2001 (EUA) – Liga da Justiça
(Justice League: The Animated Series). A Warner produziu 26
episódios. A Liga
da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criada pela editora
americana DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de
super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se:
Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha (Supermulher em Portugal tal como
aconteceu no Brasil até 1976) , Lanterna Verde, Mulher Gavião, Flash e Caçador
de Marte, também conhecidos como os "Sete Magníficos".
Apesar dessa formação ser a mais
conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais
como a Satélite da Liga da Justiça, a Liga da Justiça Internacional, Cloudy
Evolution, Força-Tarefa da Liga da Justiça e Liga da Justiça Elite.
2002 (EUA) – Samurai
Jack. No passado longínquo, no Japão, um terrível bruxo foi banido para as
trevas pelo jovem imperador, com a ajuda de uma espada mágica forjada por três
magos. Muitos tempo depois, o terrível vilão está de volta. Desta vez, o
imperador, já um homem de idade, não tem tempo de pegar a espada para enfrentar
o inimigo. Abu derrota todo o exército, e tem início seu reinado de tirania.
Mas resta uma esperança: o jovem filho do imperador, ainda criança, parte para
terras distantes, enquanto sua mãe foge, de posse da espada. O jovem passa por
uma incrível sequência de treinamentos e torna-se um mestre. Já adulto, e uma
vez pronto, encontra-se com sua mãe num templo, e recebe a espada para
enfrentar Abu. No confronto, mostra-se superior ao inimigo que, utilizando-se
de feitiçaria, envia o valente samurai para o futuro sombrio. Agora, Jack vai
cruzar com seres estranhos e terá que enfrentar alienígenas, mutantes e toda
sorte de inimigos, principalmente Abu, que volta a encontrar seu nêmesis e quer
destruí-lo, a qualquer custo. Tem inicio a saga.
Desenho criado por Genndy
Tartakovsky, responsável por O Laboratório de Dexter, pelo qual recebeu
diversos prêmios. O elemento-chave de Samurai Jack é sua intensa ação
estilizada, mas o desenho também terá uma veia de humor. A estréia foi dia 06
de setembro no Cartoon Network.
A série produzida no
Cartoon Network Studios para o Cartoon Network. As sequências de ação de
Samurai Jack são acompanhadas por músicas, roteiros cinematográficos e cenários
estilizados, a fim de dar um complemento à trama e proporcionar ao desenho um
determinado clima e atmosfera, ou seja, uma personalidade.
2002 (EUA) – Esquadrão
do Tempo. Ficção científica ambientada no ano 100 milhões. A erra chegou à
perfeição, mas a paz é ameaçada quando há abalos na linha temporal: o passado
começa a tomar um outro rumo, alterando o presente. Para proteger o futuro, os
governos criam o Esquadrão do Tempo. O esquadrão é formado pelo burro Brito
Abelardo e pelo robô Larry. Por sorte, um menino de oito anos, Otto Lino, se
junta aos dois e passa a ser o cérebro do grupo. São 26 episódios na primeira
temporada.
2002 (EUA) – No dia 22 de
fevereiro o mundo perdeu Chuck Jones. Morreu aos 89 anos de parada cardíaca e
deixou uma das obras mais importantes e ricas do século 20. Ele é responsável
pela fase de ouro da animação da Warner com Pernalonga, Patolino, Gaguinho, o
Coiote, Papa Léguas, o Marciano Marvin e muito mais. Além das Warner, Jones
também trabalhou para a Disney, MGM (Tom & Jerry) e em todos esses lugares
cravou sua marca de grande diretor de animação. Entre os vários prêmios que
recebeu estão o Oscar de 1966 por The Dot and the Line, e em 1996 abocanhou
outra estatueta pelo conjunto de sua obra.
2002 (JAPÃO) – Ghost in the Shell. Anime baseado no mangá criado por Shirow Masamune em 1989 e que ganhou
um cultuado longa-metragem em 1995. Foram 52 episódios discutindo política,
tecnologia e os limites entre o homem e máquina. Ghost in the Shell se passa
depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a
fusão do cérebro à
computação, à rede mundial.
O ambiente de Ghost in the
Shell é cyberpunk ou pós-cyberpunk, porém o autor foca mais nas ramificações
éticas, filosóficas e sociais da fusão em massa da humanidade com a tecnologia,
o desenvolvimento da inteligência artificial e a onipresença da rede de
computadores como uma oportunidade para reavaliar assuntos como a identidade pessoal,
a singularidade da consciência e o aparecimento do trans-humanismo.
2002 (JAPÃO) – Naruto.
Adaptação do mangá de Masashi Kishimoto em 1999. Mistura ação, humor
e drama.
Foram 220 episódios em cinco temporadas até 2007. Conta a história de Naruto Uzumaki,
um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se
tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série é baseada em
um one-shot de Kishimoto publicado na edição de agosto de 1997 da revista
Akamaru Jump.
2003 (JAPÃO) – Astro Boy
2003. Foi desenvolvido para comemorar os 40 anos de criação do clássico
personagem de Osamu
Tezuka, o mais consagrado artista dos animes e mangás. Esse
novo Astro Boy é um remake dos anos 60, uma atualização de mestre da série
clássica de Osamu Tezuka que começou a revolução do cinema animado em 1963 a
1966. Cheio de ação e emoção, humor e drama, Astro Boy conta a história de um
menino robô modelado com a imagem do filho de um investigador científico. Este
poderoso robô atômico se converte em um super-herói que luta pela justiça e
pela paz, tanto para os humanos quanto para os robôs!
2004 (JAPÃO) – Black
Jack. Adaptação póstuma do mangá criado por Osamu Tezuka em 1973. Lida com
temas como ética, valor da vida e ecologia. Situa-se em um futuro não-definido,
no qual questões corpóreas entrelaçam-se com as possibilidades tecnológicas:
tornou-se comum, pra qualquer tipo de cidadão, possuir partes
robóticas/modificadas em seu corpo. São olhos biônicos, braços mecânicos,
dentre outros, que evoluem a gama de atos físicos dos seres humanos.
Neste universo, há pessoas
com corpos totalmente tecnológicos, “carapuças” metálicas que pesam toneladas e
que são fabricadas meticulosamente, com nervos, músculos e fibras reforçadas.
Entretanto, há um ponto que ainda mantém o nosso vínculo para com o “corpo
humano original”, de carne e osso: o cérebro. Há diversas pessoas com corpos
puramente biológicos, porém todos contém um cérebro que pode se conectar a fios
e circuitos de comunicação interna/espaço cibernético, e, dentro desses
cérebros, residem os “ghost’s“. De modo simplificado, o que o filme chama de
ghost poderia ser traduzido para o nosso vocabulário como “alma”: é um setor
composto de memórias, intuitos, vontades, problemas, traumas e outros
2005 (EUA) – Avatar.
Mistura fantasia e filosofia oriental, coprodução entre americanos e sul
coreanos. Com 61 episódios produzidos pelo Estúdio Nickelodeon. Aang é o
espírito e o herói da série, mas antes de salvar o mundo, ele quer mesmo é
procurar por aventuras e diversão. Aang é um garoto brincalhão e descontraído,
tem uma personalidade carismática, sempre alegre ele gosta de fazer amigos e
aprontar em suas aventuras, sempre disposto a ajudar quem precise de ajuda, ele
também parece ter o dom natural para se mete em confusões. Ele gosta de uma
vida plena e cheia de experiências divertidas, nada de muitas
responsabilidades. Ele vive do momento, não planeja o futuro e não vive com um
sentido de urgência, ele é alguém que “vai com a maré” e vislumbra uma vida
simples. O mundo em que ele despertou é vastamente diferente do que se
lembra, Aang também enxerga além do que
os olhos podem ver, onde os outros só veem destruição, ele vê a beleza, onde os
outros vêem um inimigo, ele vê um amigo.
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