07 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (20)


1972 (EUA) – Laboratório Submarino (Sealab 2020). Desenho produzido pelos estúdios Hanna Barbera e exibido pela NBC. No ano de 2020, no fundo do mar em uma montanha submarina, 250 pessoas vivem em um ambiente hostil que talvez encerre o destino de amanhã. 

Todos os dias os oceanautas encontram novos desafios a medida que constroem suas cidades embaixo do mar. Capitão Mike Murphy, Dr. Paul Williams, Ed, hal, Gail e Bobby integram esse Laboratório Submarino.

1972 (EUA) – Charlie Chan - Desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1972 e teve 16 episódios. Baseado nas histórias famosas do detetive chinês Charlie Chan.

1972 (EUA) – Papai Sabe Nada - Desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1972 e teve 48 episódios. O cotidiano de uma família moderna, não muito diferente das famílias da época. 

Todos os problemas e confusões que faziam parte do dia a dia desta família. Baseado no seriado estadunidense de TV "All in the family".
Índice

1973 (EUA) - Jeannie é um Gênio - Versão em desenho
animado com 16 episódios, produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera. Mas, as tramas do desenho eram muito diferentes da série original, mostrando aventuras adolescentes de dois amigos. Jeannie não pisca para fazer mágica, mas sim, mexe seu rabo-de-cavalo. Há também um novo personagem chamado Babu, que é um gorducho e atrapalhado aprendiz de gênio que está sempre com Jeannie.

1972 (EUA) – Os Muzzarellas (The Roman Holidays). Dos estudios de Hanna Barbera, exibido pela NBC, Os Muzzarellas é uma divertida família da Roma Antiga. Série animada de meia hora de duração, ambientada na Roma Antiga que retratava a vida moderna dos dias de hoje. Os carros eram enormes bigas puxadas por cavalos, o jornal diário era um papiro enroladinho e o relógio de pulso era uma pequena ampulheta de areia. Zecas era um pai de família de classe média, seu maior problema era o seu senhorio, Sr Chatus que morava no mesmo edifício Vênus de Milo e sempre o ameaçava de despejo. Um dos motivos era que sua filha mimada, Esnóbia era alergia a leões, e Zecas tinha um, o Brutus, leão enorme e engraçado que não passava de um grande covarde. Laura, esposa de Zecas, cuidava dos afazeres domésticos e Joças, filho mais velho, era um garotão hippie romano que só falava gírias (da época) e namorava a gatinha mais paquerada da escola, Ruvias. Precócia, como o próprio nome já diz, era precoce e inteligente, achava solução para tudo que parecia impossível. Sr. Gambázius era o patrão de Zecas,
considerado o rei do mármore, dono da Construtora Fórum. O casal Hermnan e Henrietta é amigo da família.

1973 (EUA) – A Família Addams (The Addams Family). Uma família esquisita formada por Gomez, Mortícia, Tio Chico, Vandinha, Feioso, Tropeço, Vovó, a lula gigante Oito e Mãozinha.

1973 (EUA) – Chispinha (Speed Buggy)  estreou no dia 8 de setembro de 1973 na emissora americana  CBS e logo se tornou mais um daqueles clássicos animados do estúdio sobre jovens adolescentes. 

O espetáculo de animação, com meia hora de duração, usava a antropomorfização do buggy se baseando no sucesso do fusquinha Herbie em Se Meu Fusca Falasse.
O estúdio voltou a criar carros antropomórficos em Carangos e Motocas. Apesar de não ter um cachorro falante, e sim um carro, o desenho tem muito de Scooby-Doo, inclusive a semelhança física entre o personagem Titi (Tinker), motorista do Chispinha,  e Salsicha é muito grande.

Speed Buggy teve apenas 16 episódios produzidos, mas que alavancaram a audiência aos sábados de manhã nos Estados Unidos quando estreou. Apesar de não ter alcançado um esmagador sucesso de merchandising, ainda ganhou uma adaptação em quadrinhos, mas não em título próprio, tendo que dividir as revistas com outros títulos da Hanna-Barbera. Esteve em nove edições de julho 1975 a novembro de 1976.

1973 (EUA) - Snoopy (Peanuts. Charlie Brown & The Snoopy Show). Uma turma de garotos e garotas, cada um com uma personalidade bem marcante vivendo seu dia adia e aprendendo a lidar com os problemas da vida. Os protagonistas desse desenhos são o garoto Charlie Brown (Minduim para os íntimos) e seu genioso beagle, o cachorro Snoopy. 

Para Charlie as coisas sempre são mais difíceis, enquanto seu cachorro faz questão de se exibir fazendo mil peripécias. Linus é o melhor amigo de Brown, que não larga seu cobertor azul por nada, sua irmã Lucy, sempre mandona, implicante e pronta a humilhar o pobre Minduim. Schroeder está sempre a tocar seu piano e adora Beethoven, Patty Pimentinha tem um jeito de menino mas uma queda pelo Charlie, e sua fiel amiga Marcie que sempre a chamava por “meu”, ou Sally, irmã de Brown perdidamente apaixonada pelo Linus, além do passarinho amarelo que está sempre junto ao Snoopy, o Woodstock. 

1973 (EUA) – Goober e os Caçadores de Fantasmas (Goober and the Ghost Chasers). Desenho
ambientado numa casa antiga e ccheia de teias de aranha. Uma grande porta de madeira se abre vagorosamente, e um grupo de repórteres acompanhado por um cachorro azul (Goober, o cão invisível), surgem com os olhos assustados. Sons estranhos na sala. Passos sobre o chão de madeira que pode ser de alguém ou de alguma coisa com uma perna só. Lá vem um fantasma....

1973 (EUA) – Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sun Dance Kids). Butch Cassidy e os Sundance Kids era uma banda de rock formada por agentes secretos comandada pelo Senhor Sócrates, um fantástico computador que tinha uma característica que nenhum outro tinha: era alérgico a cães. Em cada episódio, eles estavam em uma parte do mundo fazendo seus shows e capturando os
mais perigosos contrabandistas, espiões, falsários, ladrões de joias e muitos outros tipos de bandidos. Bem no estilo 007, o vocalista Butch Cassidy entre autógrafos, gritos e desmaios das fãs, através de um anel que usava, recebia instruções e pistas do Senhor Sócrates.

Usando seu charme, sempre conquistava as mocinhas envolvidas no caso, conseguindo assim se infiltrar no meio dos bandidos e resolvendo as mais difíceis missões secretas. Merilee era uma loura inteligente e esperta que usava sua beleza e charme em cima dos bandidos, conseguindo informações valiosas sobre o caso a ser resolvido. A moreninha Steph tinha função de manter alguns elementos suspeitos distraídos, enquanto Butch e Merilee  chegavam ao chefe do crime.

Wally é o baterista da banda e Elvis é o cão esperto. Toda vez que a turma entrava na fabulosa sala do Senhor Sócrates, através de uma esteira rolante, Elvis ficava do lado de fora, mas conseguia colocar o nariz na sala e fazer com o gigantesco computador espirrasse e ficasse furioso. Sua gargalhada de satisfação era o ponto alto do desenho. A banda Butch Cassidy e os Sundance Jids, bem ao estilo Josie e as Gatinhas, cantava baladinhas pop rock. Muitas vezes no meio do show, eles tinham que parar porque o abnel de Butch tocava bip bip bip. E lá iam eles para Londres, Paris, Turquia, Havaí....


Nenhum comentário: