23 dezembro 2014

Cronologia dos personagens de desenho animado (17)

1968 (EUA) – Micro Aventuras - Desenho de fundo educacional, com produção Hanna-Barbera, que teve apenas 4 episódios. Passava junto com o show dos Banana Splits.

1968 (EUA) – As Aventuras de Gulliver (The Adventures of Gulliver). Durante uma terrível tempestade, o navio do maldoso Comandante Leeck é atingido por um raio e bate num recife de corais, naufragando em seguida. 

Entre seus passageiros havia Garry Gulliver e seu cachorro Tagg, que foram jogados para fora do barco por uma imensa onda. 

Agarrados a uma porta de madeira do navio, foram parar numa pequena ilha chamada Liliputi, onde habitam pessoas pequeninas que cabiam na palma da mão de Gulliver. 

A partir daí começam as aventuras de Gulliver.

1968 (EUA) – Corrida Maluca (Wacky Races). Penélope Charmosa, Dick Vigarista, Muttley, Peter Perfeito, Professor Aéreo, Barão Vermelho, Rufus Lenhador, a Quadrilha da Morte, o Cupê mal-assombrado, o  carro tanque do Sargento
Bombarda, os Irmãos Rocha em seu carro de pedra e Tio Tomás no seu carro a vapor.

Eles participam de uma corrida com pilotos muito loucos, tentando a qualquer custo vencer e conquistar o título de piloto mais biruta do mundo. 

Seja através do uso da tecnologia (Professor Aéreo), usando o charme (Penélope) ou mesmo através de muita vigarice (Dick) e seu companheiro Mutley. Está formada a confusão. Não esquecer da impagável risada de Mutley.

1969 (EUA) – As Aventuras de Batman (The Adventures of Batman). Série animada da Filmation
com 17 episódios do Homem Morcego. Durou até 1970. No período de 1977 a 1978 a Filmation produziu mais 16 episódios de The New Adventures of Bartman.

De 1992 a 1995, a Warner produziu o Novo Batman (Batman: The Animated Series com 85 episódios). E de 1999 a 2001 a Warner produziu 52 episódios do Batman do Futuro (Batman Beyond).

1969 (EUA) – Os Apuros de Penélope Charmosa (The Perils of Penélope Pitstop).
Penélope Charmosa, herdeira de uma vasta fortuna, vive em apuros constantes, sob a vigilância de seu tutor Silvestre Soluço. Mas o que a jovem não sabe é que Silvestre na verdade é o seu arqui inimigo Tião Gavião.

Ele é o rei dos vilões. Mas sempre que a situação piora para Penélope surgem os seus protetores, a Quadrilha da Morte (Domdom, Clayde, Chorão, Zippi, Pestana e Yak Yak) no seu maravilhoso carro Choogabum. Já Tião Gavião recebe ajuda dos seus fiéis malfeitores os Irmãos Bacalhau.  Desenho dos estúdios Hanna Barbera exibido pela CBS.


1969 (EUA) – A Turma da Gatoilândia -  Produzido por Hanna-Barbera Productions para a rede de televisão ABC e apresentado originalmente nos Estados Unidos, entre 1969 a 1971. 

Era uma série muito similar a um outro programa, também da Hanna-Barbera, que ia ao ar pela NBC e se chamava "The Banana Splits Adventures Hour". A única diferença era que este não apresentava segmentos em live-action.

1969 (EUA) – Zé Bolha e Juca Bala - Desenho animado produzido pela Hanna-Barbera
Productions entre 1969 e 1971.

Era centrado na perseguição feita por um gato chamado Zé Bolha, construtor de hot rods e dragsters, contra seu eterno rival, o ratinho Juca Bala, dono de uma incrível motocicleta.  

Desenho sobre a tradicional perseguição de um gato sobre um rato. 

Ambos são corredores e suas máquinas de corridas sempre apresentam um segredo em cada curva. 

Uma divertida caça ao rato sobre rodas.



1969 (EUA) – Volta ao Mundo em 79 Dias - Desenho com produção Hanna-Barbera. 
 
Estreou em 1971 e teve 17 episódios.

É isso pessoal. Em 2015 estaremos de volta com novos personagens do desenho animado ano após ano. 

Depois, vamos analisar os quadrinhos na Bahia, resenhar os grandes fatos que marcaram a humanidade, a questão da sustentabilidade, meio ambiente, literatura, cinema e artes gráficas.

Fiquem atentos e boas festas!

Nenhum comentário: