14 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (24)


1979 (EUA) – Super Globetters - Desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1979 e teve
13 episódios. O desenho mostra a vida dos Harlem Globetrotters, um time de basquete formado por jogadores com super poderes, que enfrentam times de super vilões, na quadra de basquete, sendo que o jogo sempre vale algo importante. 

Os cinco jogadores entram em seus armários e no meio do jogo, saem com super poderes. Sempre começam o jogo com grande desvantagem, mas com os super poderes, ganham o jogo. Recebem a missão de um satélite contra o crime.

1979 (EUA) – Novas Aventuras de Flash Gordon (The New Animated Adventures of Flash Gordon). A Filmation produziu 32 episódios no período de 1979 a 1981.

1979 (EUA) – A Coisa - Um dos personagens mais conhecidos da Marvel e a Hanna-Barbera, que já havia produzido um desenho do Quarteto Fantástico, acabou trazendo o Homem de Pedra num desenho solo, em 1979, no qual a história do personagem é muito diferente da original contada acima.  

 A animação que estreou no dia 22 de setembro de 1979, na rede ABC como parte do desenho Fred e Barney Encontram A Coisa, tinha histórias ingênuas e colocava o poderoso herói da Marvel Comics contra vilões nem tão poderosos assim.

1979 (EUA) – Os Fabulosos Superamigos (The Word’s Greatest Superfriends). Os estúdios Hanna Barbera produzem 23 episódios da série que durou até 1980. 1979 (EUA) – As Novas Aventuras de Flash Gordon (The New Animated Adventure of Flash Gordon). A Filmation produziu 36 episódios que duraram até 1981.


1979 (JAPÃO) – Gundam (Móbile Suit Gundan ou no Japão Kidou Sensh Gundan). A luta de soldados robôs em combate estelares. O sucesso levou o desenho para o cinema. Quatro anos depois é produzido Gundam Z (Zeta). 

A série seguinte foi Gundam ZZ (Doublé Zet). O épico animado dos soldados robôs ressurgiria nos anos 90 com Victory Gundam, G-Gundam e Crossball Gundam. Gundam não surgiu nos mangas. As séries foram lançados diretamente para TV, cinema e vídeo e foi nesses veículos que se consagraram.
 
1981 (EUA) – Os Smurfs (The Smurfs). Há muitos e muitos anos no coração da floresta, havia uma vila
escondida onde moravam minúsculas criaturas. Chamavam-se a si mesmo de Smufs.

Papai Smurf, Smurf Joca, Gênio, Harmonia, Ranzinza, Smurfet, Vaidoso e Robusto. Mas existia também Gargamel, um feiticeiro perverso.

1981 (JAPÃO) – Dr. Slump. Surgiu em 1980 no mangá Shonen Jump, criação de Akira Toriyama. Devido ao sucesso, virou anime e foi exibido entre 19811 e 1986. Conta a história de Vila Pinguin e seus habitantes, com ênfase em Arale, um andróide e Sembe Norimaki, criador dele e de outros seres bizarros.

1982 (EUA) – Don Drácula. História do
atrapalhado senhor das trevas, o vampiro Don Drácula, que tentava, de todas as formas, sugar o sangue de alguma garotinha, mas acabava sempre rachando os caninos no pescocinho de uma manequim de plástico de vitrine.

Na série existia a esperta filha do vampiro, Sangria, o caçador de vampiros professor Rip von Helsing e a noiva de Don Dracula, a gorducha Blonda. Foram produzidos oito episódios.

1982 (EUA) – Pac Man - Série animada americana realizada por
Hanna-Barbera. É estrelada pelo personagem de videogames Pac-Man, que vive aventuras ao lado de sua esposa Ms. Pac-Man e seu filho Pac-Man Jr, lutando contra seus eternos inimigos, os Monstros-Fantasmas Clyde, Blinky, Inky, Pinky e Sue, liderados pelo perverso Mezmeron, que tem como único objetivo descobrir e se apoderar da floresta secreta de pílulas de força, a fonte de energia de Pac-Man e seu povo.

1982 (JAPÃO) – Macross. Em 03 de outubro foi exibido o primeiro capítulo da série Macross. Contava a história de uma enorme nave alienígena que caia na Terra. Temendo uma invasão, os governos da Terra unem-se e forma uma força única de defesa, a U.N.Spacy. Dez anos depois, surgem os Zentraeds caçando a nave desaparecida, e crescem o olho sob a Terra. Assim começou a saga com batalhas emocionantes. Nos Estados Unidos a série foi rebatizada de Robotech . Durou 36 episódios. No Brasil apareceu primeiramente em vídeo em 1988, depois exibido pela Manchete.


Nenhum comentário: