03 junho 2022

ABC DA CULINÁRIA BAIANA (04)

 

EFÓ

 


Refogado com os temperos tradicionais da Bahia. Originalmente o prato era feito com uma planta conhecida como língua-de-vaca, porém, hoje é mais comum fazê-lo com taioba, mostarda ou espinafre. Além disso, outro dos ingredientes que dão sabor ao prato é o camarão seco.

 

ENSOPADO

 


Corte a carne em cubos, não muito pequeno. Em uma panela de pressão coloque o óleo, frite a cebola e o alho. Depois, jogue a carne com o tomate picado, colorau e 2 pitadas de sal, e frite por uns 10 minutos, no fogo médio. Depois deixe na pressão aproximadamente 10 minutos, ou até ficar mole.

 

ESCALDADO

 


Para preparar um escaldado de peixe:  Em uma panela ferva a água. Adicione o salsão, cenoura, cebola, vinho, sementes de coentro, um pouco de sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Retire os ingredientes e reserve. Ferva o caldo e adicione o peixe. Retire e sirva com os legumes regando com o caldo fervente. Tem ainda outra forma de fazer: Aqueça 1 litro de água com sal, cebola e coentro picado e ponha o quiabo e a abóbora pra cozinhar. Depois tempere o peixe e o camarão com o sal e alho e ponha pra cozinhar, junto com o caldo de verduras, que está fervendo. Depois de tudo cozido, faça um pirão utilizando o caldo deste cozimento e dendê corrija o sal e sirva com uma caipirinha e pimenta.

 

 

FATADA

 

Prato típico do nordeste brasileiro. É uma mistura de vísceras em geral, que na maioria é feita com com os orgãos internos de bode, ovelha. Estas visceras, após a limpeza, são cozidas, picadas e temperadas, de acordo com o modo local.

 

Nenhum comentário: