25 maio 2022

CURIOSIDADES BAIANAS (30) Vale do Capão

 


Localizado dentro da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia e distante a 470 km de Salvador está o Vale do Capão, um verdadeiro paraíso ecológico. A 1.000 m de altitude, entre as Serras do Candombá, da Larguinha e o Morro Branco, o Vale do Capão ocupa uma área privilegiada na Chapada, sendo um local de grandes atrativos turísticos. Antigamente, em quase a sua totalidade, ocupado por fazendas de café, o Vale viu suas terras serem tomadas por garimpeiros em busca de diamante. Durante as décadas de 70 e 80, o lugar se tornou ponto de encontro de pessoas alternativas advindas de todos os cantos do Brasil e do mundo, todos a procura de tranqüilidade, energia e maior contato com a natureza.

 

E se o assunto é natureza, o Vale do Capão é sem dúvida o lugar ideal. O Vale é um magnífico reduto ecológico que abriga centenas de espécies de pássaros plantas e diversos outros animais e que encanta a todos por seu relevo singular. Cercado por serras e morros que tornam a paisagem exuberante, a geografia do lugar também propicia a formação de belas cachoeiras de formatos e tamanhos diversos. Os rios, de cor acobreada, deslizam por entre as rochas e descem os morros formando poços dos mais variados tamanhos e profundidades, perfeitos para o banho. Já as flores, colorem os caminhos e fazem do lugar a perfeita junção de paz e harmonia.

 

Caeté-Açu, também conhecida como Capão, é uma vila que surgiu com a descoberta das jazidas de diamante na região e se definiu como fornecedora de alimentos para os garimpeiros e grandes centros. O artesanato simples, porém encantador se tornou uma das fontes de renda da população local. Franceses, portugueses e brasileiros de todos os cantos do país ajudaram a compor a cultura local. Entretanto, a mesma se mantém bem nordestina, com festas tradicionais como São João e Cosme e Damião. A partir dos anos 80, algumas pessoas resolveram fundar comunidades alternativas que têm como princípio o convívio em grupo e se baseiam no Naturismo e no Espiritualismo. Cada qual com as suas particularidades e objetivos, estas comunidades foram se firmando e se tornaram grandes parceiros da população local.

 

Nenhum comentário: