02 junho 2022

ABC DA CULINÁRIA BAIANA (03)

 

CARURU

 


Tradicional comida baiana, o caruru é um refogado de quiabo e outros vegetais em azeite de dendê, que é servido como um dos recheios do acarajé e pode ser acompanhado por peixes, frutos do mar, frango, carne e farofas. De origem africana, o quitute é considerado o prato oficial do Dia de São Cosme e Damião, preparado com cebola, castanha, amendoim, gengibre e outros ingredientes bastante populares na Bahia.

 

CASQUINHA DE SIRI

 


Tradicional em praias espalhadas por todo o litoral brasileiro, a casquinha de siri é um dos pratos típicos do verão baiano, consumido tanto em barracas à beira-mar como nos melhores restaurantes do estado. O quitute é feito à base de peixes e outros frutos do mar preparados dentro da casquinha de siri, encontrado em manguezais e lagunas por todo o litoral baiano. O prato é bastante leve e bem temperado, servido geralmente como entrada não apenas no Brasil, mas em destinos mediterrâneos, como França, Espanha e Portugal.

 

CUSCUZ

 


Preparado a partir da fécula da mandioca, também conhecida como tapioca e originária da culinária indígena, o prato também é conhecido como Cuscuz Branco. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce acrescenta-se coco ralado, açúcar, água ou leite. Aqueça o leite e o leite de coco em uma panela, sem deixar ferver. Numa tigela, misture o açúcar, a farinha de tapioca, o coco e o sal. Despeje o leite quente na tigela, misture e transfira para uma forma retangular. Deixe descansar até que a tapioca esteja macia, em torno de 90 minutos. Se preferir fazer porções individuais, enforme a tapioca sem apertar muito, em pequenas formas de pudim ou deixe na forma retangular para cortar e servir em quadrados ou retângulos. Antes de servir, finalize com coco ralado fresco e leite condensado por cima.

 

 

DENGUÊ

 

É o milho branco cozido, ao qual se junta um pouco de açúcar.

 

 

Nenhum comentário: