Thomas Rowlandson (1756-1827) foi pintor, desenhista e gravador inglês, um dos grandes mestres dodesenho satírico e humorístico que florescia em Londres. Ele é bem conhecido por suas caricaturas, mas também produziu muitos e belos desenhos e pinturas eróticas durante o início de 1800. Considerado o mais potente caricaturista de costumes de seu tempo que apareceu entre a segunda metade do século XVIII e os dois decênios do XIX.
Na idade
de dezesseis anos, ele
viveu e estudou por
um tempo em Paris. Sob
clima espiritual e da vida cheia de facilidades encontrada nas terras francesas
ele esbanjou mocidade e dinheiro. Daí a fonte obsessiva e a explicação do
abusivo e intenso erotismo de que se reveste sua obra.
Retornando a Londres, reinicia
seus estudos na Royal Academy, onde seu lápis fixa e acompanha a vida local. Depois
ele fez tours frequentes
no Continente, enriquecendo
a sua carteira com
diversos apontamentos
de vida e caráter. Em 1775
expôs na Academia Real
de um desenho de
"Dalila Sansão visitar
na prisão", e
no ano seguinte,
ele foi representado
por vários retratos e
paisagens.
Rowlandson frequentou uma
sociedade fértil em bêbados, jogadores, debochados excêntricos de todos os
quilates, que lhe serviram de pano de fundo a cenário delirante encontrado a
miúdo em seus cartoons. Aquela comunidade de prazeres e vícios nas tavernas
deram nascimento aos “clubs”, obra que tanto chocou a “pud bonderie” dos
ingleses e que só anos mais tarde saiu da clandestinidade.
Ele jamais escamateou o
comentário moralizador ou papel de um julgador da ordem social. O que ele fez
foi espiar o erotismo latente de seus conciliadores, a intimidade de alcovas ou
outros sítios onde o prazer andava à solta sem subordinação a preconceitos.
Naquele tempo da vivência do
artista, a caricatura era um objeto de arte, um luxo, pouco acessível pois eram
editadas em pranchas soltas e de pequenas tiragens, verdadeiro privilégio de
aristocratas e ricos. Quando eram expostas nas lojas dos vendedores de estampas
provocavam aglomeração popular diante das vitrinas, dadas sua fácil e
comunicativa linguagem gráfica.
Dono de
muita facilidade de execução
e um comando de
pronto da figura, foi
falado de como um
estudante promissor,
e se tivesse continuado
a sua aplicação
antecipada, teria feito
sua marca como um
pintor. Mas com
a morte de sua
tia, uma senhora francesa,
ele caiu herdeiro de
uma soma de £
7000, mergulhou na dissipação
da cidade e era
conhecido por se
sentar à mesa de
jogo de 36 horas
em um estiramento.
Em tempo de pobreza
alcançou-o, e pela
amizadee exemplo
de James Gillray Bunbury
e parecem ter sugerido
caricatura como meio
de preenchimento de
uma bolsa vazia.
Rowlandson foi
largamente empregada
por Rudolph Ackermann,
o editor de arte,
que em 1809-11 emitido
em sua Poética Magazine
"O mestre-escola
de turismo" -
uma série de placas
com versos ilustrativos
pelo Dr. William Coombe.
Novamente gravada por
Rowlandson em 1812,
e publicado com o
título do "Tour
do Dr. Sintaxe em
busca do pitoresco",
que tinha alcançado
uma quinta edição de
1813, e foram seguidos
em 1820 por "Dr.
Sintaxe em busca
da Consolação ", e
em 1821 pela “Terceira turnê
do Dr. Sintaxe em
busca de uma esposa”.
Os projetos
Rowlandsons eram geralmente
executados em contorno
com a caneta-cana,
e delicadamente lavadas
com cor.
Foram então gravados
pelo artista sobre o
cobre e, posteriormente,
aqua-matizada - geralmente
por um gravador profissional,
sendo as impressões
coloridas à mão,
finalmente. Como designer,
ele foi caracterizado
pela maior facilidade
de desenho, e a
qualidade de sua
arte sofreu este pressa
e excesso de produção.
Ele era um humorista
muito refinado, lidando com
menos frequência do que
o seu Gillray feroz
contemporânea com a
política, mas comumente
se tocando, num espírito
mais gentil, os vários
aspectos e acontecimentos
da vida social.
Seu trabalho
mais artístico pode ser
encontrado entre os
desenhos mais cuidadoso
de seu período anterior,
mas mesmo entre a exagerada
caricatura do seu
tempo mais tarde, encontramos
indícios de que
este mestre do humor
pode ter atingido a
bonita que ele tinha
assim o quis. Além da
série de gravuras,
foi autor de diversas
xilogravuras eróticas que,
mesmo hoje, seriam consideradas
pornográficas. Foi um
sátiro de primeira linha.
Para Alan
e Laurel Clark, Rowlandson
era, tecnicamente, um
artista melhor, mas
ao seu trabalho faltava
a mordacidade de
Gillray. Os seus
desenhos eram mais
suaves, as suas
sátiras e caricaturas
não eram, nem de
longe, tão ferozes. Mas
as cenas que descrevia
– tabernas, paisagens,
locais de encontros,
etc – eram desenhadas
com grande rigor. Criou,
igualmente, a primeira
personagem a aparecer
com regularidade sob
a forma de desenho,
em The Tours
of Dr.
Syntax (1798).
As viagens do Doutor
foram publicadas em livro
em 1812, 1820 e
1822.
Anos mais tarde foi
editado, nos EUA, uma série de pranchas em número de 50, a cores, sob o título
The Amorous Illustrations of Thomas Rowlandsin.
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