28 agosto 2019

Dicionário filosófico de palavras (03)



Liberdade - O significado de Liberdade é uma condição de que é livre, que tem o direito de agir de acordo com o seu livre arbítrio, ou seja, conforme sua própria vontade. É claro que esse direito de agir e fazer as próprias escolhas não devem prejudicar ninguém. Liberdade pode também ser definida como um conjunto de ideias liberais de cada cidadão. A história da conceituação de liberdade vem de épocas e de diversos pensadores que registraram a interpretação do termo conforme variadas doutrinas sociais


Niilismo - Pensamento filosófico de quem não acredita em absolutamente nada: religião, política, condutas sociais. Alguém que acha que a existência humana não tem propósito, não tem sentido, não tem significado algum. Apenas existimos por existir.


Resiliente - Capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. A palavra significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, “dar a volta por cima”. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade.


Responsabilidade - É o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas. Responsabilidade não é somente obrigação, mas também a qualidade de responder por seus atos individual e socialmente. A responsabilidade é uma aprendizagem que qualquer ser humano adquire em relação à inteligência emocional ao longo dos anos. A responsabilidade não é algo exclusivo de adultos, já que qualquer pessoa, como também as crianças podem cumprir com uma atividade desde que seja de acordo com sua idade. A responsabilidade é uma forma de demonstrar confiança. Ser responsável ser conscientes em cada momento e em cada movimento da nossa vida. A responsabilidade em uma pessoa é uma demonstração de um caráter forjado com boas intenções. Aquelas pessoas que são responsáveis, normalmente e com toda segurança se desligam de artimanhas como podem ser a mentira e o engano para conseguir vantagem em tudo àquilo que faz.


Singularidade - Termo feminino que se refere a algo ou alguém que possui a característica de ser único, que se distingue dos demais, extraordinário. Ela pode ser descrita como uma qualidade ou adjetivo atribuído a um ser vivo que seja singular, que se diferencie do restante dos seus semelhantes, seja por suas atitudes ou por outras características que não tenham pluralidade. Qualidade do que é singular, único, só. O que é peculiar a um só indivíduo e não aos outros. Particularidade


Solidariedade  - Palavra que indica a qualidade de solidário, é um ato de compaixão com o próximo. É ajudar o seu semelhante sem nenhum tipo de distinção. A solidariedade social é a ação ou princípio moral pela qual a sociedade em conjunto tenta eliminar determinadas situações adversas que sofrem alguns dos seus membros. É comum diante de catástrofes naturais ou atos terroristas de grande magnitude. Do ponto de vista acadêmico, a solidariedade social pode ser definida como característica dos componentes individuais de um sistema social, estabelecendo relações de interdependência e por atuar como um todo.


Sustentabilidade - O conceito de sustentabilidade refere-se ao equilíbrio entre uma espécie com os recursos do ambiente ao qual ela pertence. Basicamente, a sustentabilidade, o que se propõe é atender as necessidades da geração presente, mas sem prejudicar ou sacrificar as capacidades a futuro das gerações que vem, de satisfazer suas próprias necessidades, ou seja, algo como encontrar o equilíbrio certo entre essas duas questões.



Nenhum comentário: