19 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (26)



1986 (JAPÃO) – Dragon Ball. É a primeira da trilogia (Dragon Ball, Dragon Z e Dragon Ball GT)
criada por Akira Toriyamo. Dragon Ball possui 153 episódios, cada qual com 25 minutos de duração. Goku é um garoto que mora sozinho num lugar distinto, ele é extremamente forte e tem um rabo. Sua vida começa a mudar quando ele conhece a garota Bulma que está a procura das Dragon Balls, sete esferas mágicas que, quando reunidas, conseguem convocar um poderoso deus dragão chamado Shenlong. Esse deus é capaz de realizar qualquer desejo da pessoa que reunir as esferas. A garota convence Goku para uma grande aventura pelo mundo em busca das esferas. Os personagens da série evoluem e crescem. Em Dragon Ball, Goku aparece ainda criança e pode-se ver todo o seu desenvolvimento até quando ele se casa com Chi-Chi. Já em Dragon Ball Z acompanhamos o crescimento dos filhos de Goku e o casamento deles. Finalmente, em Dragon Bakll GT, o nosso herói morre.

O personagem principal é Zero, um menino criado nas montanhas – isolado do mundo civilizado – por seu avô, que lhe ensinou, entre outras coisas, um “pouquinho de caratê”. Ele tem algumas particularidades: um rabo, um bastão energético que muda de tamanho e que ele manuseia com incrível habilidade e uma nuvem voadora que só obedece a quem é verdadeiramente honesto. O enredo é cíclico, o que explica a continuidade da série. Quando reunidas, sete bolas mágicas trazem ao mundo um dragão sagrado, que realiza um desejo de quem conseguiu o feito – e depois elas se espalham aos quatro ventos novamente, dando início a uma nova caçada. Em 1989, a série mudou de seu estilo bem-humorado e cartunizado para um traço mais realista e adulto, quando Zero passa a ser um adolescente. Dragon Ball Z (foram 291 episódios), como passou a ser chamado, tem ainda mais ação e viol6encia. Dragon Ball virou fenômeno tão grande que transformou sua produtora, a Toei Animation, na terceira maior empresa do gênero no mundo, crescendo ao lado da Bandai, responsável pelo licenciamento de brinquedos e afins.

Estreou na TV Fuji. A série produzida pela Toei Company fez grande sucesso. Criado para revista em quadrinhos por Akira Toriyami, Dragon Ball conta as aventuras de Gokku, um saya-jin natural do planeta Saiya, que procura as Sete boas do Dragão. Conta a lenda que quando as sete bolas estivessem unidas, o deus Dragão apareceria e concederia um desejo para quem tivesse encontrado as bolas. Após a realização, as bolas seriam separadas e espalhadas pelo mundo e uma nova procura por elas se iniciaria. Mas antes da caça às bolas, Gokku teria de aprender a usar seus poderes. Para tanto ele se isola na selva, onde deverá crescer primeiro em espírito, para então crescer fisicamente. Gokku ganha uma aliada em suas aventuras: a garota Bruma. Essa primeira fase de Dragon Ball encerrada em 12 de abril de 1989 contou com 166 episódios. No dia 19 estreou Dragon Ball Z, que consagrou definitivamente o desenho. Com um pouco mais de humor, a fase Z mostra o espírito de Gokken (ele morreu e virou anjo) observando as aventuras do seu filho Gohan com outros personagens que aparecem no desenrolar das histórias. A fase Z conta com mais de 260 capítulos.
   
1987 (EUA) – Os Simpsons. Nasceu como uma série de vinhetas de 30 segundos para o programa de
variedades “The Tracey Ullman Show”, exibido pela recém-inaugurada Fox Network. As vinhetas viraram um objeto de culto e levaram a um especial de Natal em 1989. A série estreou em seguida, no dia 14 de janeiro de 1990, tornando-se o primeiro desenho animado a ocupar o horário nobre desde Os Flintstones em 1966. Os Simpsons virou um ícone da cultura pop americana ironizando justamente a cultura pop americana e transformou a Fox numa das maiores redes de televisão dos Estados Unidos e abriu as portas do horário nobre da TV para uma geração de novos desenhos, geralmente sobre personagens disfuncionais como Beavis e Butthead, South Park, King of the Hill, Family Guy e The PJs.

Os Simpsons, em termos de estrutura, segue uma fórmula de “sitcom” quase tão velha quanto a
própria televisão. O programa conta a história de uma família formada por Homer, o patriarca idiota, viciado em TV, cerveja e donuts; Marge, a mãe passiva, resignada com a vida doméstica; Bart, o filho travesso, que só se mete em confusões; Lisa, a filha prodígio, que toca saxofone e não come carne; e Maggie, o bebê adorável que, mesmo sem falar nada, parece mais são que todos os outros.

Ao redor deles giram coadjuvantes como o ranzinza sr. Burns, dono da usina nuclear onde trabalha Homer; as solteironas Patty e Selva, irmãs de Marge; o indiano Apu, dono de uma loja de conveniência; o vizinho religioso Ned Flanders; o palhaço sem graça Krusty; entre outros. Todos se cruzam em uma pequena cidade americana chamada Springfield – uma das muitas ironias do programa, já que existem dezenas de Springfields nos Estados Unidos. No começo da série, o enfoque recaía sobre Bart. Aops poucos, porém, ele foi mudando para Homer, com a aceitação do desenho pelos adultos.


O sucesso de Os Simpsons pode ser creditado à qualidade de seus roteiros, e um dos charmes do desenho ao longo destes anos tem sido as várias participações de convidados especiais, entre eles Elizabeth Taylor, Michael Jackson, Kim Basinger, Alec Baldwin, os três Beatles sobreviventes, os integrantes do U2, o astronauta Edwin Aldrin, o paleontologista Stephen Jay Gould, o pintor Jasper Johns, o físico Stephen Hawking, entre outros.

O criador da série é o cartunista Matt Groening. Com sua mistura de sátira sofisticada e humor popular, o desenho conseguiu conquistar ao mesmo tempo um público de massa, com uma média de 8 milhões de espectadores por episódio nos EUA, e intelectuais de prestígio, como o físico Stephen Hawking, o paleontólogo Stephen Jay Gould, o cineasta Stanley Kubrick e o poeta Robert Pinsky. Considerado pelo Time o melhor programa da historiada TV, Os Simpsons tornou-se o desenho animado que ficou mais tempo em exibição no horário nobre nos Estados Unidos – e também é a sitcom (ou comédia de situação) mais longeva no ar atualmente 

Nenhum comentário: