10 maio 2022

CURIOSIDADES BAIANAS (16) No topo das árvores

 


A maior ponte suspensa numa floresta tropical da América fica no Ecoparque do Una, uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional, distante 45 quilômetros ao sul de Ilhéus. Dividida em quatro etapas, num total de 100 metros de percurso, ela foi erguida a 25 metros de altura, amarrada junto aos troncos de árvores centenárias como a copaíba e o jatobá. Tudo para que o ecuturista possa apreciar a natureza de um ângulo um tanto inusitado: das alturas, acima da copa das árvores.

 

A ponte foi erguida com uma tecnologia canadense que não agride as árvores. Todas as amarras foram feitas com encaixes, sem parafusos nem pregos, e ajustadas aos troncos de forma a não interferir no crescimento das mesmas. Caminhar pela passarela da ponte é fácil e seguro, inclusive para crianças. Para chegar até elas é preciso completar uma trilha bastante tranqüila de dois quilômetros. O passeio é feito diariamente em vários horários, basta agendar com um dia de antecedência.

 

Segundo dados do Centro de Estudos e Pesquisas para Lavoura Agrícola Cacaueira (Ceplac), esta região da Bahia é considerada o ecossistema mais rico em diversidade vegetal do planeta, tendo sido catalogadas mais de 450 espécies de vegetais em um único hectare. Além de passear na ponte, a esperança de quem faz a trilha é encontrar o raro e ameaçado de extinção mico-leão de cara dourada, animal símbolo da Mata Atlântica do sul da Bahia. Os que não tiverem esta sorte, podem se contentar com um banho nas águas do Rio Maruim. (Texto do livro Breviário da Bahia, de Gutemberg Cruz lançado em 2014 pela Assembleia Legislativa da Bahia)

Nenhum comentário: