08 agosto 2019

Muritiba comemora 100 anos de emancipação


Hoje, dia 08 de agosto, a terra natal do poeta Castro Alves e uma das cidades históricas do Recôncavo baiano, Muritiba completa 100 anos de emancipação política. A história da cidade remonta ao ano de 1559, quando exploradores portugueses e jesuítas começaram a colonizar a região de Cachoeira e São Félix, escalando a serra que margeia o Rio Paraguaçu. Os colonizadores fundaram um povoado no alto da serra, iniciando a construção de dois templos e conventos. A 08 de agosto de 1919 o distrito de São Felix com o nome de Muritiba tornava-se independente. A Lei nº1.349 foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia.



Muritiba foi fundada como arraial de Cachoeira por ordem de Dom Antônio Barreiras, em 1575. No ano de 1640 foi inaugurado um novo templo dedicado a São Pedro, no local onde se encontra a atual Igreja Matriz de Muritiba. Em 1705, D. João VI autorizava a criação de 20 freguesias que receberiam o nome de São Pedro do Monte de Muritiba. Localizado num planalto, o município tinha no passado como uma das principais atividades econômicas o beneficiamento do fumo em folha.



NOME - Sobre o nome do município, há duas versões. Anfilófio Brito acha que a denominação vem de Buritiba (buri - espécie de palmeira; tiba - grande quantidade), cujo desempenho lingüístico local alterou para Muritiba. Já Teodoro Sampaio afirma ser Muritiba uma corruptela de ma-qui-tiba, cuja significação seria sítio das moscas. 



Com uma população de mais de 30 mil habitantes, Muritiba tem uma área de 53 km2 e fica distante de Salvador a 114 km. A rodovia de acesso é BR-101. Entre os patrimônios naturais da localidade constam a Fonte da Caixinha Gravatá de Baixo Minadouro, a Fonte do Caquende, a Fonte dos Padres. Vale conhecer também a Casa da Fazenda Dendê Zona, construída em meados do século XIX, e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (do final do século XVIII).

3 comentários:

Jason Adams disse...

Ótimo post. Obrigado por compartilhar.

Buy Custom Website

Harry disse...

HEY!
We are offering you to buy logo design for your business with 80% off I expect You will be happy with us.Logo Designers

Unknown disse...

This is great, thanks for the share. Also, visit our website if you are looking to buy amazing products in Pakistan:

Cheezain