15 dezembro 2014

Cronologia dos personagens de desenho animado (13)


1967 (EUA) – Sansão e Golias (Samson and Goliath). “Pela força de Sansão!”. Estas são as palavras que o jovem Sansão pronuncia ao juntar seus dois braceletes dourados, transformando-se assim num poderoso legendário herói e seu cão Golias num enorme e feroz leão. Juntos, combatem os terríveis vilões como a Criatura Coral e o malvado Dr. Desto.

1967 (JAPÃO) – Robô Gigante (Giant Robot). Baseada na obra original de Mitsuteru Yokoyama para os quadrinhos na década de 50, que depois virou série livre action para TV. Narra as aventuras de Daisaku e seu Robô Gigante lutando contra o Bando BF (Big Fire) que deseja controlar o mundo usando poderosos robôs e seus membros com superpoderes. A única organização capaz de deter a BF é a International Police Organization (IPO) composta de agentes com poderes especiais e que possuem também o Robô Gigante controlado pelo jovem Kusama Daisaku. Foram 36 episódios de animação. Nos anos 90 é produzido uma série especial para o mercado de vídeos sob a direção de Yasuhiro Imagawa. Robô Gigante foi exibido no Brasil nos aos 70.

1967 (EUA) – Os 4 Fantásticos (The Fantastic Four). Quatro astronautas estão realizando pesquisa especial. Repentinamente a nave entra em uma nuvem intergalática e é borbardeada por uma chuva cósmica. Os efeitos dessa radiação transforma Reed Richards no Sr Fantástico, com capacidade de elasticidade, Sue Storm na Mulher Invisível e seu irmão Johnny Storm no Tocha Humana, capaz de derreter o mais puro metal com sua alta temperatura. Por último, Bem Grimm que se transformou numa criatura de pedra chamada A Coisa. O Quarteto Fantástico surgiu nas histórias em quadrinhos criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1961. O sucesso da revista deveu-se, em grande parte, à criatividade da dupla de autores. Mas por trás de um grupo de amigos vitimados por um “acidente cósmico” que ganharam superpoderes havia um forte paralelo com a questão política daquele momento: a Guerra Fria e a paranóia anticomunista. A Hanna Barbera produziu 26 episódios até 1970. De 1994 a 1996 a Marvel produziu 27 episódios do Quarteto Fantástico. Em 1978 a DePatie-Freleng produziu 12 episódios de The New Fantastic Four.

1967 (EUA) – Homem Aranha (Spider Man). No dia 09 de setembro estreava pela rede ABC a primeira temporada da série animada do Homem Aranha. Foram 40 episódios. A segunda fase de 1968 teve 20 episódios, e a terceira, 1969/1970 foram produzidos 19 episódios. John Romita foi o consultor da série que não interferiu na estética da adaptação. A concepção das personagens seguiu à risca o traço original de Steve Ditko. Entre os animadores envolvidos, destacava-se o jovem Ralph Bakshi, que, anos mais tarde, seria consagrado como um rebelde no meio da animação (é dele os desenhos Fritz the Cat, American Pop e a primeira versão de O Senhor dos Anéis). De 1981 a 1982 e de 1984 a 1986 a Marvel produziu 26 episódios do Homem Aranha e seus Fantásticos Amigos. De 1993 até 1998 a Marvel junto com Saban produzem 13 episódios nova série animada de O Homem Aranha. Em 1999 a Fox lançou Spider Man Unlimited.

1967 (EUA) – Moby Dick. Um tufão inesperado leva Tom e Tub mar a dentro a muitas milhas da costa. Agora se encontram em águas perigosas, cercados por enormes tubarões. Quando tudo parece perdido, surge uma enorme baleia branca chamada Moby Dick, que afugenta os terríveis predadores do mar. Tom e Tub encontram um novo amigo que os protegerá e com o qual enfrentarão os perigos do mundo submarino.

Ao contrário da baleia do livro (o clássico de Herman Melville), é uma criatura dócil e amiga. A história começa quando ela salva dois mergulhadores, os adolescentes Tom e Tub, de perigosos tubarões. Assim eles se tornam amigos inseparáveis. Entre os perigos enfrentados por Tom e Tub estão monstruosas enguias marinhas, aranhas do mar gigantescas e maremotos. Quando vai salvar seus amigos, Moby Dick tira vantagem do seu tamanho e, por segundo, torna-se uma irada e feroz criatura. Isso assusta os inimigos, que fogem desesperados. Criação dos estúdios Hanna Barbera.


Nenhum comentário: