capa e
as onomatopeias, um trabalho que ele tinha explorado bem na sua primeira
intervenção no personagem O Demolidor.
Sin City foi também a pedra de toque da
editora de quadrinhos que Frank Miller e John Byrne lançaram, a Legend. O
cuidado com a edição, quase artesanal, é algo inédito no mundo fugal das HQs.
Em 1998 ele publicou a minissérie Os 300
de Esparta onde narra um episódio ocorrido em 480 a.C., quando legiões persas
invadiram a Grécia. Uma guarda de 300 homens, liderada por Leônidas, resiste ao
ataque bravamente. Sucesso
entre a crítica, sendo premiada em três categorias do Eisner Awards (o Oscar
dos quadrinhos dos EUA): melhor série limitada, melhor colorista (Lynn Varley)
e melhor roteirista-artista (Frank Miller).
A história é contada sob o ponto de
vista do rei Leônidas. Miller utiliza uma técnica similar à de Sin City,
realizando um grande trabalho de luz e sombras que destacam não só as reações
de cada personagem, como garantem a emotividade da cena. 300 é uma graphic
novel de força e consegue prender o leitor tanto através de suas imagens
precisas quanto de sua bem construída narrativa.
Baseado em O Cavaleiro das Trevas
Retorna, do Frank Miller, Batman – Cavaleiro das Trevas: A
Última Cruzada, é
uma história fechada de como o Robin, Jason Todd, foi parar nas mãos do
Coringa. Além de Todd, a HQ também conta com a participação da Mulher-Gato
(Selina Kyle), da Hera Venenosa e do Crocodilo.
Entre os acontecimentos da história
estão: a volta do Coringa para o Asilo Arkham (sim, pela enésima vez), após ser
capturado pelo Batman e pelo Robin; vários ricaços de Gotham City sendo
atraídos pela Hera Venenosa; o Coringa fugindo, mais uma vez, do Asilo Arkham,
daquele jeito que só nós conhecemos; a porrada do Crocodilo no Batman; e, por
último, a síndrome do aprendiz, que já vou explicar, do Robin. Miller e
Azzarello voltam para contar o motivo da aposentaria como Batman, a fim de nos
mostrar a sua chegada no fim do poço. Lançado em 2016, a graphic novel é
roteirizada pela mesma dupla de Cavaleiro das Trevas III (Miller e o talentoso
Brian Azzarello) e ilustrada por John Romita Jr.
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