04 dezembro 2014

Cronologia dos personagens de desenho animado (7)


1960 (EUA) – O Leão da Montanha (Snagglepuss). Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera,o Leão da Montanha é um felino rosa que se veste com punhos e gola de uma camisa antiga, além de uma inconfundível gravata. Ele fez seu “debut” na telinha em 1960, em um desenho do colega de profissão Pepe Legal. Nessa época, ainda não era o personagem que conquistaria muitos fãs em todo o mundo, tempo depois. Sua primeira aparição, inclusive, foi como um fora da lei – um ladrão de ovelhas que enfrentava o protagonista. 


Depois de ganhar traços mais angulares e se tornar bonzinho, o personagem voltou em 30 de janeiro de 1960, no desenho de Zé Colméia. Mas foi só em 1961 que ganhou seu próprio segmento dentro do programa do companheiro de Catatau. O Leão da Montanha caiu no gosto do público graças ao seu charme, elegância e estilo. Educado, articulado e com um “quê” de ator canastrão – uma de suas frases características, “saída, pela esquerda”, faz menção ao caminho para sair do palco.

O personagem também demonstra seu amor pelo teatro sempre que faz alguma citação a William Shakespeare, por quem tem grande admiração. Outra de suas tiradas célebres no desenho original, “Heavens to Murgatroid”, foi traduzida aqui no Brasil como uma interjeição do tipo “Oh, meu Deus!”. Sua pose mais conhecida é justamente a em que coloca os braços em posição de quem vai sair correndo para fugir de uma confusão. O grande oponente do Leão é o Major, um caçador baixinho e atrapalhado, louco para incluir o tranquilo protagonista em sua sala de troféus. O rival nem se importava com o fato do Leão ser amável e não apresentar perigo sequer a uma mosca. 
 
1961 (EUA) – Dick Tracy (The Dick Tracy Show). O famoso detetive criado por Chester Gould em
1931 nas tiras de quadrinhos, fez sucesso no cinema e no rádio até chegar aos desenhos animados. Foram 130 episódios de cinco minutos cada.

1961 (EUA) – Manda Chuva (Top Cat). Vivendo em um Beco, sem muita organização, estão Manda Chuva, Batatinha, Gênio, Chuchu, Espeto e Bacana. Na cola deles está o pobre Guarda Belo. Manda
Chuva é o líder da gangue. Personagem criado pela Hanna Barbera, ele foi exibido pela primeira vez na ABC. O desenho foi inspirado em série de comédia da década de 50. Dublado por Lima Duarte, o gato Manda Chuva, sempre otimista, é um enrolador profissional, sempre consegue tudo o que quer com sua astúcia e faz a maior bagunça no Beco.

1962 (EUA) – Lipi, o Leão (Lippy The Lion). As aventuras de um leão “armador” que vive tentando “se dar bem” e seu amigo, uma hiena, Hardy que possui
como característica principal ser altamente pessimista (ao contrário das outras de sua espécie), marcada pelas seguintes frases: Oh dia! Oh azal!....Lippy, isso não vai dar certo...

1962 (EUA) – A Tartaruga Touché (Touché Turtle). Desenho de uma tartaruga espadachim que duela contra
raios, dragões e outros bichos mais. E ainda tem que salvar a princesa na torre do castelo.

Ele conta com o fiel escudeiro Dumdum.

1962 (EUA) – Wally Gator (Wally Gator). O simpático jacaré Wally vive numa piscina do zoológico da cidade. Ele se sente deprimido com aquela vida e passa a querer viver no mundo lá fora. 

Suas inúmeras e criativas tentativas de fuga quase sempre não dão certo, pois ali está o guarda Twiddles, o responsável pelo zoológico da cidade. Ele não permite que as aventuras de Wally não saiam de sua piscina, afinal lugar de jacaré é na água.




Nenhum comentário: