27 agosto 2019

Dicionário filosófico de palavras (02)





Biodiversidade - As mais variadas formas de vida que podem desenvolver-se em um ambiente natural como plantas, animais, microrganismos e o material genético que os forma. Esta diversidade em qualquer comunidade natural implica em um equilíbrio do ecossistema em questão porque cada espécie cumpre e desenvolve uma determinada função ecológica, por isso é que a perda da diversidade, como consequência da ação voluntária do homem através da contaminação, caça de espécies que se encontram em processo de extinção, entre outras questões, alarmam muito profundamente e preocupam àqueles defensores das mesmas e que não desejam fazer parte de um planeta devastado e desequilibrado pelas manobras e falta de consciência de alguns seres humanos.




Compatibilidade  - Significa qualidade, estado, capacidade ou condição do que é compatível; capacidade daquilo que pode existir ou harmonizar-se com outro; e faculdade do que pode ser possuído ou exercido simultaneamente por um mesmo indivíduo (cargo, função, ofício, vantagem, direito etc.).




Diversidade – Do latim diversĭtas, é uma noção que se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas ou à divergência. É tudo o que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através de escolha: corte de cabelo, ou até mesmo de coisas da própria natureza: cor dos olhos. Muitos possuem várias culturas, raça, carros, até um jeito de dormir nos diferencia uns dos outros; também abrange a um status econômico, que é uns dos aspectos mais relacionados a diversidade. A razão da existência da humanidade é a diversidade. O mundo fica mais pleno quando temos o diverso no conhecimento, na forma de pensar, nas expressões artísticas e culturais, nas manifestações sexuais, nos nossos relacionamentos, na biologia (biodiversidade), na política, nas organizações sociais, na economia.




Empatia - Palavra de origem grega (empatheia, formado por “en”, “em”, mais “pathos”, “emoção, sentimento”) e corresponde a ter aceitação por algo ou pelos outros. O termo empatia é atribuído ao filósofo Theodor Lipps ((1851-1914). Ser empático é ser uma pessoa aberta a se relacionar com outras, é estar disposto a se comunicar bem com amigos, parceiros amorosos e até com os demais funcionários de sua empresa, mantendo um clima sadio. Cultivar esse comportamento ao nosso redor é fundamental para nutrir relações agradáveis e criar ambientes harmoniosos. Significa compreender o outro, utilizando a razão, a vibração, a intuição, a emoção, a atenção, a percepção e a ação, expressando compaixão e sensibilidade para com o que o outro sente e tendo a percepção de como ele lida com isso.



Florestania – Expressão que sintetiza os conceitos de cidadania e direitos florestais, é o código genético de nossa identidade. O ponto inicial da florestania é o respeito reverente pelos ecossistemas. O equilíbrio dinâmico dos ambientes, os ciclos da natureza como acontecem em cada lugar, às relações entre os seres e elementos que levaram milhões de anos para chegar à forma que hoje têm




Inclusão – É o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade. Assim, esta ação permite que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito. É chamada de inclusão a toda atitude, política ou tendência que pretende integrar as pessoas dentro da sociedade através de seus talentos e que, por sua vez, sejam correspondidas com os benefícios que a sociedade possa oferecer. Este tipo de integração deve ser realizado do ponto de vista econômico, educativo, político, etc.




Intolerância – Do latim intolerante, intolerância, natureza ou qualidade do que é insuportável, insolência. A humanidade praticou muitas intolerâncias ao longo da História, notadamente étnicas, religiosas, filosóficas, sexuais. Denomina-se intolerância ao ato de depreciar uma pessoa por causas de suas orientações políticas, religiosas, sexuais, etc. A atitude intolerante pode ser identificada como uma deficiência, e neste sentido, são poucos os que podem sentir-se isentos totalmente deste defeito. Isto não significa coincidir com todas as crenças, atitudes ou ações de uma pessoa, mas simplesmente evitar levar esta diferença a nível pessoal. A intolerância em certas ocasiões pode ser revestida de formas perigosas como a discriminação racial

Nenhum comentário: