17 maio 2022

CURIOSIDADES BAIANAS (22) Convento de Santa Clara do Desterro

 


O Convento de Santa Clara do Desterro foi o primeiro convento feminino do Brasil, fundado em 1677, por um grupo de religiosas Clarissas, vindas do Convento de Santa Clara, em Évora, Portugal. As fundadoras do Desterro são as Madres Margarida da Coluna, Jerônima do Presepe, Luíza de S. José e Maria de S. Raimundo. O Convento foi criado a pedido dos Oficiais da Câmara da Cidade de Salvador, da nobreza e do povo ao Rei de Portugal e Algarve, D. Afonso VI. O intuito do local era abrigar as filhas dos vassalos quando eles estivessem fora, em viagens.

 

Hoje, o espaço é gerido pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. O complexo abriga a igreja, uma escola de ensino fundamental – o Colégio Franciscano Santa Clara – e um projeto social. Também é muito procurado para celebrações de casamentos. Sua capacidade é de cerca de 200 pessoas.

 

A Serva de Deus Madre Vitória da Encarnação viveu neste convento e hoje o local é espaço para o cultivo da devoção à candidata aos altares. Há um projeto de alguns devotos, da arquidiocese e de Dom Murilo, então Arcebispo de Salvador, de levarem o nome dela à canonização. Em 2016, Madre Vitória ganhou o título de Serva de Deus, denominação dada pela Santa Sé.

 

Nenhum comentário: