20 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (27)



1987 (JAPÃO) – Zillion. O Planeta Mariz é considerado uma segunda Terra, onde vive uma grande
colônia de seres humanos. A paz dura até o ano 2.387, quando os invasores do império Noza iniciam seu violento ataque e os humanos não têm como enfrentá-lo. A situação muda quando três pistolas de origem desconhecida são encontradas em Mariz. Com um poderoso raio vermelho de desintegração, as pistolas recebem o nome de Zillum e são confiadas a três agentes de elite que deverão destruir a ameaça Noza.

A Tatsunoko Productions reuniu um time de primeira com Tsunehisa Ithoh (criação e roteiro), Jun Irie (música) e Mizuho Nishikubo (direção geral). Assim nasceu a série Akai Koudan-Zillion (ou Projétil de Luz Vermelha- Zillion) com as aventuras do esquadrão White Nuts, que é liderado pelo chefe Gordon. Zillion estreou na teve japonesa em 12 de abril de 1987, na TV Nihon e terminou em 13/12/87, com a derrota dos Nozas. Num total de 35 episódios. Apesar do sucesso, Zillion durou pouco devido a problema entre a Tatsunoko e a Sega. Afinal, Zillion foi planejada apenas para promover brinquedos e games da Sega (as pistolas que podiam ser usadas para fazer um tipo de paintball eletrônico). No Brasil a série foi exibida na Globo e na Gazeta.

Tudo acontece em Maris, espécie de Terra 2, que é atacada pelo Império Noza. Para a salvação do planeta surgem três pistolas especiais capazes de matar os invasores. Para usa-las é formada a equipe de elite White Night, com três dos melhores atiradores do planeta: Champ, o bonitão; Apple, a menina de voz grossa, e J.J. um cara safado que entrou nessa por engano. Foram 35 episódios produzidos.
 
1988 (JAPÃO) – Samurai Troopers. A produtora Sunrise lançou na tevê a série Yoroiden Samurai Troopers. A estreia foi no dia 30 de abril e durou até 04 de março de 1989. O ambiente é no Japão medieval onde cinco garotos recebem armaduras de Samurai da mitologia nipônica, banidas pelos deuses antigos, Durante o regime de Shogundado, e agora seus “espíritos” retornaram para limpar sua honra. Os garotos começam a lutar contra as forças das trevas. Ryu Sanado é o líder e sua armadura representa o fogo. As outras armaduras representam a água, o ouro, a luz e o céu.

1989 (JAPÃO) – Kojiro (Fuma no Kojiro). Após o sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, Massami Kurumada não teve a mesma inspiração ao criar Fuma no Kojiro, desenhado por Shingo Araki. Mostra a disputa entre o clã do herói, a família Fuma, contra o clã Yasha. O que está em jogo é uma espada mágica com poderes místicos.

1989 (JAPÃO) – Shurato. Produzido pela Tatsunoko, o desenho foi levado ao ar em 06 de abril de 89 e ficou no ar até o dia 18 de janeiro de 1990. Inspirado nos Cavaleiros do Zodíaco, Shurato e seu amigo Gai (com quem treinou durante a
infância), se enfrentam numa competição de artes marciais. De repente os dois são tragados para outro mundo por uma deusa. Quando Shurato desperta, está acompanhada por um garotinho que recebeu uma estatua de metal em forma de leão, que se transformará em armadura. Gai foi tragado pelo lado das trevas e se transformou no escravo do demoníaco Shiva, o vilão da história. Shurato passa a série inteira tentando trazer seu amigo Gai para o lado da justiça e do bem.

1989 (EUA) – The Ren & Stimpy Show. Criado pelo animador
canadense Jim Kricfaluse, dono dos estúdios Spumco. Foram 19 episódios na primeira temporada. Em seguida, a Nickelodeon (TV a cabo americana especialmente em produção infantil) começou a produzir os desenhos da série. Ren Holk é um chiuahua magricelo e seu amigo o gato gordo e babão Stimpy, campeão mundial de puns e arrotos mais barulhentos. Tem ainda o Rei da Torrada em Pó. Devido ao sucesso ganhou um gibi próprio e um videogamne. No Brasil, Ren & Stimp são atrações no Multishow, tevê por assinatura.

Nenhum comentário: