Os principais
atingidos pela revolução
sonora do rock’n’roll
foram os jovens, inicialmente
nos EstadosUnidos e
depois no mundo todo.
Nos primeiros anos da
década de 1950, estes
jovens se encontravam
em meio a disputas
entre o capitalismo
e o comunismo
(a guerra da Coreia
em 1950) e a uma
valorização do consumismo,
da modernização, fruto
do progresso científico
gerado no pós-guerra.
Nessa época, a tradicional
sociedade norte-americana
passou a ser contestada
pelos jovens, os quais
foram rotulados de rebeldes
sem causa. Os filmes
de Hollywood representavam
a alienação jovem; o
personagem de James
Dean, no filme Juventude
Transviada (1955), representava
o comportamento adotado
pela juventude: recusar o
mundo sem, no entanto,
chegar a uma visão
crítica da realidade,
divididos entre amor/pacifismo
e violência/autodestruição.
No entanto,
mais do que o
cinema, a música se
firmou como o canalizador
das ideias contestatórias
dosjovens, frente à
insatisfação com o
sistema cultural, educacional
e político. E o
rock’n’roll era
o ritmo que ditaria
esse comportamento.
“Quantos
caminhos deve um
homem percorrer até que
seja chamado homem?/Sim,
e quantos mares deve
a pomba singrar antes
de repousar na areia?/Sim,
e quantas vezes devem
as balas de canhão
explodir até que
sejam banidas para sempre?/A
resposta, meu chapa,
está sendo levada pelo
vento/A resposta, está
sendo levada pelo vento...”
(Blowinín the Wind,
de Bob Dylan)
Os gêneros
blues e country, originários
de regiões pobres como
Memphis e Mississipi,
caracterizados por letras
faladas e ritmos
espontâneos, começaram
a ser divulgados
nacionalmente. Essa foi
a época de B.B.King,
Lloyd Price, Muddy Water
e Fats Domino. E
a música negra foi
ganhando o mercado
branco com suas outras
duas formas: gospel e
ballad. A primeira era
praticada pelos negros
evangélicos (Midnighters,
Drifters e Five
Royales) e a
segunda tinha ritmo
atenuado, com a
presença de diálogos
vocais cantados em solo
(Moonlighters e The
Platers).
Por trás
da origem negra desse
gênero forte, o rock,
está o espírito de
protesto da raça/etnia
negra contra todas as
formas de discriminação,
de dominação e de
proscrição a que
foi submetida desde sua
chegada em território
americano.
Na cronologia
dos estilos, origem e
evolução do rock
está o blues, principal
música produzida nos anos
30. Já nos anos 40, o
espaço é para o
rhythm´n´blues e
ao country and western.
No final dos anos
40 surgia o rock
folk e o rockabilly.
Nos anos 50, o rock
and roll. Nos anos
60, o soul e o
country rock e
o reggae. Em meados
dos anos 60, o ska/reggae
e o glitter/glem
(volta ao passado com
recursos eletrônicos).
Nos anos 70, o funk,
folk rock (purismo) e
o heavy metal. Em
meados dos anos 70, o
progressivo rock e
o punk (um contrastando
o outro – enquanto
o progressivo era
uma música elaborada,
sinfônica, classuda
e rica, o punk
era simplicidade de
três acordes, pobre e
sujo). Os anos 80 foram
da MTV, The Clash,
REM, Michael Jackson, Madonna,
Prince, Smith,
new wave, minimalismo
e dance music. Nos
90 tem o nascimento
do grunge com a
força do Nirvana, Pearl
Jam, Bjork, Oasis, U2,
Radiohead SoundGarden,
Green Day, Alice in
Chains. Os anos 2000: Gorillaz, The Strokes, Amy Winehouse, Coldplay...
RAIZES DO ROCK
Nos anos
30 as grandes orquestras
reinavam sem contestação.
Ousadas e pretensiosas,
essas orquestrasviajavam de
sala de dança em
sala de dança, através
dos EUA. Chefes de
orquestra como Glenn
Miller, Tommy Dorsey, Lionel
Hampton e Erskin
Hawlino eram os
heróis do momento. A
competição entre as
orquestras eram intensa
e recaia, sobretudo,
nos cantores e nos
saxofonistas de solo.
Nos anos
30, os blues man negros
faziam experiências, agora
com guitarras elétricas
e amplificadores. Como
as grandes orquestras
tinham desaparecido, o
público negro adaptou
os grupos de blues
com a sua música.
Juntando os ritmos
de dança à emoção
dos blues, artistas
como Muddy Watters e
T.Boone Walker desenvolveram
a mais importante
música popular desde o
jazz – os rhythm´n´blues.
Ao mesmo
tempo, alguns pequenos grupos
brancos de música
de dança juntaram músicas
de rythm´n´blues
ao seu velho repertório.
Tornaram o ritmo
mais rude e insistente,
e desprezaram o
poema. Um desses grupos, Billy Halley and the Comets, alcançou o êxito em 1953/1954 com Crazy Man Crazy, Shake, Rattle and Roll e Rock Around the Clock. O homem
branco começava a tocar
música negra e os
jovens agitavam-se. O
rock´n´roll tinha
vindo para ficar.
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