09 novembro 2016

Gerações X, Y e Z. Aonde está você? (02)



Geração X - São jovens que nasceram entre 1961 e 1971. Para ela há diferentes definições de
liderança, lealdade e incentivos de reconhecimento, como por exemplo trabalhar não é prioridade número 1 na sua vida. A Geração X, popularmente abreviada como Gen X é a geração de pessoas nascidas após o Baby boom pós-Segunda Guerra Mundial. É considerada uma "geração perdida", pois encontrou um mundo com uma visão menos idealista e mais realista da sociedade. Segundo Janelle Wilson, socióloga americana e autora de um dos mais completos estudos sobre os adolescentes, esta geração é considerada mais cínica comparada a dos Baby Boomers, pois cresceu com uma nova realidade social. Muitos eram filhos de pais separados, viviam em casa em que

homem e mulher trabalhavam fora. Assistiram ao início da decadência dos antigos padrões sociais e não tinha medo de jogá-los para o alto. Além disso tiveram contato com as novas tecnologias. A maioria nasceu depois da chegada do homem à Lua (1969), viu surgir o videocassete e o computador pessoal.


Geração Y - Também referida como Geração Millennium ou Geração da Internet se refere à corte dos nascidos após 1972, sendo sucedida pela Geração Z. Esta geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram de presentes, atenções e atividades (fomentando a sua auto-estima), de seus filhos. Estes cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores. São consideradas rude, rebelde, exigente e impacientes. Esta geração foi considerado muito ambicioso, e motivado, mas directionless. Esta geração viu a introdução da MTV, o aumento dos meios de comunicação e tecnologia da Web. Esse grupo é formado por aqueles jovens aos quais pedimos ajuda para fazer funcionar qualquer aparelho eletrônico existente em nossa casa.

Geração Z - São pessoas que nasceram depois de 1983 e pela tecnologia, em seguida, foi prejudicial
ao mundo. A geração Z é também chamada de geração silenciosa, iGeneration, calma geração e a geração líquida. Eles têm vários outros nomes com base nas suas qualidades. Hoje, a geração Z torna-se por quase 18 por cento da população do mundo. Para a geração Z, informática e tecnologias da Internet é o lugar comum. Todas as suas comunicações tem lugar na internet e elas revelam muito pouca comunicação verbal e habilidades.

A maioria de seus anos formativos estão sendo gastos na World Wide Web. Eles são usados para instantâneas ação e satisfação devido à internet tecnologia. Essa geração possui o talento e a habilidade do mundo dos botões, a tal ponto de nos remeter à pré-história da tecnologia, diante das dificuldades que nós, membros das outras gerações, encontramos no trato com a aparelhagem eletrônica. Essa é a geração do momento, preocupada com a tecnologia e a ecologia, com múltiplos
interesses, procurando viver em um mundo instantâneo. Cabe destacar, ainda, a linguagem direta e franca que os acompanha.

Dentro da Geração Z há o Boomerang Geração, também conhecida como a Geração "Porquê" e descreve as pessoas, após um breve período de vida na sua própria (ou frequentando colégio, tendo até um posto de trabalho), normalmente prefere voltar para casa de seus pais, tendo o cuidado de continuar com a sua própria vida social e profissional.

Se acharmos isso complexo demais, esperemos pela geração F.

Nenhum comentário: